sexta-feira, 4 de março de 2011

ESTOU FICANDO VELHO, IDOSO OU CHATO?


               Não sei se estou ficando velho aos 51 anos ou estou ficando mais idoso e mais chato do que já era!
                Muitas coisas me aborrecem, mais não há coisa pior do que pratos sujos sobre a pia da cozinha, bárbaros erros gramaticais como “vende-se casas” ou faz-se “manicure e pedicure”, “aluga-se apartamentos”, invasão de sem terras em propriedades alheias, a passividade com o que o Governo Federal trata desses problemas.
                E ainda existe o repasse de verbas públicas para o MST. É o fim da picada ou o fim do poço sem fim?
                Detesto os “estatutos” que protegem excessivamente os negros como o da Igualdade Racial. Esse Estatuto simplesmente é discriminatório contra os negros, pois inversamente privilegia os brancos achando que os mesmos estão sendo discriminados!
               Enfim, na minha época de estudante não existia nada disso e todo o negro que fosse inteligente, competente e capaz chegaria a algum lugar. Hoje temos juízes e promotores de Justiça negros e até Joaquim Barbosa, negro,  provou sua competência e foi indicado ministro do STF pelos seus méritos e não devido seus lindos olhos castanhos que ele não os tem!
                A competência é a única coisa que estabelece um cidadão. Mas não tenho nada contra negros, vou logo avisando. Nem contra os movimentos que defendem os negros! Se o negro não for competente em sua profissão, não adianta cota racial, estatuto ou outra coisa do gênero porque o próprio mercado de trabalho vai excluí-lo, como exclui também profissionais  as outras raças e cores!
                Por tudo isso e outras coisas, acho que estou ficando velho e chato! Sinceramente não sei se estou ficando idoso velho ou simplesmente mais chato! Acho que é tudo isso em uma coisa só.
                Fico irritado com poucas coisas, causo constrangimento à esposa, ao filho adolescente, à enteada, que anda rebelde no alto dos seus 28 anos! Imagine! Formada em psicologia. Mas virou cantora de bares!
                É. Estou ficando velho, idoso ou mais chato?
                O tempo passou correndo por mim e eu nem o vi. Esperava que o tempo fosse menos implacável. Já escreveram que o tempo “não morre” e “nunca envelhece”, mas ele poderia ao  ser menos implacável! Ele não me perdoou. Pegou-me, jogou-me no chão, me pisou em cima e me transformou em suco, jogando o bagaço fora!
                Estou caminhando rumo à morte. Espero que quando ela chegar, que a minha a morte seja simples, natural, tranquila como sempre deve ser o passamento de um velho ultrapassado! Pirei! Assisto TV e fico indignado com as notícias que escuto, os programas que copiados de modelos americanos, - principalmente o BBB -  enfim. A única coisa que ainda me conforta é que posso escrever sobre isso e postar na rede mundial de computadores.
                Alguém já escreveu que o velho é uma ponte que liga o presente ao passado! Sendo isso verdade, não estou ficando velho, mas apenas uma pessoa com mais idade!
                Velho é o que dorme; novo é o que dorme e sonha com os colegas da escola, como será sua “primeira vez” os cinemas, o primeiro beijo, talvez roubado para nunca mais se esquecer!
                Velho não tem mais sonhos.  Deixa isso para os mais novos. Velho tem só esperanças no prolongamento de sua vida para vivê-la como fosse sempre o último segundo de sua vida. Novo é o que quer ficar velho logo para poder entrar em cinemas de 18 anos, só para se lembrar depois que ele, ainda novo, era feliz e não sabia!
                Já caminhei muito; trabalhei muito, mas vivi apenas o suficiente para perceber que meus valores já mudaram todos!
                Tenho que reagir. Não sou velho: estou apenas mudando de idade porque velho é quem fica dormindo...
                Deixei de fazer planos futuros; todos meus planos são para serem executados “ontem”!
                É. Definitivamente, não estou velho; só estou mudando de idade!
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário