quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

UMA IDEIA GENIAL (FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUZA, O "CHAGUINHA")



Um barco é apenas um barco, mas quando recebe equipamentos pode virar outra coisa: como uma bela Escola Flutuante de HumaitáAm, que postada pelo leitor Francisco das Chagas de Souza. Ele é dono do site “A CRITICA DE Humaitá” e também foi ex-funcionário na administração de Dedei Lobo, quando o Governo do Estado, José Melo, doou a Balsa que era utilizada pela Sefaz. Mas poderia também qualquer outra coisa, em um Estado que vive sobre o regime de secas e cheias.

A Administração do atual é do prefeito Herivaneo Seixas, para funcionar como um Hospital Flutuante, com áj existe um banco flutuante. Segundo informou o leitor, a Balsa transformada em Escola Municipal foi idealizada na e realizada na administração municipal Dedei Lobo e era utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda, mas fora repassada à prefeitura pelo Governo do Estado de José Melo.

Segundo o leitor, funciona na Comunidade Rural do Tapuru e recebeu o nome da mãe do ex-governador   Escola recebeu o nome da Osmarina Melo de Oliveira, como também os ex-governadores Omar Aziz e Eduardo Braga inauguraram o hospital com o nome de sua falecida mãe Delfphina Aziz e Maternidade Ana Braga, respectivamente.

Contudo, quando Eduardo Braga assumiu no lugar do Governador Amazonino Mendes, ocorreu a invasão na Zona Leste que recebeu o sugestivo nome de "Braga Mendes" depois urbanizado e asfaltado com dinheiro público, o que é proibido por uma Lei 6.454, aprovada pelo Congresso Nacional no dia 24 de outubro de 1977, ainda em vigor, sancionada pelo presidente Ernesto Geisel e seu então ministro da Justiça, Armando Falcão, ainda não revogada quea proíbe homenagear pessoas vivas em obras realizadas com verbas públicas. 

A Escola, foi toda ela adaptada com verbas da Prefeitura. Ela é toda climatizada e é impulsionada por dois motores de 60 Kva e funciona 24h por dia alternando seu funcionamento em etapas de 12h, segundo informou Francisco das Chagas de Souza, o "Chaguinha"

A Escola “Osmarina Melo de Oliveira” que também acrescentou que a bolsa-escola tem tratamento de água e posto de saúde, com ambulatorial e consultório dentário! Parabéns ao prefeito Dedei Lobo por esse brilhante ideia de adaptar uma balsa e transformá-la em um Escola.

Ela é genial e original para um Estado que os rios são suas estradas, sofrendo os efeitos de 6 meses de chuvas e 6 meses de sol inclemente!


________________

Essa crônica ainda escrita no celular, mas estou bem melhor do princípio de aneurisma que sofri em junho/2009.

7 comentários:

  1. Adelma Medrado David/BA12 de dezembro de 2018 às 12:55

    Gosto muito de ler seus textos.cronicas!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus esteja com você. Quanto ao seu relato, ele comprova mais uma vez que o fazer é só querer.

    ResponderExcluir
  5. João Batista Reinaldo14 de dezembro de 2018 às 11:23

    Palmas.
    Uma excelente crônica e uma excepcional iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. João Batista Filho/bh20 de dezembro de 2018 às 11:58

    Parabéns por estas belas iniciativas..

    ResponderExcluir