quarta-feira, 1 de junho de 2011

MULHER NÃO FICA VElLHA; VIRA LOIRA

Desde que o francês Eugéne Sgyellei criou a primeira “Fábrica de Tinturas para Cabelos Inofensivos”, em 1909, nunca mais as mulheres da terceira idade envelheceram; viraram apenas louras! Nas ruas, nos bares, nos shoppings ou para qualquer pessoa que se olha, vê-se uma ou outra mulher loira.
Livros históricos informam que civilizações milenares, nos primórdios, como os chineses e indianos já dominavam a técnica de tintura de cabelo com o uso de ervas e raízes e que também os índios brasileiros pintavam os cabelos brancos com uma pasta a base de jenipapo.
Mas só a partir de 1908, quando foi inventada a primeira coloração capilar para esconder os frios brancos e disfarçar a real idade delas, as mulheres os cobrem com a tintura para as deixarem loiras! Nada contra usa esse método para esconder a idade. Em alguns casos, quando não é uma cor de louro forte demais, até gosto. Minha esposa é um grande exemplo do que falo.
A fórmula química descoberta pelo francês para montar a primeira fábrica de tinturas capilares, foi a  phenylenediamine. Hoje, existem várias outras fórmulas criadas. Durante muitos anos, essa prática de pintar os cabelos, ficou restrita às mulheres; depois também aos punks ingleses no início dos anos 70, todos com cabelos multicoloridos, usando gumex ou gluter para mantê-los sempre em pé.
Hoje, felizmente, existem tinturas para cabelos masculinos. Mas eu, mantendo os meus em sua cor original, branca e com a barba toda branca, embora não me faltem conselhos para pintá-los, estou satisfeito.
Hoje, tem coisas que me divertem quando as leio em placas de salões de beleza: “escova definitiva”; “escova indiana”; “escova de chocolate” e etc. Por acaso têm diferenças entre elas? Todas elas nunca são “definitivas” como prometem. Isso é propaganda enganosa! Como afirmei no início de minha crônica, depois da invenção da tintura de cabelo, “mulher não fica velha; apenas loira”!
E vou continuar afirmando isso, pois tenho uma em casa, mas que amo muito! Mesmo pintando o cabelo de loiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário