segunda-feira, 4 de junho de 2012

" O TROCO", UMA IRONIA FELINA CONTRA OS TELEMAMARKETINGS

Uma sala simples de uma casa, excepcionais atores, um telefone antigo, a música de Franco Alves, foi tudo o que o diretor André Rodim, precisou para produzir o vídeo “O Troco” e externar a ironia, com bom humor, em uma irreverente, atual e perfeita manifestação de revolta contra os serviços de telemarketing  no Brasil, veiculado no endereço eletrônico (HTTP://www.youtube.comembebed/2eire/N7OYO1FO).

O vídeo, que arrancou gargalhadas de mim, de minha esposa e de meu filho se inicia com a oferta de uma linha telefônica adicional gratuita, pela fictícia empresa “Enganatel”. Excelentes atores em seus papéis, representando numa sala de telemarketing, fardados e com símbolo de identificação na camisa de cor verde da fictícia operadora “Enganatel”.

O telefone toca insistentemente às 11 horas. A ligação  é concluída mais de uma hora depois,  com a oferta de um número de protocolo e a promessa de que a dona de casa pensará na oferta da “Enganatel” e responderá em um prazo de dez dias se aceita ou não o serviço oferecido.

Um homem, o ator Liéser Tauma de calção e camiseta, lê um jornal tomando cerveja (Gervásio). O telefone continua tocando e Gervásio pergunta à atriz Siomara Schoroder (Gertrudes), cheia de bobs no cabelo e mexendo na unha do pé, se a mesma não vai atender. Gertrudes, responde: “atenda você. Não está vendo que estou com unha encravada?” e continua no mesmo lugar.

Gervásio atende. Do outro lado da linha surge a atriz Cinira Fiúza (Jucinéia Cristina) como atendente de telemarketing, momento em que oferta em nome de uma empresa fictícia “Enganatel”, uma linha de telefone gratuita à Gervásio, que lhe faz várias perguntas e vai irritando a suposta Jucinéia Cristina, muito bem representada pela atriz Cinira Fiuza.

Em seguida pede o número de seu registro cadastral na fictícia empresa “Enganatel”. Ela dá. Depois, para ter certeza mesmo que falava com alguém da empresa “Enganatel”, pede o número do telefone. Ainda calma, ela dá: “é 003, senhor”.

Após ouvir toda a insistente oferta de mais uma linha grátis da “Enganatel”, Gervásio diz que passará o telefone para sua esposa, pois ela é quem decide tudo em casa e coloca uma música em LP, ainda.  A esposa atende, repete à todas as perguntas já feita antes, irritando mais ainda a funcionária da “Enganatel”.

 Depois a Sra. “Gertrudes” mente à funcionária do telemarketing e diz que irá atender a campainha, ao tempo em que pede que a pessoa do outro da linha aguarde, coloca uma música e diz que vai atender à porta quando o ator bate com a colher na garrafa de cerveja que bebe. Irrita mais ainda a operadora do outro lado da linha. Antes, tinha deixado música tocando para ver o leite que estava derramando, mas ficava dançando com Gervásio, durante a música.

Ou seja, o genial vídeo está à disposição de todos que queiram se divertir e rir um pouco com a ironia séria e responsável realizada pelo diretor André Rodim. Eu recomendo para todos os que tiveram, terão ou ainda que não sofreram os dissabores de conhecer os irritantes serviços de telemarketing promovidos por muitas operadoras. Valerá à pena assistir!