terça-feira, 31 de julho de 2012

NÃO VOTEM EM POLÍTICOS PÁRA-QUEDISTAS!

Não votem em candidatos a prefeitos e vereadores pára-quedistas que se apresentam como “salvadores da pátria”, principalmente em municípios de pouca expressão econômica e onde nunca residiram, pois é aí que reside o perigo de toda a corrupção eleitoral, que prosseguirá mais tarde e se firmará como uma prática comum e aceita por todos, como se fosse uma coisa integrante do cotidiano!

A falta de consciência crítica de eleitores, aliada ao “analfabetismo” ético, moral, social, mais à ausência de toda uma consciência social-coletiva-comunitária, é a porta de entrada para  eleição de políticos pára-quedistas que se aproveitam da “fragilidade emocional” do processo, mudam seus domicílios eleitorais, se elegem por municípios onde nunca viveram e, portanto, sem qualquer compromisso com o povo que o elegeu, prometendo muitas coisas e soluções para todos os problemas, mas depois o abandonando  ao Deus dará!  

De forma absurda e lamentável, as palavras e as práticas da honra, caráter, dignidade, respeito e cidadania estão gradativamente dando lugar ao à falta de honra, caráter, dignidade, respeito e cidadania pela simples degradação de valores éticos e morais que deveriam fazer parte de toda uma sociedade e não só dos políticos carreiristas. Mas a classe política (com exceções raríssimas) está apodrecendo, envolvida em escândalos e cada dia piorando um pouco mais!

Quando foi que esses valores sociais foram substituídos? Quando foi que substituíram a honra pela cara de pau, chegando até ao deboche? Quando foi que caráter passou a ser interpretado e entendido como a falta dele, o respeito foi trocado pelo desrespeito e a cidadania foi substituída pela falta dela? Estamos voltando ao “Estado de Natureza”, onde todos exerciam seus próprios poderes e não havia regulação para nada. No “Estado de Natureza” quem fosse mais poderoso, levava sempre vantagem sobre os demais membros de uma sociedade.

Ser e viver pobre, não significa falta de dignidade; ao contrário, é viver dignamente dentro de seu espaço social. Estou escrevendo sobre esse assunto porque fiquei assustado com a farra de corrupções embutidas nas festas de forró nos municípios pobres de alguns Estados do Nordeste, envolvendo, mais uma vez, prefeitos desonestos, empresários mais desonestos ainda, que abrem empresas fantasmas só para tornar mais fácil o desvio de verbas públicas.

O pior é que depois de descobertos, os advogados de prefeitos sempre dizem que provarão a inocência de seus clientes. Estão cumprindo só o legítimo dever os defenderem, mas é impressionante à falta ou excesso de óleo de peroba para os corruptos!

O problema da corrupção é histórico, mas está ficando ridícula na sua forma descarada como está sendo praticada atualmente por pessoas que deveriam priorizar saneamento, saúde, segurança e outros serviços públicos.

Enquanto os órgãos de fiscalização se omitem a essas escabrosas situações, desconfiem de todos os candidatos que apresentarão candidaturas à prefeitos e vereadores, principalmente para os que não moram ou convivem diariamente em seus municípios, porque esse é dos grandes perigos: desviam recursos dos municípios mais pobres e investem em mansões, carros importados, jóias e outros luxos, na capital para não levantar suspeitas.