quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O CANTO TRISTE DOS PASSARINHOS...!



Cantos tristes, quase em desespero, se houve em meu condomínio. São pássaros desesperados;
Perderam seu habitat natural e não podem mais construir seus ninhos e procriar livremente como é de sua natureza.
Hoje, pousam  e canto em cima dos prédios aonde antes eram seus lugares.
O desespero foi tanto que um ninho foi construído no alto da cobertura de uma churrasqueira,
(Um a um, transportaram gravetos nos bicos para perpetuarem suas raças)
Nada, além disso, consigo ver quando ando pelo meu condomínio,
(belo por certo, mas a custa de um progresso bobo, infantil e burro que destrói floresta em nome de lucro imobiliário)
Toda uma floresta primária foi destruída para dar lugar a onze torres
(com minúsculos apartamentos, pouco maiores que um ninho de passarinho)
É o progresso imobiliário invadindo Manaus pedindo “licença” ambiental pela força do dinheiro que a muitos corrompe
Destruindo sonhos infantis de menino do interior,
Criado como as aves; e, árvores: livre, leve e solto,
Apreciando o canto dos pássaros, sem gaiolas,
(às vezes usava um estilingue no pescoço para tentar ceifar a vida de alguns - o que nunca aconteceu - porque prefiro ter vivos todos os passarinhos de minha infância, do que presos em gaiolas ou comercializados em feiras livres pelo Brasil, com a conivência e o beneplácito de autoridades corruptas de fiscalização).
O desenvolvimento imobiliário pode ser feito junto com a preservação ambiental! Pelo menos, ainda é minha utopia! E continuarei acreditando nela, até que eu morra!
Hoje, tenho que conviver com um grande impacto ambiental autorizado e licenciado pela força do dinheiro!

2 comentários:

  1. eu tbm acho que,o desenvolvimento deveria respeitar e preservvar nosso espaço ambiental,bjss querido sou ma grande admiradora do seu trab

    ResponderExcluir
  2. Carlos, tristemente o homem em busca do vil metal não conseguiu utilizar sua inteligência em prol da preservação da natureza. Parabéns pelas contundentes crônicas. Izabel Luna

    ResponderExcluir