quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA "ANUNCIADA"NO RIO DE JANEIRO - TODOS SOMOS CULPADOS!



                  O que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro foi simplesmente a repetição de uma “crônica de uma tragédia anunciada”.
                   Depois do que aconteceu em Angra dos Reis, em 2010, é impossível que nenhuma autoridade pública de quaisquer dos três poderes tenha tomado qualquer providência para que a tragédia se repetisse.
                   Infelizmente mais uma vez somos forçados a assistir, de novo, uma repetição sem que qualquer providência tenha sido tomada até o momento. Isso já chega a ser um crime premeditado, proposital e o pior é que nenhuma autoridade pública seja responsabilizada civil e criminalmente!
                   O Estado, enquanto originário de um espaço geográfico, tem sempre a desculpa perfeita de caso fortuíto, originárit de um emprevisível fenômeno da natureza. Mas nada da tragédia teria acpmtecodp se as administrações não permitissem construções em morros e encostas de morros; nada disso teria acontecido se não fosse em razão da total omissão política das autoridades.
                   Portanto, é mais do que justo e perfeito que os  municipais venham a ser responsabilizados pela “tragédia” ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro. Talvez ocorrendo isso, as autoridades não permitam mais construções nas encostas dos morros, em áreas de risco, e detenham o processo em sua origem e não fiquem a lamrntar as “tragédias anunciadas de todos  os anos no Rio de Janeiro”, não se sabendo precisar exatamente os locais. Uma vez ocorreu em Angra dos Reis; agora ocorreram em outros locais...mas sempre no Rio de Janeiro e sempre durante as chuvas de verão.
                   Não estou aqui atribuindo culpa direta a ninguém especificamente, mais a todos indistintamente porque todos em uma maior ou menor parcela são direta ou indiretamente culpados. É uma pena que entra ano e sai ano, cai barreiras, morros e encostas e o máximo que os prefeitos dessas cidades fazem é reconstruir as suas cidades, sempre com dinheiro de nossos impostos. Isso jã está virando uma vergonha nacional! E até imoral!
                   Temos que acabar com essa pouca vergonha de prefeitos que, sabendo-se apenas representantes de uma figura jurídica em um Estado irresponsável, permitem o descumprimento das Leis de Solo Urbano e autorizam construções em áreas de risco que depois desabam e as pessoas perdem tudo e ficam se lamentando como se fossem “coitadinhos”.
                   Essas pessoas são vítimas dos políticos que preferem descumprir as leis, dando os famosos “jeitinhos brasileiros”  para se perpetuarem no poder. Sempre as vítimas são pessoas carentes; mas também irresponsáveis.]
                   Lamento profundamente pelo que aconteceu na região serrana no Rio de Janeiro, mas não posso culpar os desabrigados e, sim, as autoridades públicas, irresponsáveis em todos os sentidos, principalmente por não cumprirem as leis de zoneamento urbano e permitirem construções em morros e encostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário