domingo, 21 de abril de 2013

AMIGOS...


AMIGOS…

(para a amiga assistente social Telma Amaral, a quem ofereci uma rosa, na frente de todos os colegas!)


Amigos meus venham comigo: peguem em minha mão porque desejo conduzi-los aos lugares que frequentei, vivi e aprendi a vida; é totalmente diferente do que pensávamos que fosse a nossa juventude e adolescência; às vezes parece ser melhor, às vezes pior!

Desejo que todos sejam felizes como sou, apesar das adversidades que a vida me impôs, mas que suportei e as superei, uma a uma. A vida impõe a todos o peso da cruz que podemos suportá-lo.

Quero lhes ensinar, também, quanta beleza, majestade e amor se podem encontrar em uma simples rosa; mesmo que pareça frágil, ela também produzirá perfume. Os espinhos são as pedras que encontramos, enfrentamos e vencemos pela vida a fora! Não lhe dei uma rosa naquele dia: dei-lhe minha vida perfumada!


Desejo explicar-lhe que a beleza da rosa não está em sua essência exterior, mas no que ela não mostra e que precisa ser entendida e apreciada com a delicadeza, amor, carinho e cuidado que têm um poeta.

A rosa, amigos, não é de uma beleza estática: ela fala com seu perfume e se defende das agruras da vida com seus espinhos, que ferem só àqueles que não lhes compreendem, pois atrás de uma rosa, mesmo fraca, se esconde uma vida, do nascimento à morte.

Que suas pétalas formam uma perfeita e completa vida: vindo do centro à parte final, com pétalas presas e soltas, representando o ciclo da vida; a primeira pétala, bem em seu miolo, é a vida, reparada e protegida pelas outras pétalas (as pessoas); a última, pétala, sozinha, é a morte – não há mais ninguém a proteger-nos. É quando se conclui o ciclo de toda uma vida.
As pétalas da rosa, apenas representam os anos que vivemos, mas não aprendemos ou apreendemos quase nada do que a vida nos ensina.

Venham amigos, desejo lhes mostrar tudo isso enquanto ainda posso. Depois pode ser tarde demais porque nem eu nem vocês, poderemos estar mais vivos e deixaremos de apreciar quanta beleza existe em uma rosa, mesmo que feia, mesmo que linda, mesmo que deformada, mesmo que incompleta, porque, amigos, a vida também é assim...


Amigos, queremos ser tantas coisas na vida e não temos tempo para notar que  nada somos , além de uma massa corpórea em constante evolução ocupando um esqueleto que depois apodrecerá e servirá para os vermes que se alimentarão com nossas carnes!





9 comentários:

  1. Vale apena lutar pelos sonhos mesmo que muitos por centos nao sejam realizados.Vale apena ve sem realizar, mais ve de perto a pura realidade.é, nada somos,mas somos porque lutamos contra nos mesmo e alguma coisa assim.Que acreditamos na verdadeira verdade.Sabemos que nao somos unicos e levavamos nossa força

    ResponderExcluir
  2. Pode contar comigo, terei um imenso prazer em conhecer esta Rosa, enquanto temos tempo.

    Eneyde Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Lindo esse seu texto!
    Uma ressalva ao último parágrafo. Acredito que somos
    "uma passagem corpórea" de um espírito em constante evolução.

    Fico feliz por ter meu nome gravado em seu relicário.

    Com carinho

    Estela

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carlos

    Quisera eu que todos cuidassem das suas rosas, quantas são deixadas murchar pouco a pouco. Muito bom o seu texto. Obrigado pelos comentários no meu blog.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso texto! Rosa delicadesa do amor!
    Vida! amor em essência!

    ResponderExcluir
  6. LINDA CRÔNICA.CARLOS COSTA,ATRAVES DE PEDRINHA,ACABEI DE CONHECER SUA PESSOA,VALE A PENA LUTAR PELOS NOSSOS SONHOS.MESMO QUE SEJAM DIFICIEIS DE REALIZAR,VOCE BUSCOU COM PROFUNDIDADE SOBRE AS ROSAS, ELAS NESTE CASO REPRESENTAM PESSOAS, O CILCO DA VIDA,PARABENS PELA SUA CAPACITAÇÃO DE PERCEBER OS DETALHES DA VIDA,FERNANDO GONCALVES SIMAO-TOPLUS IDIOMAS-RIO DE JANEIRO-ESTAMOS NA TOPLUS IDIOMAS FACEBOOK E O SITE WWW.RIOBLUE.COM.BR,UM PRAZER EM CONHECE-LO!

    ResponderExcluir
  7. Uma crônica para refletir sobre a nossa finitude. Conceição Gomes.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Carlos, sabemos o quanto vivemos para chegar onde estamos. Viver inclui decepções, felicidade, sabedoria, querer, renúncia, fracasso, tristeza... enfim! A nós cabe dar significado a tudo isso e aprender a conhecer e respeitar as diferenças sem perder a nossa essência e vilipendiar nosso caráter. As rosas tem a sua beleza assim como todas as outras flores, cada uma com sua cor, perfume, delicadeza. As pessoas são assim... diferentes e essas diferenças movimentam o mundo. Telma Amaral.

    ResponderExcluir
  9. Esse maravilhoso texto nos leva a reflexão sobre a vida temporal. Abraço, e continue a nos presentear com seus maravilhosos textos.

    ResponderExcluir