domingo, 14 de abril de 2013

O NASCER DE UMA NOVA VIDA...!




Amor, carinho, cuidado e dedicação é o necessário em todo  processo de transformação de uma vida em outra que não é fácil e também não requer pressa para que a nova vida possa ser gerada sem defeitos. Mas meu pai conseguiu essa proeza e acompanhou firme todo o processo de mudança de um casulo em uma majestosa borboleta “olho de boi” que, quando completou seu ciclo de vida, voou para o infinito e foi cumprir a missão de transformar com sua beleza e majestade outras formas de vida, inclusive a humana.

Uma larva tipo lagarta que não ferrava, meu pai a enterrou dentro em uma lata com terra fofa e, diariamente, a olhava para acompanhar de perto todo o processo de transformação. Eu, intrigado e curioso, ficava só olhando todo o ritual praticado por meu pai, mas sem nunca lhe perguntar nada. De vez em quando ele a tirava da terra, apertava e dizia: “tem alguma coisa se mexendo aqui”, e voltava a enterrá-la de novo. No dia seguinte, o mesmo ritual se repetia, sempre.

Mesmo não tendo muitos conhecimentos sobre a importância de uma borboleta no meio ambiente, nem de como uma lagarta em forma de casulo, pode se transformar em um inseto da ordem lepidóptera e classificada nas superfamílias das hesperionoides e papilonoides, que constituem o grupo informal “rhoolocera”, meu pai “cultivava” como se fosse parte de sua vida! Era incrível o carinho dispensado à “nova paixão”! Como ele conseguia ter tanto carinho por essa transformação? Mas, como também tinha carinho pela terra na qual ele plantava e colhia alimentos para sustentar a família, tudo passava a ser compreensível, mesmo com muito custo. Isso me impressionava e me intrigava, mas não achava estranho!

Mas ele não sabendo nada disso e nem sabendo que eu sempre o observava de longe, só queríamos ver eclodir do ovo, à larva, depois na pupa e, por fim, na imagem que estava se desenvolvendo dentro da crisálida, também chamada de casulo. Queríamos acompanhar diariamente, todo o processo de mudança! E como ele tinha paciência! Meu pai, sem qualquer estudo científico, mas com seus conhecimentos empíricos e senso de observação apurada, só poderia supor, no máximo, que as borboletas são seres polinizadores importantíssimos,  à natureza pois, sem elas, o mundo todo teria graves prejuízos à flora e, consequentemente, a fauna, porque “muitos animais se alimentam de espécies de plantas que são polinizadas por esses seres”, como informa a publicação científica “As Borboletas”.

Um dia, quando meu pai abriu a tampa da lata em que guardava com carinho e cuidado a sua nova criação, a borboleta voou e foi cumprir o seu destino de polinizar plantas. Meu pai ficou triste; eu, feliz porque sempre me senti um telespectador privilegiado do que ele fazia diariamente e ver, ao fim, que de uma simples larva havia eclodido uma linda borboleta “olho de boi” que voou para o infinito de com seus dois pares de asas. Foi um colírio para meus olhos porque também passei a me sentir uma parte de todo o processo de transformação de uma vida em outra como a minha também está sendo transformada com perseverança, cuidado e muito amor no coração! Mas eu acredito estar transformando a vida de outras pessoas, também porque aprendi com meu pai a ter amor, carinho e cuidado em tudo o que faço!

4 comentários:

  1. Todos processo necessita sim de todo o carinho, amor, dedicação e cuidado. Mas, acrescentaria a alegria também. Dedicação e amor, sem alegria, não funciona.
    Eu sou professora e amo entrar na sala de aula, realmente eu me dedico para me tornar cada vez melhor.
    Um dia entrei um pouco aflita por algo que acabara de acontecer. Dei minha aula normalmente e, ao final da aula, um aluno chegou falando o seguinte: "Sensei, você está estranha. A senhora está triste, pois nem fez brincadeiras com a gente. Se a sensei não chegar sorrindo na próxima aula, vamos encher a senhora de cócegas".

    Eu não esqueço dessas palavras. Eu dou aula em uma instituição integral e parei para pensar que eles, muitas vezes, passam mais tempo com a gente do que com a família. Realmente o sorriso e a alegria são as refências que muitos buscam nesse processo. Por essa razão, acrescentaria a alegria na sua linda composição!

    Abs,

    Tássia Neves

    ResponderExcluir
  2. Uma cronica bem didática.Como a borboleta,o mesmo acontece connosco,em nossas mudanças interiores:terminamos um capítulo de vida e iniciamos outro...Abraços de além-Mar

    ResponderExcluir
  3. Que legal, eu também fui uma criança muito xereta e curiosa e graças a isso tenho maravilhosas recordações.
    abração amigooooo, linda semana a vc!!!!! Maria Celina Camposé

    ResponderExcluir