sábado, 10 de maio de 2014

A COPA DO MUNDO QUE O BRASIL REJEITOU!




“Você conhece uma favela no Rio de Janeiro? Você já viu a seca do Nordeste? E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol”

Com essas perguntas, o último ex-presidente militar João Batista Figueiredo, respondeu ao então presidente da Fifa, João Hevelange quando este o procurou para perguntar se o Brasil não gostaria de sediar uma copa do Mundo, em 1986! A decisão contrária do Governo Militar foi transmitida à imprensa pelo então porta-voz da Presidência da República, Carlos Átila. Naquele ano, o Brasil vivia uma grave crise econômica e o presidente da república determinara “irrestrita austeridade”, segundo despacho interno da presidência.


Os mesmos problemas permanecem existindo no Brasil 28 anos depois, mas o Governo Federal do PT aceitou o desafio de construir Estadios ao estilo FIFA de qualidade, investindo milhões em mobilidade urbana e outras obras, mesmo com seguidas denúncias de superfaturamento e desvios de verbas, contrastando diretamente com a falta de investimentos em hospitais, escolas, saneamento, habitação, com atendimentos médicos sendo feito nos correadores por falta de leitos e macas, com a política de transferência de renda à população pressionando para cima a arrecadação do Governo Federal e com o ínfimo reajuste na tabela de Imposto de Renda, deixando de fora despesas básicas com educação, mola mestra do desenvolvimento econômico sustentável, por exemplo. Tudo isso revolta socialmente o povo!

As “questões sociais” que o povo carente vive, passaram a ficar cada vez mais visíveis aos olhos de todos. As exigências de Escolas, Hospitais comparados ao padrão FIFA ecoaram pelas ruas do Brasil, além de outras exigências ao padrão FIFA de qualidade. 

Mas, agora, começou a circular pelas redes sociais uma suposta denúncia atribuída a Mário Jorge Lobo Zagalo, dizendo que “as bandeiras não tremulam, apitos e camisetas estão espalhadas nas lojas. O Brasil as vésperas da Copa, não está vibrante em Verde e Amarelo (…) Diz mais, que o Brasil estaria “vermelho, vermelho de vergonha, vermelho de ver tanta corrupção nunca antes (vista), vermelho de ver tanta maracutaia, tanta cara de pau dos nossos governantes” e concluindo que “estamos vermelho (SIC)” porque o PT teria tirado do povo brasileiro até o que mais ele gosta: o futebol e que o Brasil estaria se tingindo de “vermelho” de corrupção, onde antes tremulava somente o nosso  “nosso verde e amarelo” . 

Em primeiro lugar, a frase do ex-presidente Figueiredo está publicada no Jornal Zero Hora do 11 de março de 1983. A notícia sobre as supostas declarações atribuídas à Zagallo está circulando só pelas redes sociais, mas jamais o campeão do Mundo pela Seleção Brasileira como jogador e técnico, diria uma coisa tão politizada ao ponto de se meter em política, coisa que ele nunca fez. Celina Márcia Composé, de quem recebi a mensagem, como pedi para que confirmasse a veracidade da notícia, recebera de seu namorado José Roberto: “Isso ai não é dele nunca mesmoooooo. O Zagallo não diria isso ai jamaisss na vida, rss. Não é do jeito dele”.

Como afirmei há dois anos, na crônica “A pobreza e a Copa do Mundo de 2014” (in carloscostajornalismo.blogspot.com), reafirmo mais uma vez que historicamente os pobres sempre foram considerados um “um estorvo social, um atraso” em qualquer cidade do Norte ao Sul do Brasil, mais agora, quando todas as cidades sedes da Copa do Mundo precisam remover vendedores ambulantes das ruas sem destinar-lhes um local digno e decente para que possam se sustentar e a suas famílias, tudo visando o espetáculo da Copa de 2014! Isso ocorrerá só para que os turistas possam ver as cidades sedes como são limpas, sem camelôs, sem pedintes, com ótimos estádios e boa mobilidade urbana, etc., etc” 


Mas espero que o Brasil melhore, embora não acredite que isso ocorrerá, sem que, antes, ocorra uma profunda mudança no comportamento político e administrativo no Brasil, com redução real na carga tributária e fortes investimentos em construção de hospitais, tratamento nacional para pessoas envolvidas com drogas, enfim, atendimento à população condizente com a pesada carta tributária que o Brasil paga.

19 comentários:

  1. Obrigada amigo pela reflexão.
    Grande abraço
    Beth Cornélio

    ResponderExcluir
  2. 12/05/2014 19:12 - Norma Aparecida Silveira Moraes
    MUITAS VERDADES TÃO ANTIGAS COMO EU, COMO TALVEZ VOCÊ, NESMO ASSIM JAMAIS DEIXARIA DE TORCER PELO MEU PAÍS, E JÁ QUE A COPA SERÁ AQUI QUE SEJA ASSUMIDO ATÉ MESMO A RECEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS, PORQUE MUITOS BRASILEIROS TAMBÉM GOSTAM DE CIRCULAR PELOS PAÍSES ESTRANGEIROS...QUE DEUS AJUDE OS BRASILEIROSNESTA COPA, PARA QUE NÃO CORRA SANGUE INOCENTES....PAZ E LUZ

    ResponderExcluir
  3. Voce falou e disse a verdade.Mesmo morando no pais da FIFA.Nos fomos contra ela e sempre vamos ser,estou escrevendo como Suiça.Nao entendo de politica mas na minha opniao,o mundo esta dando cambalhotas.com esse futebol.A tv daqui de inicil nao entendia pq tantas manifestaçoes,contra a Copa no pais do Futebol.Eles vizitaram as favelas no R de Janeiro e na Bahia.Depois de pouco tempo a TV Suiça entendeu,pq das manifestaçoes,contra a Copa.Hoje o povo aqui sabe a verdadeira,verdade sobre o Brasil e como vive nosso povo.
    Estou torcendo para o Brasil fazer bonito em todos os sentidos.E nao vai ser so a alegria do Brasil nao,vai ser dos Suiços, tbm que torcem pela nossa vitoria,pq eles sabem a realidade do nosso povo sofrido.




    Maria Botelho Hirschi

    Suiça

    ResponderExcluir
  4. Amigo, eu já procurei, pois fiquei intrigada com, não por ser ou deixar de ser de Zagallo, não vejo por que não poderia ser dele, se ele consegue enxergar o que tem acontecido no Brasil, acredito sim que possa ser dele, ele eh um homem esclarecido, ou não? Bom, eu quero mesmo eh a fonte do texto. Gostaria de parabenizar o autor, muito bem sintetizado, ele conseguiu capturar o sentimento de tristeza que tem, como um vírus, invadido nossos corações. Quem, em outra situação, não estaria eufórico, vestindo verde-amarelo e sorrindo atoa? ASF

    ResponderExcluir
  5. Tenho que comentar outa vez, mesmo que nao entendo de futebol.EssA é uma oportunidade para mostrar,para o mundo a cara do Brasil.No meu tempo ou na minha epoca tudo era proibido.A Fifa, mostra,trasparentemente, em que pais,e como funciona o nosso,sistema.Como o povaao vai entender isso!Se nosso governo,nao,dar escolas para todos iguais,temos que ter escolas.Ai so tem escolas para ricos, e essa nao é a melhor escola.Quantas escolas,particulares,so come o dinheiro dos pais.O brasileiro nao se importa com isso.Mas saber porque,esse ou aquele foi escalado no mundial.E pq nos fomos,uma ditadura militar,que tudo era proibido,proibido de pensar,escrever,e o Brasil ainda tem essa,herança.Ate falar era proibido.O que quero dizer é que hoje em dia,o povo brasileiro,esta de Parabens, e deve,continuar nas manifestaçoes,para um brasil melhor.

    ResponderExcluir
  6. "POR QUE AINDA TEM BANDO DEITANDO E ROLANDO NO IMPOSTO QUE EU PAGO?" https://soundcloud.com/marcos-pop-brazil/clamor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que vcs tem q mobilizar isso.E nao ficar esperando pelo os outros

      Excluir
  7. 'Governo investindo milhões em mobilidade urbana' O correto não seria imobilidade urbana? Política para vender mais de 1.000.000 de carros por ano e projetos de transporte de massa no Rio de Janeiro, completamente desatualizados!
    BRT é um projeto do século passado, realizado no presente e provavelmente com custos finais do próximo século!

    ResponderExcluir
  8. Honestamente, eu espero que a Seleção Brasileira seja desclassificada logo na fase de grupos. Imagine como será lindo, perder pra Croácia, no jogo de abertura! hahaha Espero que os Aeroportos lotem, que hajam manifestações nas ruas, quebra-quebra, ônibus incendiados (talvez até algum de seleção), que o metrô pare, que chova, que ocorram apagões, arrastões, assaltos, sequestros, estupros de turistas e tudo o mais que for possível imaginar, pra ACABAR DE UMA VEZ, com a imagem RIDÍCULA que o desgoverno brasileiro faz questão de mostrar, maquiando a realidade pros estrangeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que nao,a maioria desses turistas so querem ajudar,eles conhecem a realidade do brasil,e ja foram na africa .Eles entendam,nossos problemas e querem, ajudar o Brasil,e amam nosso pais

      Excluir
    2. Espero que o povo brasileiro trate todos muito bem, porque é uma minoria que faz maldade, que a gente ganhe a Copa, e comemore com a bênção de São João. Que na próxima eleição a gente possa pensar bem antes de votar nos candidatos a cargos públicos. E não adianta criticar ninguém, cada um faça a sua parte para um Brasil melhor, seja no lar, no trabalho; como pai, mãe, professor, pastor, motorista, médico, e etc.; mais respeito com a natureza, com nossas matas, com nossas águas, com os animais, e com os filhos, com as pessoas. Pra que chamar de corruptos os políticos, se a gente na nossa casa, damos mau exemplos aos filhos, quando mentindo, enganando, traindo, e vendendo ou negociando votos. Fica aí minha opinião.

      Excluir
  9. Bom artigo, permitiu uma viagem no tempo e constatar que a realidade por vezes supera a melhor ficção, gostei da exposição do Jornalista carlos Costa.

    ResponderExcluir
  10. é não somente uma viagem no tempo como uma constatação que o tempo parou no Brasil. Mas a nossa esperança é que o futuro do Brasil mude.

    ResponderExcluir

  11. Keyla Maria Oliveira Silva Li seu artigo, é não somente uma viagem no tempo como uma constatação que o tempo parou no Brasil. Mas a nossa esperança é que o futuro do Brasil mude.

    ResponderExcluir
  12. Excelente reflexão ! Nós, brasileiros, precisamos pensar mais sobre nossos problemas e agir !

    ResponderExcluir
  13. Agora vai Carlos, estou em Cunha e com a senha do google aqui...rssss, meu comentário é que sendo ou não algo dito por Zagalo; o que tenho visto na minha região ( Vale do Paraíba-SP) é que esta copa não está com a cara das outras, as ruas não estão enfeitadas, pintadas de verde e amarelo como sempre vemos, crianças animadas pedindo colaboração para enfeitar as ruas, etc.... e também vi um comentário do Demetrius Magnoli, que de forma particular, acha que vão pipocar manifestações por todo o país, principalmente no entorno dos Estádios dos jogos do dia. É ver para crer, que sejam manifestações de forma ordeira e civilizada, que ajudem a formar opiniões críticas para que o Brasil mude depois das próximas eleições. Abraços da amiga

    ResponderExcluir
  14. Só adorei o texto, só discordo no ultimo paragrafo, o que o povo brasileiro precisa, é tomar vergonha na cara, e parar de achar que tem ter "jeitinho brasileiro em tudo", eu nem me importaria de pagar esses impostos absurdos, se quando chegasse em um hospital público sempre tivesse vaga, médicos e equipamentos pra me atender na hora; se chegasse em uma escola pública veria o que é um ensino de qualidade, que poderia bater de frente com todos os países do mundo. Então acho isso, o que tem que mudar é o povo e não a política, afinal é o povo que faz a política e não o contrário.

    ResponderExcluir
  15. "Essa conversa que o ex ditador General Figueredo rejeitou uma Copa,de todas as mentiras que li até agora querendo eleger Aécio, foi a mais sem crédito!!"

    ResponderExcluir