segunda-feira, 23 de maio de 2011

VENDAS FRACIONADAS: UMA POUCA VERGONHA!

Os órgãos de Defesa do Consumidor têm que tomar uma atitude drástica para coibir a “palhaçada” das promoções que anunciam valores fracionados de R$ 99,99 ou R$ 49,99. Mas pouco ou quase nada podem fazer porque só a Câmara Federal pode legislar sobre isso.
Duas coisas acontecem nessas chamadas “promoções”: o troco de um centavo nunca é dado ao cliente, pela quase total inexistência na produção e no mercado dessa moeda pelo Banco Central; a outra é que mesmo tendo o troco de um centavo, os clientes quase sempre não o pedem ou não a recebem mesmo!
Assim, a loja ganha com a idéia “psicológica" de que o cliente está levando vantagem pela compra e ganha também porque ela nunca dá o troco, mesmo que o tenha, pois se trata de apenas “um centavo”, dizem os clientes. Mas se o cliente apresentar uma proposta para pagar menos um centavo, veja se a pessoa do caixa aceitará! Duvido! Só em poucos casos!
Não importa o valor a ser dado de troco, eu sempre exijo o meu, seja um centavo, um real ou qualquer outro valor peço para a pessoa do caixa devolver o troco! “Ah, não tenho”! “Dê seu jeito e arranje”, respondo sempre e espero, espero e espero, até que meu pedido seja atendido!
Isso é uma “pouca vergonha” que virou mania nacional
- Quanto custa esse produto? – pergunto ao vendedor.
- 10,99! – responde a atendente.
- Não dá para fazer a 10 reais?
- Não, não dá!
- E vocês têm um centavo para dar de troco?
- Não, não temos porque essa moeda é difícil!
- Vou levar, mas só deixo a loja quando me derem o troco!
- Mas, senhor, é só troco de um centavo! Não vai fazer diferença!
Por que não o fará? A vendedora teria consultado meu Imposto de Renda para ver quanto recebo como aposentado? Se o fez, é invasão de privacidade! Eu quero meu troco!  Posso esperar!
Essa “pouca vergonha de preços fracionados” que já virou uma mania nacional, precisa acabar! Ou colocam preços em que possam oferecer o troco ao cliente ou arredondam o valor para cima, ou a Câmara Federal cria uma lei para abolir isso de nossas vidas!
Sem essa de fazer parecer mais barato e criar uma falsa ilusão ao pobre, fazendo-o crer que adquiriu um produto, por 9,99. Na verdade ele pagou foi 10 reais, pois não recebeu o troco!
Isso precisa acabar e os órgãos de Defesa do Consumidor, sozinhos, não podem fazer nada ou tomar alguma atitude, porque não é competência das Câmaras Municipais ou Assembléias dos Estados, legislar sobre o setor econômico! Só a Câmara Federal tem legitimidade para fazê-lo!
Mas a consciência dos lojistas, em não praticar preços dessa maneira será um grande começo! Assim, o comerciante vai ter que mudar essas práticas em anunciar uma coisa que ele sabe que não vai conseguir cumpri-lo, com valores arredondados para cima ou para baixo. Mas como está, não vai poder continuar!
Isso, contudo, depende de outros fatores, como o de consumidores deixando de adquirir o produto, boicotando as lojas e ou exigindo o troco. Só assim iremos acabar, de vez, com essa prática imoral, para não dizer absurda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário