terça-feira, 1 de novembro de 2011

A DEMOCRACIA DO DINHEIRO OU O DINHEIRO "DEMOCRÁTICO"?



O dinheiro, venha de onde vier, é o único verdadeiro poder democrático que ainda existe  no Brasil. O dinheiro lícito ou ilícito tem o poder de facilitar a corrupção, recebimento de valores indevidos, permitir licitações viciadas, direcionadas e fraudulentas, abrir e fechar portas em muitos órgãos e entidades públicas da administração direta, indireta e autarquias e fundações! Que poder tem o dinheiro, hem?

Que dinheiro é esse que tem tanto poder para corromper Ministros, prefeitos, governadores, secretários de Estado, presidente de Assembléias Legislativas, diretores de hospitais, clínicas...? O resultado disso todos conhecem: menos serviços públicos básicos, falta de ambulâncias,  de leitos hospitalares, de viaturas policiais, de merenda escolar para as crianças, obras inacabadas de hospitais, clínicas, tribunais do trabalho, foruns de justiça...pessoas morrendo em filas do SUS! Tem muito poder o dinheiro democrático!

Que dinheiro é esse que  tem tanto poder? Capaz de fazer um deputado deixar o Brasil só porque ele presidiu a CPI das milícias, e mandou prender deputados ex-colegas seus e policiais militares? Que dinheiro “democrático” e esse? Esse dinheiro deve servir para tudo, menos para a construção e instalação de bloqueadores de celulares dentro das prisões de segurança máxima!!!! Mas serve para facilitar a entrada de drogas, armas, celulares dentro de bolas, nas cadeias e até pizzas, com mulheres bonitas, só para liberar líderes de roubos de cargas da prisão!

De onde vem tanto dinheiro para financiar tudo isso? Dos esquemas ilegais montados por administradores públicos que se perpetuam nos cargos! Dos impostos que todos os brasileiros pagam e depois são desviados! Do trabalho de todos os homens honestos desse país! Se existe algum poder mais democrático do que o dinheiro, desconheço!

Que dinheiro é esse que faz com que a presidente Dilma Rousseff jogue todas as ONGs dentro de um liquidificador gigante e as triture sem dó, nem piedade e as  chame de “corruptas” de verbas públicas! Tem ONGs e “ONGs”! Umas sérias e outras nem tanto, principalmente as de políticos ou parentes de políticos criadas só para extorquir dinheiro público!

Em muitos casos a “democracia” do dinheiro ocorre mesmo antes do início de qualquer processo licitório, com poucas exceções. Tudo acontece da seguinte forma:

- Aprova e homologa o resultado da licitação que mandarei deixar em sua casa isso e aquilo... dizem os corruptores inescrupulosos!

Não há um poder mais democrático do que o dinheiro. Esse poder pode ser usado tanto para promover o bem como para causar o mal, mas sempre será um dinheiro democrático!!

Ongs? Dirigi uma paraestatal  federal por doze anos e sei que elas, como as ONGs, são tão culpadas quanto vítimas de administradores corruptores. Porque só existe corrupção se houver dois lados da mesma moeda: o corruptor e o corrompido.  E, nessa fase atual, por que só as ONGs devem ser culpadas pelo despreparo do Estado brasileiro para gerir com mais rigor e cobrar com mais objetividade a prestação de contas de seus recursos públicos?

Deve haver mais seriedade com a coisa pública !

Nenhum comentário:

Postar um comentário