quarta-feira, 30 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO, CIVILIDADE, MORAL E ÉTICA PARA O BRASIL



A sociedade brasileira está partida ao meio e muitos intelectuais ainda aplaudem o barbarismo no qual passamos a viver. Será que a educação pública de qualidade não seria capaz de melhorar tudo? O que existe de estatutos e cotas, já virou uma situação fora dos limites aceitáveis! A igualdade racial e as cotas para negros em universidades está passando dos limites toleráveis! Não sou contra isso; porém, não é este o caminho para se ter uma verdadeira sociedade organizada e coesa. Educação sim; este é o verdadeiro caminho e a solução definitiva! Como educador, não consigo ver outra direção, outro rumo!

Para todos os direitos e deveres, bastaria existir uma educação publica de qualidade no Brasil, onde fossem ensinados sobre cidadania, direitos e deveres, ordem, disciplina, moral e civismo que de há muito foram abolidas do Brasil. Lenta, ardilosa e intencionalmente estas palavras foram sumindo do vocabulário dos estudantes em todos os níveis, do fundamental à Universidade. Estou consciente que será um processo difícil de recuperação, mas será  o único caminho se o Brasil desejar ingressar nos países desenvolvidos! Falta-lhes, sobretudo e principalmente, educação para se atingir à maturidade plena.

Quanto mais se divide a sociedade, melhor fica para  destroçá-la, dominá-la politicamente e mais fácil se toma o seu controle! Sem qualquer tipo de civilidade ou cidadania, a sociedade passou a estabelecer cotas para negros nas universidades, criar estatuto da igualdade racial, mas ficou mais desigual e a intolerância de pequenos grupos, recrudesceu de forma alarmante!

Progredimos em alguns campos e regridimos em vários! Regredimos, principalmente, no aspecto da educação pública de qualidade. Nem mesmo as medalhas conseguidas pelos alunos do Senai de São Paulo e nem o fato de o Brasil ter alcançado o segundo lugar em número de medalhas, servem para se afirmar que o verdadeiro caminho da educação pública foi descoberto.

Menos divisão social e mais civilidade, moral, ética e dignidade é o que desejamos para a sociedade. Mas está tudo ao contrário do que deveria. Impotente diante dos problemas, o Governo mais e mais divide a sociedade para melhor dominá-la, criando soluções miraculosos através de Decretos, Leis, Estatutos e Cotas para tudo concedendo absurdos privilégios a pequenos grupos isolados. E a Constituição, que diz que todos são iguais perante a Lei, serve para quê?

Nada do que estamos presenciando no Brasil poderia estar acontecendo se convivessemos com  um país irmão. Para que se estabelecer cor de pele, se o que  determina isso é apenas o excesso ou à falta de melanina? Para quê criar cotas, Estatuto da Igualdade Racial. Para quê, meu Deus?

Uma verdadeira sociedade justa, humana, igualitária e solidária se estabelece através de um demorado processo de educação. Por que não criar, então, o Estatuto da Igualdade Estudatil, determinando por decreto que o aluno teria que aprender, e não apenas ser aprovado sem saber de nada? Por que tantas Leis, Estatutos e Decretos inúteis? Era só seguir o que está escrito na Constituição do Brasil de 1988 e até hoje com alguns artigos à regulamentar, que tudos esses “arranjos democráticos” seriam considerados inúteis!

Basta seguir o princípio constitucional que “todos são igual perante a lei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário