sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LICÕES DA VIDA!




…quanto mais se vive, menos tempo se terá para continuar vivendo!

...cada aniversário que comemoramos, será um aniversário a menos que teremos para comemorar no resto de nossas vidas!

Diante dessas duas verdades incontestáveis, temos que vivê-la bem, de forma tranquila, serena e profícua para possamos comemorar com Deus, resultado da passagem pela vida terrena, na qual ocupamos a carcaça que se decompõe depois da morte e tudo fica igual, desaparecendo fortuna, soberba, rancor, inveja, luxuria...

Permanecerá na vida terrena apenas o reconhecimento do que fizemos de bom ou de mal, não importaa!

Temos que passar pela vida terrena distribuindo rosas, recebendo perfumes e fazendo como a pessoa que pegava águas todos os dias em uma fonte, com o recipiente furado: chegava a casa sempre sem água, mas regava sem saber as plantas pelo caminho e se sentia feliz por vê-las produzindo belas rosas perfumadas!

Da vida, nada levamos: ricos ou pobres somos todos iguais! No caixão, na cabem riquezas, fortunas, orgulho que acumulamos pelo nosso saber, pois nada poderá ser usado junto de Deus, onde a igualdade será total e não haverá separação por classe social, cultura adquirida, estudos realizados. E que temos que fazer, façamos agora enquanto é tempo!

O que recebemos dessa vida tem que se deixar nessa vida! Se recebermos o bem, devemos praticar o bem; se recebemos o mal, também devemos praticar o bem! O bem, o amor, a caridade, a humildade, a paciência, o saber ouvir, são as maiores lições que recebemos na vida e devemos deixá-las também, enquanto viventes formos.

Mas, só quero informar aos meus amigos reais e virtuais que estarei completando 54 anos no dia 13 de fevereiro. Não farei festa, mas receberei a todos que destinarem a mim orações pela continuidade de minha vida terrena! Amem!

17 comentários:

  1. Suzana Palanti Que legal Carlos! E legal também o texto. É claro que incluirei você em minhas orações, mas no dia do seu aniversário o parabenizarei. Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Carlos Coutinho Que bela lição de vida, relatada nesse supracitado artigo, Carlos Costa.

    ResponderExcluir
  3. 08/02/2014 18:14 - Maria Santino
    Um conterrâneo! Olá! Muito boa as suas linhas. Não levamos nada, mas podemos deixar um legado para auxiliar de alguma forma os que virão depois de nossa partida, fazer valer a pena nossa estadia neste plano. Ótima reflexão a tua. Gosto de ver tais pensamentos em meio a tanta gente que se acha o dono da verdade, queima-se em vaidade... Triste. Um forte abraço. Tenha um bom fim de semana.

    ResponderExcluir

  4. 08/02/2014 19:01 - Caco Cali Quando pensamos muito, ficamos parados. Seguir sempre.

    ResponderExcluir
  5. Poemas e textos urbanos: gostei muito de seus textos Carlos Costa,fique sempre a vontade para publicar,abraç

    ResponderExcluir
  6. Poemas e textos urbanos: Gostei muito de seus textos Carlos Costa,fique sempre a vontade para publicar,abraço.

    ResponderExcluir
  7. Meu prezado Carlos Costa.



    Dia 13 próximo, 54 anos. Embora tenha anotado em minha agenda, sou instigado, pelas mais que oportunas considerações de nosso amigo Maciel sobre teu próximo aniversário a antecipar meus votos de longa e frutuosa vida. Na verdade, meu desejo de que continues, como vens fazendo, dando exemplos do bem-viver, na diuturna tarefa de ser útil, não desperdiçando o tempo do bem-fazer. E ninguém, a meu sentir, caro amigo, disse tão bem desse jeito de ser que o poeta pernambucano Bastos Tigre, no soneto que a seguir transcrevo:



    ENVELHECER



    Entra pela velhice devagar. Cuidado!

    Pé ante pé, sem provocar rumores

    Que despertem lembranças do passado

    Sonhos de glória, ilusões de amores.



    O que tiveres no pomar plantado

    Apanha os frutos e recolhe as flores.

    Mas planta ainda, cultiva o teu eirado

    Que outros virão colher quando te fores.



    Não te seja a velhice enfermidade.

    Alimenta no espírito a saúde,

    Luta contra as tibiezas da vontade.



    Mantém-te forte, teu vigor não mude,

    Mantém-te jovem, pouco importa a idade

    Tem cada idade a sua juventude

    ResponderExcluir
  8. Meu querido amigo, Professor, Escritor, Crônista e Jornalista CC. Para mim é uma honra e um grande prazer, poder fazer parte, do rol de seus amigos. E, referente a sua crônica, "Lições de Vida", o que você narra, é o que o nosso Mestre Jesus nos admoesta, que toda a essência da vida, é´nós levarmos o amor, a toda a criatura, e amarmos uns aos outros. Sabendo, que estamos aqui neste mundo, de aluguel, e que no porvir, herdaremos a nossa casa celestial (mansão). Como Ele mesmo disse: que temos o livre arbítrio, aqui na terra, tudo nos é permitido, mas nem tudo é lícito fazer. Quero reinterar os meus votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO, com Deus, lhe curando de toda enfermidade física e espiritual, é extensiva para a sua família.
    Com isso, devemos nos espelharmos, nos ensinamentos de Jesus, que tinha toda a realeza, diante de si. Mas, amou o mundo de tal maneira, que Deus, deu o seu Único filho, para todo aquele, que Nele Crêr, não pereça, mais tenha a vida eterna. João 3-16.

    ResponderExcluir
  9. Ozair Pereira Pereira Ao amigo e conterrâneo, um abraço no coração, pelo seu aniversário, heroísmo e luta pela vida. O planeta agradece a sua existência e eu o parabenizo por estar entre nós

    ResponderExcluir
  10. Olá Carlos, maravilhosa sua mensagem, já repassei para meus amigos via facebook e email.

    Quero lhe desejar muita força, para que voce continue sendo esse guerreiro que até então tem com sabedoria e fé vencido suas batalhas da vida, com dignidade e paciência.

    Que cada vez mais voce possa ter ao seu lado pessoas maravilhosas como sua familia e amigos que possam lhe ajudar a trilhar os caminhos de sua vida e que compartilhem com você muitas alegrias e carinho.

    Um grande e fraternal abraço . FELIZ ANIVERSARIO.....

    Do amigo Mineiro

    João Batista

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo e irmão. Bom dia!

    Muito gentil de parte do teu amigo Vasconcelos. Belíssima lembrança de Bastos Tigre, que ao final do "Envelhecer II" assim o encerra: "Eu sou, amigo, a tua mocidade".
    De igual modo, parabenizo-o antecipado por teu natalício (13.02). Busquemos irmanados o final do arco íris.

    Sds/Augusto Netto

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sim é uma ótima reflexão! Bem, Felicidades para você, que sejam plenas as realizações e dias edificantes. Um forte abraço conterrâneo!

    ResponderExcluir
  13. Celina Márcia Composé

    Oi Carlos,
    Podes crer que farei parte dessa maravilhosa corrente à qual vc nos convidou, e um lindo presente de aniversário que podemos enviar a vc de onde estivermos.
    Um lindo texto e muito verdadeiro este. Nossa maior riqueza é nossa Sáude, e tenho a grata satsfação de dever cumprido para esta missão que fui enviada na terra.
    Conte comigo não só dia 13 mas sempre estarei pedindo muita saúde a todos meus amigos, que são nossas melhores bençãos também.
    Grande abraço a vc, e família.
    Celina

    ResponderExcluir
  14. CARLOS COSTA,

    Antecipadamente, aceite meus sinceros parabéns pela passagem do seu aniversário (13/02/2014). Tenho rezado bastante para restabelecer sua saúde, quanto o que escreve, tenho a devida consciência ser a mais pura verdade, aprendi desde muito cedo com minha saudosa mãe essa realidade. Você que tem me acompanhado por alguns anos, sempre tenho praticado as melhores ações possíveis em beneficio das pessoas, sem esperar recompensa e/ou contra partida, pois, para DEUS só irá contar o que for feito de bom.
    Sendo assim por que existem tantas pessoas que se julgam superiores, quem sabe pensam serem o verdadeiro DEUS, mas, o destino será o mesmo do mais humilde ser humano.

    FRANCISCO BEZERRA.

    ResponderExcluir
  15. Olá , Copiei sua crônica e publiquei na página Crônicas e textos virtuais entre amigos faces . Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Certamente, é muito triste para estas pessoas, que não tiram do papel, os seus escopos. E, que não traçam um ideal de vida.
    E, que não cultivam, o que plantaram, nos tempos atrás, deixando se perderem com o vento.

    Mas, nós, eu, você e todos, que sabemos, para poder atingir a nossa finalidade, é preciso ter perseverança, força de vontade, e presença de espírito.

    E eu graças a Deus, tenho alcançado ´paulatinamente, os meus objetivos, Estou no 5º P de Direito, e no Avançado II, que é o último ano, no meu curso de inglês. Tenho participado, de vários seminários de direito, que são atividades complementares, para o meu curso na área jurídica.

    Tenho estudado para o concurso do TJ, que as inscrições, estarão abertas, agora no mês de março, estou no aguardo pela internet, para o início do mesmo.

    Como eu ouvia, o meu saudoso pai, a dizer: Que nunca é tarde para estudar. Eu adoto, esta frase dele. Você não concorda?
    Nas minhas orações, eu peço muito por você, amigo CC e por sua família. O resto faz parte da convivência humana, pois isso, é o que da motivos, para lutarmos, e para adquirirmos, a nossa meta.

    Nunca te deixe vencer pelo o mal, mas vence o mal com o bem. Eu tenho um amigo, que é advogado, já há trinta anos, e ele me disse, uma vez assim: Que só jogam pedras, em árvore, que está dando bons frutos!

    Mas, Deus é o que guarda a todos, me despeço agora, lhe desejando muita saúde, saúde, saúde e saúde.

    Um grande abraço!
    AS

    ResponderExcluir
  17. Ola,amigo Carlos.
    Hoje cedo a primeira coisa que lembrei,foi de voce, e logo entrei no Face,p te desejar muitas felicidades e muitos anos de vida.Voce é um amigo,muito especial,inteligente,educado,humanitario e muito sincero.
    Desejo,muita saude,felicidades e muitos anos de vida,juntamente com teus entes queridos e demais, amigos.

    Maria Botelho Hirschi
    Oberriet-CH

    ResponderExcluir