segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

IMPLOSÃO SOCIAL, ORDEM, DESORDEM E A FILOSOFIA!




De acordo com o blog “Historiando e Filosofando”, assinado pelo professor Tony Mendes, da frase do poeta Louis Aragon (1897 – 1992) “o espírito do homem não suporta a desordem porque não pode pensá-la” (Aragon. 1996 p. 215 e 241) várias perguntas lhe teriam povoado o pensamento: o que era ordem? E a desordem? O professor se questionou e se perguntou se a ordem e desordem existiriam na realidade ou eram apenas representações  criados pelo mundo do pensamento, da imaginação ou do preconceito?

A partir desse seu questionamento, tratou de efetuar uma avaliação social e histórica e concluiu que “vivemos inseridos em certas ordens ou organizações (sociais, políticas, religiosas, econômicas), as quais não dependem de nossa escolha”. Segundo ainda, o professor autor do Blog Filosofando e Historiando,pode ser que não exista a desordem, mas ordens diferentes daquela que costumamos pensar que seja ordem verdadeira, uma razão imutável, que reina imperativa”.

Aceito e concordo que as civilizações ocidental e oriental sejam diferentes, que o sul e o norte da América possuem culturas e valores opostos e que seja preciso aprender e a conviver com essas diferenças para evitar confrontos, conflitos, guerras e sofrimentos. Mas daí a negar que ordem e desordem não existem, é demais! Mas concordo que seja preciso aprender a conviver com essas diferenças!

E por que estou escrevendo sobre isso? Porque me lembrei de uma aula de filosofia do professor Nelson, no Curso de Serviço Social, na qual ele garantia que teria sido dos movimentos, raios e turbilhões que teria nascido o universo; consequentemente a ordem. Também encontrei essa mesma afirmativa no texto A Inseparabilidade da ordem e da desordem (www.ruipaz.pro.br/textos/inseparabilidade.pdf) dizendo que a ordem e a desordem são fáceis de serem explicadas. Mas por que estou escrevendo sobre isso? Porque, defendi que seria necessária uma implosão social para nascer uma nova ordem, mais justa, humana, fraterna, com mais amor, compreensão, tolerância e enfim, com mais pensar no “ser coletivo” do que no “ter individual” porque embruteceria e tornaria os seres humanos irracionais, mantendo-os na mesma linha do pensar de um animal qualquer.

Como assistente social, devemos estar atentos a implosão social e nos preparar com técnicas e eficiência para assumir a real postura de transformador da sociedade, mas só quando houver essa implosão da sociedade de dentro para fora, fazendo ressurgir novos valores éticos, morais e sociais.

A sociedade ainda não está ainda preparada para assumir esse papel e nem os profissionais de Serviço Social o estão, para iniciar esse processo de transformação, junto com outras categorias transformadoras também como os professores, principalmente. Contudo, reconheço as heranças filosóficas deixadas por Sófocles, Aristófanes, Hesíodo e Homero, em mitos maravilhosos sobre a origem dos tempos. Para mudar a sociedade, pessoas têm que mudar primeiro em suas atitudes e posturas!

Também como o autor do blog Historiando e Filosofando, a filosofia nasceu de um processo de superação do mito, numa busca de explicações racionais rigorosas e metódicas condizentes com a vida política e social dos gregos antigos, bem como do melhoramento de alguns conhecimentos existentes, adaptados e transformados em ciência”.

3 comentários:

  1. 02/12/2013 15:29 - RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA

    Ótimo texto, Carlos! Gostei imensamente.

    ResponderExcluir
  2. 02/12/2013 10:03 - Irlene Chagas
    Bom dia querido poeta, adorei tudo que vi e li por aqui !Cantou e me encantou!Parabéns anjo lindo e um gde bj de luz e paz no teu coração! Carinhosamente - Hoje e Sempre - Irlene Chagas (A Poetisa do Amor)

    ResponderExcluir
  3. Esta bela crónica dá muito que pensar e reflete a alma da pessoa que a escreve :preocupada,sensível e com um amor incondicional por tudo e todos.Felicito-o.Diz-se que da desordem nasce a ordem,porque há coisas que precisam de ser mudadas e que depois durarão o tempo que tiverem que durar.Tudo é cíclico e sempre para melhor.Aqui lhe deixo meu abraço amigo de além-Mar.

    ResponderExcluir