sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

QUEBRA DO GALHO DE ENSAIO DOS PERIQUITOS: O BRASIL DE HOJE!


(http://www.youtube.com/watch?v=wnEkapJoI6U&feature=youtu.be)

Igual às recentes manifestações de rua apartidárias no episódio que ficou conhecido como “a revolta dos 20 centavos”, quando o Governo, via poderes legisladores, votou projetos que estavam parados há anos, rejeitando outros, tirando de pauta mais outros tantos e aprovando projetos de emergência, de relevância, importância e interesse social, como as manifestações não pararam, os políticos desenvolveram uma agenda positiva em vários setores, acataram e rejeitaram muitos outros projetos, também.  Depois, começaram violentas revoltas com destruição e badernas, mas com pouco ou quase nenhum resultado positivo.

Os periquitos verdes que ensaiavam para montar a orquestra sinfônica do Mundi, vendo o que ocorria no Brasil sem uma ação prática e eficiente das autoridades, também se revoltaram, brigaram entre si, imitando às torcidas do Vasco e Atlético Paranaense, sem mortes entre eles, mas quebraram o galho da árvore em que se reuniam para os treinos, com discussões acaloradas infindáveis, igual ao que ocorre na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Como o galho que caiu de podre, também pode desabar os “podres poderes” das duas casas legislativas, causando um lastimável efeito dominó, como disse o professor da Ufam, Odenildo Sena, referindo-se à declaração de um Ministro do STF que justificou o golpe militar de 1964 em vez de defender a Constituição do Brasil.

A queda, felizmente, ocorreu em um momento que não havia nenhum periquito ensaiando e, assim, todos voltaram a cantar a partir das 5:30 da manhã, na mesma árvore já quase sem folhas e terminaram o exaustivo ensaio às 22:30 horas e mudaram para outro local. Mas, como em toda tragédia, a dos periquitos também foi anunciada porque estavam deixando a árvore sem vida e um galho caiu sozinho e nenhum aluno faleceu, felizmente, mas alguns periquitos faleceram com um estouro na rede de energia elétrica que alimenta o Mundi, que ficou no escuro por mais de duas horas, como ficam membros da sociedade brasileira, quase sempre.

Cabisbaixos depois da tragédia retomaram aos seus ensaios, mas não senti neles a mesma determinação, coragem e garra de antes. Estavam tristes e cabisbaixos pelos seus mortos. Por que foram pousar nos fios elétricos? Para se abrigar, depois de desalojados de seus antigos locais de morada, mas morreram eletrocutados como morrem pessoas nas ruas por acidentes nas cidades, nas ruas e nas estradas. Não tendo onde se abrigar, foram pousar nos fios de energia e morreram. Depois da tragédia anunciada ficaram mais agitados,  convocaram uma Assembléia Geral, criaram um Grupo de Trabalho e, por fim, aprovaram um Grupo Tarefa, mas não chegaram a apontar nenhum responsável pela derrubada do galho, coisa comum no Brasil que vive da miséria que o povo recebe e, com os elevados impostos que paga, têm que aceitar à falta de saúde, segurança, habitação, saneamento básico condizentes...É uma lástima! Contra isso, ninguém protesta!

Mas voltemos à queda do galho, local que os periquitos ensaiavam para montar a orquestra. O galho caiu, isso é fato, como caíram também pelo fogo, pichação, sob badernas inúteis, os serviços públicos, os patrimônios privado e público, além de terem caído os vidros de agências bancárias, caixas eletrônicos, lojas de concessionárias de veículos, enfim. Muitas coisas caíram também junto com o galho da árvore que os abrigava.

Só o que não caiu mesmo foi à falta de vergonha na cara de muitos políticos brasileiros que pensam que ainda estão vivendo no além da vida terrena e se protegem no manto da imunidade parlamentar que está sendo confundida, em muitos casos, com a impunidade do parlamentar, só porque têm mandatos que lhes foi garantido pelos inconscientes, alienados pelas bolsas que recebem, causando  consequência negativa para todo o país.

9 comentários:

  1. CARLOS COSTA,
    Essa sua mensagem feita na forma de Cronica, sintetiza uma realidade brasileira, acredito que algum momento a massa humana do Brasil, possa se conscientizar de que os poderosos que governam nosso país não podem tudo, nós a maioria é que devemos comandar nossos destinos, portanto, gerir todos os projetos e tudo mais quer for necessário para melhor a vida dos brasileiros e não somente para meia dúzia de favorecidos.
    Dá-lhe JOAQUIM BARBOSA, homem de cor negra com alma branca.
    FRANCISCO BEZERRA.

    ResponderExcluir

  2. Amelia Dutra Rocha comentou:
    Amelia escreveu: "Carlos Costa, sempre digo aqui na Europa,
    (Portugal) meu marido se recuperou depois de três meses teve pancreatite,que evoluiu para infecção das vias biliares .esteve 2vezes no CTI ,fez um AVC e saiu andando e recuperado tudo a custo zero ! Eu que já estive internada no hospital Copa Dor no Rio de Janeiro ,pagando uma fortuna de diária posso dizer que o Hospital Santo Antônio ,aqui no Porto público e 1000 vezes melhor em nosso Pais uma vergonha mais enquanto votarmos com jumento só nos resta patada."

    ResponderExcluir

  3. José Coelho Maciel comentou o seu status.
    José Coelho escreveu: "Carlos, é uma vergonha, mas mais vergonhoso é ver que pessoas continuam acreditando nesses mesmos políticos e gestores públicos que lhes maltrata e, por descaso, lhes tira a vida nos hospitais públicos... onde o atendimento é péssimo e as desculpas esfarrapadas; pior, procuram encobrir com já estamos tomando as providências que nunca chegam..."

    ResponderExcluir

  4. José Coelho Maciel comentou o seu status.
    José Coelho escreveu: "Carlos, é uma vergonha, mas mais vergonhoso é ver que pessoas continuam acreditando nesses mesmos políticos e gestores públicos que lhes maltrata e, por descaso, lhes tira a vida nos hospitais públicos... onde o atendimento é péssimo e as desculpas esfarrapadas; pior, procuram encobrir com já estamos tomando as providências que nunca chegam..."

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo, VERGONHOSO quando se trata em política, as pessoas precisam exercer mais o poder que lhe és oferecido e não se vender, por todos os lados que olhamos há o que se fazer, como CADEIRANTE sofro o descaso e o desrespeito não temos os nossos direitos exercidos isso me referindo nos básicos o de ir e voltar, assistência médica, remédio, lazer porque temos esse direito sim de nos divertir. Mas você me conhece e sabe que em relação a acessibilidade e inclusão está ainda engatinhando mas em minha cidade Arujá - SP se depender de mim vai ser ainda uma cidade acessível para todos e quando me refiro a todos é todos !! Beijos amigo

    ResponderExcluir
  6. Um oportuno texto muito bem escrito. Parabéns e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Tenho pena nada funciona ai?nossa educaçao,nossa,Saude,Onde vai pairar? tudo isso ?Nosso povo é simplis mentico amigavavel.O interior continua no total abandono.Carlos.Eu so fui ate Sao Gabriel da Cachoeira,nunca vi tantantas secretarias nas ruas,deste local.Mais o que vi foram indios sofrendo e muito.Me Pergunto que fazem essas secretarias la?

    ResponderExcluir
  8. Margarida Barral escreveu:
    Uma metáfora muito bem conseguida,Carlos.Triste,mas real.Os inocentes acabam sempre por ser as vítimas.Abraços.do Além-Mar.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, amigo CC, Os representantes políticos do nosso País, precisam ser sacudidos, com a sua crônica. Através do seu texto, dizendo para eles: "Acorda Brasil" É necessário, emendar as leis do nosso Brasil, para se ter uma legislação mais robusta e eficaz. Valeu Jornalista CC!!!

    ResponderExcluir