domingo, 25 de setembro de 2011

MERITOCRACIA, PARTIDOCRACIA OU ROUBALHEIRACRACIA?


 A meritocracia nas carreiras de Estado - ascensão funcional pelo mérito, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, foi transformada em uma “eleitocracia” ou mais precisamente “partidocracia” ou “deputadofederalcracia”ou, ainda, “senadorcracia”, ou melhor ainda, em “roubalheiracracia” porque não sei de ninguém que tenha chegado à função de Ministro por méritos. Houve, sim, o loteamento nos Ministérios sem nenhum critério ou mérito! Só se for em cargos subalternos, mas se existe algum caso, isso nunca foi anunciado publicamente.

Todos os Ministérios foram loteados por partidos políticos. Sei que sem apoio político e uma “chantagenzinha” de vez em quando  objetivando à liberação de verbas parlamentares ninguém governa, mas até brigas veladas ocorreram para saber qual partido da base de apoio indicaria mais ministros! Uma barbaridade!

A ascensão pelos méritos dos funcionários de Estado foi simplesmente descartada completamente. A meritocracia foi ignorada pela presidente!

E pensar que isso se espalhou como uma pragra por vários outros lugares, chegando até na Academia Brasileira de Letras. Todos vestidos com seus galardões, os acadêmicos “honraram” o jogador Ronaldo de Assis Moreira ou simplesmente “Ronaldinho Gaúcho”   outorgando-lhe a Medalha “Machado de Assis”, pelos relevantes serviços prestados por ele a não sei o quê. Machado de Assis deve ter se mexido no túmulo ao ver no que a ABL se transformou!

Nada contra o futebol de altos e baixos do jogador, mas o que ele fez cultura na para merecer essa medalha? Até onde eu sei, a ABL é a casa da cultura!

Causa vergonha uma situação dessas! Se for pelo que ele já fez pela Seleção Brasileira, até se entende. Mas por que não a foi entregue quando ele estava no auge, quando  foi eleito o melhor jogador do mundo? Mas, agora, não tem qualquer sentido!

Se for pelas diversas línguas que ele aprendeu a falar corretamente, também entendo! Até eu as falaria e as escreveria se tivesse morado tanto tempo no exterior. Mas por que não lhe foi outorgada quando estava no auge também? Por que somente agora?

Mas voltemos à minha crônica inicial, antes que também fique empreguinado pela falta de méritos.  Esse mal é uma doença que também pega, tanto que até os imortais da ABL se contaminaram por ela!

A presidente Dilma Rousseff está pagando um elevado preço pelo loteamento de cargos políticos no Governo e, principalmente, por não ter cumprido o discurso da meritocracia nas Carreiras de Estado!

Quais servidores públicos começaram como servidores subalternos e chegaram a assumir algum Ministério? Não conheço nenhum, nem nas carreiras em que as pessoas têm o dever moral de se manterem íntegros e fieis aos ditâmes do Estado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário