segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OS IGARAPÉS PEDEM SOCORRO!

Os igarapés estão secos, mostrando suas entranhas cheia de lixo, suas veias  e arteriais entupidas, a veia do coração obstruída pelo excesso de garrafas de refrigerantes plásticos jogadas pela população. O período das chuvas está para começar e todo o lixo jogado nas ruas seguirá direto para os igarapés novamente. Não adianta só a Prefeitura recolher tudo o que há de sujeira nos igarapés, nas praias, nos locradouros públicos se os moradores não colaborarem e não forem educados para não mais repetí-los em suas atitudes.

Televisões, sofás, cadeiras velhas  e outros objetos, são sempre descartados dentro de igarapés por ser mais cômodo! Se fossem retirar tudo o que jogam nos igarapés, daria para mobiliar perfeitamente uma casa, pois até guarda-roupa se descarta também nos igarapés. É colocar a televisão, o sofá e as cadeiras na sala e o guarda-roupa no quarto que a casa ficará totalmente equipada: está certo que estou ironizando! Mas que dá, ah, isso dá!

Não adianta o Município de Manaus gastar milhões e milhões de reais recolhendo o lixo jogado dentro dos igarapés porque em pouco tempo se voltará a ter tudo de novo. É um círculo vicioso: tira, põe, tira, põe.

Também é certo que faltam lixeiras na cidade, grandes, de ferro, para o recolhimento desses produtos, mas tenho dúvidas se mesmo com elas expostas, as pessoas passarão a utilizá-las.

O que não adianta, contudo, é começar a ser feita a retirada dos entulhos e quando os rios voltarem a subir voltarem a ser jogados novamente, porque será um trabalho quase inútil. O momento tem que ser feito é agora, depois fiscalizar para que as pessoas se eduquem e não voltem a cometer o mesmo descalabro de antes.

Nossos rios, igarapes, praias estão todos pedindo socorro, estão escancarando suas veias, suas entranhas, suas vísceras mas parece que não há uma coordenação de trabalho entre os órgãos de meio ambiente, porque nenhuma providência está sendo tomada. E essa providência tem que ser educativa  também e não punitiva somente.

Nossos igarapés estão arreganhados, se deixando ver em seus interiores, se expondo de uma forma imoral, se oferecendo às autoridades do meio ambiente mas parece que ninguém os está querendo vê-los. As fotos, as matérias, os apelos de nada adiantam porque as autoridades parecem que não vêem fotos, não lêem matérias e não escutam os apelos. Nossos igarapés, contudo, continuam pedindo socorro e ninguém os ouvem!

Essa realidade não ocorre só em Manaus, onde temos seis meses de sol e seis meses de chuva; mas é uma realidade de outros vários Estados brasileiros, inclusive São Paulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário