quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A PONTE SOBRE O RIO NEGRO COBRARÁ SEU PREÇO SOCIAL!



O progresso cobrará seu preço social junto com o progresso que levará para o outro lado da ponte!

Com a inauguração da ponte sobre o Rio Negro, os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Ayrão, integrantes da Região Metropolitana de Manaus e mais diretamente beneficiados com a obra, passarão a enfrentar também, novos problemas sociais – roubos de carros, favelização, comércio de drogas, prostituição infantil, invasões de terras, grilagens, assaltos relâmpagos, sequestros e tudo o mais que é acompanhado pelo progresso! Os três municípios, que viviam uma vida tranquila, pacata, típica de interior, sofrerão um grande impacto.

A Associação de Moradores de Iranduba, o mais beneficiado com a ponte, lutou muito para vê-la concluída. Inicialmente contratada pelo valor de R$ 540 milhões, a obra chegou ao seu final a um custo superior a 1 bilhão de reais, tantos foram os seguidos aditivos que oneravam a obra, como aos novos contratos feitos para construção de defensas para proteção dos pilares de sustentação, iluminação, asfaltamento e sinalização.

De cara, o então governador, por ser engenheiro, deveria ter conhecimento que nenhuma obra pode ser inaugurada sem que todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro fossem integralmente cumpridas. E também, que no contrato inicial, tudo isso já deveria estar previsto para uma ponte de pouco mais de 3,5 km.

Mas deixando de lado essas questões financeiras, o progresso que a ponte levará também cobrará um elevado preço com os problemas sociais que advirão disso e que eles precisarão ser enfrentados e combatidos com a mesma força e coragem que os moradores de Iranduba, em alguns momentos liderados pelo promotor da Comarca, Mirtinho Fernandes. Moradores estes que demonstraram e apresentaram argumentos em favor da construção da ponte.

É certo que ficará mais fácil escoar toda a produção de frutas, legumes, tijolos e cerâmicas de Iranduba e dos outros municípios. Mas infelizmente, o progresso sempre caminha de mãos dadas com os problemas sociais. E os municípios, que eu tenha tido conhecimento, não se prepararam adequadamente para enfrentá-los!


Nenhum comentário:

Postar um comentário