segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

AH, APOSENTADOS, POBRES E DESVALIDOS APOSENTADOS!


A falta de critérios técnicos para a concessão de benefícios previdenciários, aliado à falta de uma política perene e confiável no reajuste do que recebem os aposentados, estão empurrando para um nível perigoso e preocupante esses bravos brasileiros que quando, se aposentavam recebiam 2, 3 ou até mais valores em salários mínimos e agora passam a contar seus míseros trocados e, se quiserem, que entrem na Justiça para reaver as perdas salariais de seus benefícios previdenciários. Isso é um horror!

Enquanto uma larga parcela entra na faixa de consumo, através de Programas Governamentais como o Bolsa Família e outras políticas  de distribuição de renda, os aposentados estão sendo excluídos dessa mesma classe em razão dos reajustes de suas aposentadorias, benefícios e outros proventos nunca acompanham os mesmos índices de reajustes por exemplo, para o salário mínimo, com ganho reais.

A solução desse problema parece estar exatamente na permanência do  fator previdenciário, que sempre joga para baixo os valores de aposentadorias e que de há muito já deveria ter sido abolido e estabelecida uma política séria e confiável como a que foi feita para o salário mínimo com a reposição da inflação e mais ganhos reais. Não uma que mude todos os anos, a bem de quem estiver no Poder. Entendo que esse assunto já deveria ser cláusula pétrea da Constituição e não ficar sendo definido a cada ano, a cada governo como se os aposentados fossem pessoas invisíveis e caminhassem anônimos no meio da multidão!

Será que os aposentados devem continuar sendo tão discriminados desse modo? Será que eles já não contribuíram tanto quanto os outros também contribuirão? Ou será que ou aposentados se transformaram em lixos descartáveis que não servem mais nem para ser reciclados? E os salários deputados e senadores, que são reajustados ao bel prazer deles? E o que dizer das gratificações de gabinete, dos auxílios paletó, de deslocamentos, de moradia mesmo para os que se elegem na Capital da República? E o que dizer das fraudes que continuam acontecendo contra a Previdência Social, porque não coíbem as fraudes e documentos que deveriam ser públicos são negociados no centro de São Paulo, em plena luz do dia!

Será que os deputados federais são tão diferentes dos aposentados, pobres velhinhos e que enxergam os valores de seus benefícios se destinarem ao ralo da podridão do poder?

Os programas partidários estão sempre em defesa dos aposentados mais na prática mesmo, nenhum partido até agora faz nada de concreto, em termos práticos. Nenhum partido político apresentou um único projeto sério e confiável estabelecendo critérios para os reajustes para os aposentados, equiparando-o ao salário mínimo que além de receber toda a inflação, ainda recebe de presente reposição real de salário!

Isso é terrível, massacrante e desesperador para a classe de aposentados e pensionistas da Previdência Social, que sempre vê impotente o achatamento do valor inicial de seus benefícios e aposentadorias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário