quarta-feira, 22 de maio de 2013

LONDRINA DECIDIU MATAR O SIMBOLO DA PAZ! A CORRUPÇÃO VAI ACABAR?

Todas as guerras, conflitos, revoluções golpes de Estado, guerrilhas, corrupção, poderão ser exterminadas por um decreto porque a Prefeitura Municipal de Londrina decidiu decretar, punir e aplicar multa de até mil reais a quem for pega alimentando os pombos, só porque um taxista de 47 anos falecera! Antes dessa decisão radial, será tentado um repelente eletromagnético, depois educada a população da cidade pacata e bonita que tive o prazer de conhecê-la quando me dirigia a cidade Paranavaí para receber um prêmio de literatura nos idos de 82.


Confesso que fiquei preocupado: o pombo da paz tema de crônicas, inspiração de poetas, símbolo de paz mundial, será exterminada por decreto?  Não seria mais prudente e responsável tentar controlá-los na infestação e proliferação livre dessas aves de outra forma? Ou pesquisar e descobrir uma vacina capaz de esterilizá-los, inibindo as proliferações? Se falando em saúde pública, uma ótima medida correta; mas em se falando em seres usados como representantes de paz no mundo será um crime contra a natureza!


A pomba liberada por um membro da Cruz Vermelha Brasileira durante o velório de Don Eugênio Sales, que ficou voando dentro da Igreja, e se acomodou no alto, olhando as pessoas que se compadeciam com o falecimento do pontífice, foi motivo de crônica http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2012/07/pomba-do-espirito-santo-e-o-velorio-de.html)  que escrevi e publiquei no dia 11/07/2012 por ocasião do velório! Será que o extermínio desse símbolo de paz acabará também com os males maiores da humanidade, como as guerras,  conflitos, corrupções no mundo?


Por que será que o pombo se transformou de uma hora para outra em sinônimo de morte, catástrofe, ao ponto de merecer de um tratamento tão radical, contrário a tudo que os ecologistas defendem? A morte pela falta de alimentação será a pior das mortes, mas cadê os ecologistas     que não protestaram? Cadê os que defendem os animais livres na natureza?  Quem “der milho aos pombos”, como diz a música gravada pelo cantor Zé Geraldo, será multado. Peço licença para transcrever um trecho da letra inteligentíssima da música desse cantor: “Enquanto esses comandantes loucos ficam por ai/Queimando pestanas organizando suas batalhas/Os guerrilheiros nas alcovas preparando na surdina suas Mortalhas”(...)”eu fico aqui na praça dando milho aos pombos”.


Uma das pombas soltadas pelo Papa Bento XVI, em uma cerimônia no Vaticano, capturada por uma gaivota (mas escapou), simbolizaria um presságio de uma ameaça à sua fé que Deus enviou para alertar aos fiéis dos ataques à Igreja Católica, ou apenas o aviso de que anos depois o papa renunciaria e que seria eleito um novo Papa, o  argentino da ordem dos franciscanos que adotou o nome de Francisco?


Criptococose, histoplasmose, salmonelose, omitose, dermatires, alergias, toxoplasmose, psitacose e tuberculose avícola são as principais doenças transmitidas pelos pombos e é importante evitar o contato com essas aves na rua porque algumas dessas doenças podem ocasionar cegueira, infecções no cérebro, nos pulmões e nos intestinos. Contudo, exterminar essas aves usadas como símbolo de paz (mas também perigosas à saúde humana) por falta de comida, é matar a paz duas vezes! É como se desejassem exterminar também as guerras que ainda existem no planeta terra! Será que pesquisadores, ecologistas, biólogos, médicos ou quem quer que seja não teria outro tipo de solução para o problema da infestação de pombos em praças em muitas cidades de municípios? Será que teria que ser feito um decreto e multar os humanos por alimentarem os pontos?


“Em ambiente natural, os pombos se alimentam de insetos, grãos, sementes e, dessa forma, realizam o controle populacional dos insetos, a dispersão de algumas sementes que foram ingeridas, mantidas quentes e úmidas e eliminadas pelas fezes das aves em condições propícias para a germinação”, informa um site de perguntas e respostas que utilizei para compor essa crônica.

Outro site que consultei diz: “é importante evitar o contato com os pombos de rua porque as doenças causadas por eles podem ser cegueira, infecções no cérebro, dos pulmões e dos intestinos”. E conclui: “A forma mais comum de infecções causadas pelos pombos, é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como em carros, chãos, janelas e calçadas. Porém, outro modo de contaminação bastante comum é através do piolho dos pombos que podem cair sobre as  pessoas quando eles voam”.


Será que não seria o caso do prefeito de Londrina rever esse decreto ou procurar outra forma de controle biológico dos pombos?

2 comentários:

  1. As vezes é melhor sair o prefeito do que os pombons.Acho melhor que esse prefeito vem para Manaus e resolvar, mesmo nossos problemas.Pra mim ele seria bem vindo em nossa cidade.Precisamos de prefeitos que assumas,nosso estado.E nao essa repetiçao que nao faz nada para melhorar nossa cidade que um dia foi a ciodade mas bonita do mundo.

    Maria Hirschi
    Oberriet-CH

    ResponderExcluir
  2. Que bom que seria se uns simples decretos acabassem com tudo o que é ruim neste mundo.Esse problema dos pombos é um mal das grandes cidades.Aqui em Portugal,o município de Lisboa considerou a hipótese de se colocar um esterilizante na comida deles,mas desistiram porque saía muito caro.O dinheiro sempre à frente do bem estar geral...Saúde e vida aos pombos,que também são filhos de Deus.Abraços de Mar.

    ResponderExcluir