quinta-feira, 13 de junho de 2013

O SERVIÇO SOCIAL E OS EVANGÉLICAS


Muito embora historicamente, a gênese profissional tenha se originado como resultado do conflito capital X trabalho durante a Revolução Industrial, na Inglaterra, (O CAMINHO NÃO PERCORRIDO – a trajetória dos assistentes sociais masculinos em Manaus, in Carlos Costa, 1985) a profissão de Serviço Social, foi iniciada com as “damas da caridade” dentro da Igreja Católica na época da Revolução Industrial na Inglaterra do Século XIX e, embora não possa ser considerada uma atividade vinculada às mulheres, também não pertence mais à uma só religião. E verdade que ainda existe a predominância da Igreja Católica em suas atividades; mas outros ramos religiosos estão também ocupando uma parte dessa fatia de trabalho social, sobretudo as Igrejas Evangélicas.

Essa constatação de pesquisa realizada em sala de aula, como parte das disciplinas Metodologia do Serviço Social e Pesquisa em Serviço Social que ministrava na Faculdade Nilton Lins. Na pesquisa, ficou confirmado que 53,7% dos alunos que se declarou professar outras religiões que não a católica.

A mensuração no resultado da tabulação dos dados coletados em sala de aula, não deixou de me causar surpresa porque, na realidade, só pretendia demonstrar como se fazia e se delimitava uma pesquisa de campo e usei a própria sala de aula para demonstrar na prática como poderia ser feito o trabalho!

Na pesquisa, como a questão religiosa fora formulada de forma fechada e de marcar, sem maiores informações: “qual religião que você professa? A) Católica (  ) B) Outras(  ). Devido  isso, fiquei sem identificar quais as outras igrejas ou religiões que os alunos frequentavam porque a pesquisa não possuía outro propósito que não fosse o de exemplificar como se poderia delimitar um trabalho de pesquisa científica e a realizei em sala de aula, apenas. Mas poderia  explicando que o mesmo se poderia fazer e servitr em outros locais e sobre outros assuntos, também.

Os obtidos em 2006,  foram confirmados pela Prefeitura de Manaus, com a divulgação de seu cadastro de pedidos de Alvarás de 2012,  através de seu Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano. Mais da metade das licenças para construção de pedidos concedidos o foram para a construção de  templos evangélicos. Só nos meses de janeiro, fevereiro e março deram entrada em 15 pedidos de licença contra somente 14 no mesmo período do ano passado. Informa, ainda, que a área da cidade mais procurada para a construção de novas instituições evangélicas é a zona norte, uma das mais carentes de Manaus.

Como pesquisador de fenômenos sociais aposentado precocemente,  os dados divulgados  do ano de 2012 não me surpreenderam, porque já os tinha detectado em sala de aula, em 1986. Detectei, ainda, que 28% dos alunos de Faculdades particulares provêm do Ensino de Jovens e Adultos; que outros tantos são originários de supletivos e outros que escolheram à carreira por se considerarem “bons de espírito” e com o propósito de ajudar aos necessitados. A estes, os aconselhava a estudarem muito porque a profissão exigiria mais do que serem “bons de espírito”. Deveriam ter, ainda, desprendimento e é quase uma entrega total às atividades técnicas da profissão.

Hoje, segundo dados da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas, no Estado existem 870 mil evangélicos, dos quais 630 mil só na capital, Manaus. De acordo com a doutora em geopolítica Carolina Silva, que pesquisa a expansão e o nível de influência das organizações religiosas em áreas carentes da zona norte, sua avaliação a Igreja é a única opção de convívio social e cumpre também o papel de escola, recreação, assistência social porque até a década de 1970, segundo a doutora Carolina, a Igreja Católica se fazia presente na periferia, mas hoje, esse papel é exercido pelas Igrejas Evangélicas do mundo todo!

Um comentário:

  1. QUALQUER CIDADÃO DE BOA ÍNDOLE SE SENTE IMPELIDO A AJUDAR ALGUÉM CARENTE.É INSTINTIVO!AINDA BEM QUE EXISTEM INSTITUIÇÕES QUE MAIS FÁCILMENTE CHEGAM A ESSAS POPULAÇÕES.O TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS É IMPRESCINDÍVEL!PARABÉNS PELO SEU EMPENHO E INCENTIVO A TODOS OS SEUS COLEGAS.ABRAÇOS DE ALÉM-MAR.

    ResponderExcluir