sábado, 16 de novembro de 2013

O BRASIL É UM PAÍS ESTRANHO!



O Brasil é um país estranho porque soluções existem para os graves problemas sociais, sem grandes custos, mas ninguém toma uma atitude, sobretudo sobre a questão das drogas envolvendo menores! Melhora de um lado; piora de outro. Agora, até bandidos, que sempre tiveram mais poder que as polícias dos Estados, estão prestando “assessoria” criminosa para outros bandidos de outros Estados, ou seja, estão virando “bandidos trans-estaduais”.  Verdadeiros escritórios do crime funcionam dentro das prisões, com  internet, telefone e acesso livre às redes sociais!

No momento em que o país começa a melhorar na área médica, piora muito na de bandidagem; além do escândalo dos fiscais da Prefeitura de São Paulo que parece mais um novelo de linha sem fim que, quando mais a polícia investiga, se desenrola um carretel de linha que aparece mais fedor na panela de pressão da corrupção. Na verdade, o país está tão envolvido em seguidos escândalos que fez surgir até uma pirâmide financeira enganando micro-empresários. A pirâmide foi criada e funcionava a todo vapor porque os micros empresários acreditavam que só oferecendo suborno para os membros da quadrilha, conseguiriam contratos com o setor público, o Governo.

O estranho e ridículo nesse caso da pirâmide é que os empresários acreditavam que só através de corrupção poderiam conseguir contratos vantajosos com a administração pública.  Contudo, é a mais pura verdade! O golpe foi engendrado porque o Brasil está corrupto demais. Ridículo! Os empresários corruptores deveriam ser processados e punidos também junto com todos os membros da quadrilha porque acreditaram que só corrompendo funcionários públicos, poderiam conseguir contratos e vender para os órgãos públicos. Só que na Lei de Licitações existem critérios próprios para se escolher empresas vencedoras: a) o menor preço por item ou global; b) o melhor produto e c) a melhor e menor proposta.

Já nas cadeias, bandidos perigosos montam escritórios do crime e usando telefones celulares, redes sociais, internet e postam fotos com armas de grosso calibre, ameaçam e mandam matar pessoas, tudo pela total ausência de bloqueadores de celulares nas prisões de segurança máximas. Devido essa situação vexatória que já se discute há muitos anos, as prisões viraram verdadeiras Universidades do Crime com direito a graduação, especialização, pós-graduação, doutorado e PHD no ramo da bandidagem. Ideias muito boas para transformar penas leves em serviços comunitários não faltam e funcionam. O problema é que ninguém as percebe, mas que poderiam ajustadas e aplicadas em outras áreas, em outros problemas igualmente e socialmente graves!

O Clube Atlético Paranaense decidiu investir na recuperação de um de seus jogadores que confessou ser viciado em drogas. O jogador não foi dispensado, mas obrigado a fazer tratamento de recuperação no clube até ficar totalmente recuperado e permanecendo como funcionário do Clube. Um belo exemplo! Já pensaram se essa ideia fosse aplicada em outras partes  do Brasil, em casos como de crimes envolvando dependentes químicos, sobretudo menores drogaditos? durante o período que fosse afastado de sua família, em medida sócio-educativa e depois seria devolvido recuperado e profissionalizado à sociedade!

A pena punitiva que seria cumprida em tratamento contra a dependência química e mais um curso profissionalizante, como fez o Clube Atlético Paranaense, poderia vir a ser uma ótima ideia. Assim, diversos problemas sociais atualmente existentes na sociedade, seriam resolvidos sem necessidade de programa algum, que poderia vir a se chamar de“Mais Drogas”,  o que esta na moda! Já pensaram uma pena punitiva em tratamento contra as drogas e recebendo um curso profissionalizante ao mesmo tempo, durante todo o período de afastamento do convívio familiar? Depois de cumprida a pena e comprovada a  total recuperação do sentenciado, atestado pelos profissionais da área, ele poderia ser liberado. Assim, se estaria cumprindo integralmente o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, sem mexer na idade penal, que eu sempre defendi, mesmo sendo Assistente Social e seriam resolvidos muitos e diversos problemas sociais que oneram e emperram a justiça com processos que nunca chegam a um final.

Possibilidades de tratar jovens dependentes químicos existem e são comprovadas em sua eficácia, mas o Brasil, por ser um país muito estranho, busca mirabolantes formas de tratá-los, destinando muitos recursos financeiros e pouca ou nenhuma eficácia prática. Seria necessário apenas o juiz aplicasse penas de tratamento – e não de prisão - a todos os viciados e, em pouco tempo, muitos jovens seriam recuperados e devolvidos à sociedade sem o Governo Federal gastar muito dinheiro, mas mudando apenas a mentalidade jurídica!

Reafirmo, portanto, que o Brasil é um país muito estranho porque o que é bom e perfeito não é reproduzido! Só projetos políticos inúteis copiados de outros projetos existentes!





3 comentários:

  1. Infelizmente é a falta de amor que impera e com isso, vem o egoísmo, a ganância e aí a corrupção permeando em todas as camadas sociais.
    http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4570750
    Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo. Suas crônicas são inconfundíveis. Muita realidade, na verdade um conto. Gosto de apreciá-las. Parabéns.
    Nêodo Ambrosio de Castro

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos, bom dia.

    Parabéns por mais um ótimo texto.

    Eu não sabia sobre o caso do jogador do Atlético paranaense.

    Vale informar que algumas empresas de minha região sorteiam seus funcionários para testes de bafômetro e até químicos.

    Quem é pego é convidado a fazer tratamento.

    Conforme você disse um ato positivo para a sociedade.

    Um abraço,



    Amarildo MG

    ResponderExcluir