quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

POR QUE A TELEFONIA FIXA COBRA TAXA MÍNIMA?


Com a evolução e barateamento da telefonia móvel, por que as operadoras de telefonias fixas continuam cobrando por pacotes com 200 minutos a um valor fixo? Me perguntei sem obter resposta, depois de deixar a sala da Comissão de Defesa do Consumidor. Estive em audiência contra a operadora de telefonia TLEMAR NORTE LESTE (OI).

Com muita pressa, a advogada que representava a OI ditou a proposta de acordo e disse que a operadora de Telemarketing, Elenise, devia ter se equivocada porque “esse plano nunca existiu com os dois serviços”. Dissera que participara momentos antes de outra audiência, pelo mesmo motivo: a oferta de serviços existentes. A mim, a atendente Elenise, no dia 22 de setembro ofereceu um plano de telefone e Oi Velox a um preço fixo por um ano por 64,90. Me senti enganado mais uma vez pela operadora!

Fui obrigado a aceitar o acordo da empresa, mas me senti enganado mais uma vez pela operadora! Liguei para o telefone 10331 e fiz um novo plano, com telefone fixa e OI Velox. Sem telefone OI, não existe OI Velox, porque os dois andam juntos como se fosse almas gêmeas, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. É uma venda casada e isso não pode existir. No fim da audiência, me perguntei: como uma operadora de telemarketing oferece o que a empresa não tem? Ao telefonar e me ofertar o plano que não existia, perguntei por três vezes: “está sendo gravada essa ligação”? Respondeu-me: “Sim. Se precisar, é só pedir depois”. Seu nome? “Elenise”. Protocolo da ligação da OI me ofertando um plano inexistente: 20151138604180. Anotei tudo porque minha advogada já processou várias vezes a empresa OI, por outros motivos e, principalmente, por ofertar produtos e serviços que não existem.

Por que não extinguem a cobrança do valor mínimo para as contas de telefone fixo?  Por que a cobrança não é feita pelos minutos que a pessoa usa, sem a taxa de cobrança. No passado, um aparelho telefônico era tão caro que se pagava em prestações em carnet! Isso hoje não existe mais, felizmente! Infelizmente, porém, continuam cobrando por taxa fixa de 200 minutos! Justificam que o OI Velox está muito abaixo do valor de mercado, o que é verdade, mas porque existe concorrência.

Por que não reduzem o valor e passam a cobrar sem essa imposição? Não sei, mas desconfio que seja pela pura falta de concorrência para a Telefonia fixa: só a OI opera no Amazonas, lamentavelmente!

8 comentários:

  1. Muito bom...!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, faço parte desse plano OI VELOX, já tinha o convencional Oi e agora depois de passar vários aborrecimentos com TV a cabo, resolvemos passar p OI cabo também. A internet como todas aqui sempre fica lenta. Agora mandei até trocar o moldem. Mas é isso sempre dá trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho GVT
    A OI aqui é horrível

    ResponderExcluir
  4. Idem a telefonia móvel

    ResponderExcluir
  5. ElianaÉ Aquino/Jornalista Alsgoas3 de fevereiro de 2016 às 17:34

    Isso mesmo

    ResponderExcluir
  6. A mafia é quem determina mano.....

    ResponderExcluir
  7. Fui enganada tb tem um plano que quase ñ uso ñ pude cancelar porque usaram de má fé e puseram cliente fidelidade sem eu pedir tou tentando cancelar e ñ consigo
    Sem falar que celular só fuciona na minha casa com meu meu aparelho domestico e na empresa onde trabalho roubam na maior cara de pau.

    ResponderExcluir