quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O HORIZONTE

Criança, na comunidade de Varre-Vento, do alto do barranco, com vento ao rosto, gostava de sonhar vendo o rápido rio engolindo o sol que se punha na linha do horizonte e ficava intrigado porque a água do Rio Solimões não fervia e apareciam bolhas depois que o sol quente se escondia dentro d’água.

Isso me intrigava e me fazia sonhar ainda mais, olhando para o horizonte que nunca conseguia alcançar por mais que andasse com meus paços infantis em sua direção. O horizonte sempre encontrava um meio de ficar mais distante de mim! Era inútil a caminhada.  Ficava cansado, sentado na relva, só para observar o sol se pondo!

Era sempre um lindo espetáculo: o sol sumindo, sendo engolido pelas águas do caudaloso e traiçoeiro Rio Solimões, cheio de capim deslizando em suas águas, que afundavam embarcações e matavam pessoas! Mas era só uma criança que olhava o horizonte e sonhava acordado!

Em Manaus, quando adolescente, as primeiras namoradas e as primeiras decepções não me deixavam ver esse espetáculo que me deslumbrava e me encantava tanto na comunidade do Varre-Vento, mas sempre terminava de vender picolés e jornais, me dirigia ao porto de Manaus só para observar o Rio Negro engolindo o sol, mas também não conseguia ver bolhas quando o sol se aproximava engolido pelas águas negras do Rio. Era frustrante, mas repeti esse ritual mesmo na idade adulta!

Na Universidade do Amazonas, aprendi que o horizonte é uma coisa que nos faz caminhar e projetar nossa vida sempre para frente e que ao final dele, sempre haveria um prêmio para quem vivesse o sonho utópico de alcançá-lo. Mas o horizonte parecia ficar mais distante...sempre!

Mais um pouco aprendi no curso de Serviço Social, com o professor Nelson, de filosofia, que o horizonte é só para nos fazer sonhar e caminhar com retidão para alcançarmos tudo o que projetamos para o nosso futuro. Ou seja: o horizonte, com projeto de vida, é para onde devemos caminhar, porque o horizonte será um futuro próximo! Sem projeto de vida, sem metas, o horizonte nunca será alcançado.

Diferente do arco-íris que diziam que ao final dele sempre haveria um pote de ouro a esperar por alguém que sonhasse e chegasse ao final dele...o horizonte é uma meta que devemos traçar na vida e concretizá-la. Confesso que busquei muitas vezes encontrar o pote de ouro que existiria enterrado no final do arco-íris, mas nunca o encontrei.

Hoje, sei que o horizonte e o arco-íris de minha infância, adolescência e idade adulta são alegorias que servem para que possamos transformar nossos sonhos em realidade, seguindo rumo ao futuro que traçamos em nossas vidas; rumo ao pote de ouro do final do arco-íris, enfim. Quem não tem projeto de vida, não vive, apenas existe e vegeta!


Mas para que possamos ter tudo o que desejamos, devemos ter primeiro um projeto de vida, mesmo com sacrifícios porque nada  muito fácil lhe é dado valor, pois concluímos: “de onde saiu isso poderá sair ainda muito mais...”

10 comentários:

  1. ... com vento ao rosto, gostava de sonhar vendo o rápido rio engolindo o sol que se punha na linha do horizonte e ficava intrigado porque a água do Rio Solimões não fervia e apareciam bolhas depois que o sol quente se escondia dentro d’água. AH A CRIANÇA COM SUA FANTÁSTICA IMAGINAÇÃO!!!! LINDO DEMAIS

    ResponderExcluir
  2. Um por do sol lá no horizonte é um dos espetáculos mais bonitos de se admirar,na natureza.Enche a alma de sonhos e poesia.Linda crónica.Abraços de além-Mar

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos Costa,
    Que bom poder dizer-lhe: Parabéns amigo, por suas publicações tão especiais, que nos faz sempre bem. Que os ventos soprem à seu favor trazendo-lhe paz e boas vibrações. Ser escritor, poeta, jornalista ....é presente de Deus, e vc foi escolhido e abençoado. Mais uma vez, parabéns!
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  4. Lindo!
    Desde já, meus parabéns pelo dia 13 ante que esqueça!
    Adelaide

    ResponderExcluir
  5. FOI BOA A COMPARAÇÃO DO ARCO-ÍRIS COM AS FASES DA VIDA ,REALMENTE TEM TUDO A VER !

    ResponderExcluir
  6. Ah! Esse pote de ouro que todos buscamos incessantemente, e no final, descobrimos que o horizonte está bem mais perto que ousa nossa vã filosofia. O horizonte que vemos a nossa frente é um reflexo de nossos desejos. E, portanto, encontra-se dentro de nós mesmos

    ResponderExcluir


  7. Li seu texto "Horizonte" no Grupo MIRREAM, qual também participo, sou de Manaus, o senhor não me conhece mas, conheço seus trabalho pois conhecemos uma pessoa em comum que partiu deste plano e deixou imensa saudade, eu sou madrinha da Marina a filha caçula do nobre amigo Orlando Farias... e no seu texto: o horizonte, com projeto de vida, é para onde devemos caminhar, porque o horizonte será um futuro próximo! Sem projeto de vida, sem metas, o horizonte nunca será alcançado... me lembrou mais ainda dele, hoje fazem nove meses que ele partiu... é muita saudade...

    ResponderExcluir
  8. Carlos, o Varre-vento sempre trazendo-nos textos maravilhosos. E, hoje, esse rio engolindo o sol. Sonhos que preenchem nossa vida e nos impulsionam a novos horizonte. Grande abraço,

    ResponderExcluir
  9. Lindo:
    "Hoje, sei que o horizonte e o arco-íris de minha infância, adolescência e idade adulta são alegorias que servem para que possamos transformar nossos sonhos em realidade, seguindo rumo ao futuro que traçamos em nossas vidas; rumo ao pote de ouro do final do arco-íris, enfim. Quem não tem projeto de vida, não vive, apenas existe e vegeta!"

    Um abraço Carlos,

    ResponderExcluir
  10. Obrigado muito esse magnifico texto; lendo-o passei boa parte da manhã sonhando em escrever um texto como esse teu.

    ResponderExcluir