sábado, 9 de novembro de 2013

DISCURSO DO LANÇAMENTO DO LIVRO "O CAMINHO NÃO PERCORRIDO"


 
Excelentíssima senhora diretora da Editora da Fundação Universidade do Amazonas, Suely Oliveira Moraes Marques, nestra da UFAM;  neste ato representando a Magnífica Reitora da UFAM, A Excelentíssima Senhora assistente social Dra. Márcia Perales Mendes Silva excelentíssima senhora e ex-diretora da Editora da Universidade Federal do Amazonas, Iraildes Caldas   Torres, professora doutora da UFAM e iniciando em Paris seu pós-doutorado - por isso não compõe a mesa -  excelentíssimo Dr. Djalma Almeida, MD Juiz do Tribunal Regional do Trabalho, excelentíssimo senhor deputado estadual Luiz Castro,  nas pessoas de quem cumprimento todos os membros da mesa, escritores que também lançam suas obras, amigos, convidados e presentes nesta solenidade de lançamento do livro “O CAMINHO NÃO PERCORRIDO”:

Minhas Senhoras,
Meus Senhores:

Tenho muito a agradecer e nada a pedir. Inicialmente agradeço aos meus pais biológicos Paulo e Josefa Costa, aos meus “pais adotivos”, Dulce e Teomário Costa, a Deus e todos os amigos do passado e do presente que me ajudaram a concretizar esse sonho que parecia impossível.
Mas nada é impossível quando se sonha porque todo sonho que se sonha junto, se transforma em realidade.
Em uma turma de 36 mulheres e apenas 4 homens no Curso de Serviço de Serviço Social, em 1995, me senti incomodado. Mas não foi totalmente esse incômodo que me fez produzir um TCC tão ambicioso, como explorar a razão homens não queriam cursar serviço social, o que influiu na decisão de explorar esse tema. No ano de 1995, acompanhei divulgações de um cidadão gaúcho defendendo a independência do Rio Grande do Sul do restante do Brasil, e uma das justificativas era de que a Amazônia era um “apêndice econômico para um país”. Pronto: cruzei essa ideia nazista, xenofóbica e ridícula com dados históricos e descobri que durante o período áureo da borracha, o Amazonas já havia quitado sozinho, mais de 40% da dívida externa brasileira em libra esterlina. Estava concluído o objeto de meu TCC.
Apresentei o projeto à professora orientadora Iraíldes Gonzaga Torres e ela me questionou: “você vai conseguir fazer tudo isso a que se propõe?”. Essa resposta lhe foi sendo dada quando quase toda semana lhe entregava um capítulo pronto!
Lia tudo e dizia: “nada a mudar. Está ótimo!”
Com a motivação de minha orientadora, mergulhei nos livros e pesquisei mais ainda, até que no final, na defesa do projeto, recebi a nota máxima. Não tinha desejo de transformá-lo em livro, mas circulei com a obra encadernada embaixo do braço por vários dias, mostrando às pessoas e pedindo suas opiniões. Um dia, encontrei a Dra. Ivete Ivo Barros e lhe mostrei. Ela ficou com tudo e quando voltei para pegá-lo, me perguntou: “você não pretende publicar isso? Eu lhe ajudarei, buscarei patrocínio! Confesso que não era meu desejo porque já tinha deixado exemplares de meu trabalho no departamento e na biblioteca do Curso para consultas futuras, além do mais, não teria dinheiro para bancar a publicação. Com a ajuda da Dra. Ivete, do Dr. Raimundo Quirino e do médico e empresário Francisco Garcia Rodrigues, proprietário da Concessionária, decidiu custear a primeira edição do livro O CAMINHO NÃO PERCORRIDO – A trajetória dos assistentes sociais masculinos em Manaus, pela Imprensa Oficial, em 1995, mesmo ano em que me formei. Agradeço também ao sociólogo Mário Jorge Correa, que prefaciou a primeira edição da obra e que fiz questão de permanecer com ela nessa nova edição reescrita, ampliada e revisada pela Editora da UFAM. A todos, meu muito obrigado de coração!
Meu modesto e despretensioso trabalho monográfico cresceu, colocaram fermento em seu interior e alcançou outros horizontes: o livro foi citado em várias outras obras científicas, sendo uma das mais importantes no livro A ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE, da teórica social nacional Marilda Iamamoto. Na sua obra, além de constar na bibliografia, ela fez questão de colocar nota de rodapé dizendo ser o primeiro livro analisando o universo masculino que lera. Depois disso, o livro esgotou e 17 anos depois, alcança esse significativo momento para mim, motivo pelo qual mais uma vez agradeço o empenho de todos que se envolveram direta ou indiretamente na conclusão desse projeto, desde a pessoa que fez a capa até aos gráficos que o imprimiram, porque sem eles, nada seria possível.
A maioria aqui presente deve saber que passei por onze cirurgias no cérebro desde 2006, vítima de empiema cerebral e duas infecções hospitalares, fiquei dez dias em coma, 45 sem memória total e mais 15 sem fala, sofri derrame, trombose e aos médicos que me acompanharam até os dias de hoje, meus sinceros agradecimentos. Mas não faria justiça nesse momento se não mencionasse o nome de meu neurologista, Dr. Dante Luis Garcia Rivera, dos muitos, em Manaus e em São Paulo, que me atenderam. Por isso não os nominarei! Durante todo esse difícil processo, tive sempre o apoio do administrador de empresas Dr. FRANCISCO SALDANHA BEZERRA, presidente da FETRANORTE e dos Conselhos Regionais Norte do SES/SENAT, com o qual trabalhei durante 28 anos ininterruptos, em várias funções.
Também alguns presentes devem saber que cheguei a me desesperar quando soube que as bactérias borrélia e serrátia eram incuráveis. Mas Deus nunca me abandonou e me manteve vivo para testemunhar esse acontecimento que teve na professora doutora Iraíldes  minha grande aliada, divulgando meu trabalho e falando sobre a obra para outras pessoas do Serviço Social em eventos técnicos que participava, chegando, posteriormente, ao conhecimento da professora doutora Cléria Bueno, para quem enviei um exemplar e decidiu usá-lo como base para sua tese de doutorado defendida na Espanha, sob título de “AVES RARAS NA PROFISSÃO: O PSICÓLOGO E O ASSISTENTE SOCIAL NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL”, a quem agradeço pela dedicatória a mim feita em seu trabalho.
Tenho muito que agradecer aos professores do Curso de Serviço Social, que não os nominarei porque temo em esquecer algum, mas saibam os senhores mestres que de cada um retirei alguma coisa positiva para minha vida e com cada um aprendi algo que não sabia e que todos foram importantes em minha vida. Mas, faço uma referência especial à professora de nosso departamento que não está mais presente entre nós, a também advogada Rita de Cássia Montenegro, professora do Departamento do curso de Serviço Social e que ministrou a “Aula da Saudade” para os formandos da turma de 1995.

Minhas Senhoras,
Meus Senhores,

Estou construindo minha história. Depois de aposentado por invalidez perdi muitos amigos; outros apareceram e ficaram. Dos que se foram não sinto saudades ou lembranças positivas. Dos novos que chegaram, saibam que me deixam alegria, emoção e muito carinho.
Sou um passageiro nessa vida, mas não estou aqui de passagem, mas construindo minha história, com os cacos que restaram. Tenho uma missão por certo porque Deus não me teria deixado vivo após onze cirurgias até hoje se não reservasse uma missão especial. Já me disseram que minha missão é escrever. Eu acredito que seja e sou feliz por isso, sou feliz com o que faço, sou feliz pela esposa Yara que tenho, sou feliz por sentir a felicidade nas pessoas que estão em minha volta, enfim, sou feliz porque a felicidade não é ter dinheiro, comprar coisas, mas apenas ser simples e completo com você mesmo, fazendo aquilo que lhe dá prazer. E eu sou feliz!
Se esqueci alguém me perdoem: mas todos foram importantes em minha vida e meu caminho, até mesmo os que me abandonaram pelo, porque terei a oportunidade de acolhê-los mais na frente, porque Deus me permitirá fazê-lo!
Não posso esquecer, porém, de minha professora Heloisa Helena Corrêa da Silva que dedicou a mim seu livro “EXPRESSÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MÉDIO JURUÁ – AMAZONAS”, com essas palavras “E EM NOME DE CARLOS COSTA ESTENDO MEUS AGRADECIMENTOS AOS DISCENTES QUE APOIARAM MEU AFASTAMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DOCENTE”, além de ter escrito a meu pedido e, ao jornalista e professor Garcia Neto, que contribuíram com essa obra reescrita e ampliada. Isso me emocionou muito, professora doutora e ao companheiro e amigo de 32 anos de jornada. Eu os quero muito bem, saibam disso!
Para encerrar ao meu discurso que pretendia breve, reafirmo que não tenho tempo para odiar ninguém, não tenho tempo para sentir mágoa de ninguém porque me falta tempo para amar a todos que me amam, ou seja, vocês, meus amigos aqui presentes nesse lançamento.
Um abraço a todos e muito obrigado!


Carlos Costa

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo,
    Congratulo-me com V. pelo sucesso esperado e alcançado ao lançamento do seu livro. Ainda bem
    que COISA SÉRIA ainda é bem recebida, nestes dias caóticos que o Mundo atravessa. Parabéns!
    Aproveito para:
    1) lembrar-lhe que, dias atrás, manifestei o meu desejo de adquirir um ou dois exemplares do mesmo, havendo
    indagado valor para o devido pagamento;
    2) que me informe o seu endereço, pois gostaria de enviar-lhe algum material que estimo como importante.
    Tenha uma ótima semana.
    Abraço,
    José Geraldo.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, afora a falta de cadeiras para um senhor de 68 anos sentar, tudo esteve maravilhoso! A Bemol, onde dizem que sou diamante, fica me devendo essa. Uma empresa poderosa como ela é, não poderia faltar cadeiras para um evento como este. Pareceu-me que tudo foi improvisado. Faltou profissionalismo no cerimonial da empresa. De resto foi tudo bem, apesar da noite cheia de imprevistos, como o temporal, a falta de luz nas ruas e também no shopping. Só não faltou energia e luz na Bemol mas andou oscilando, pelo menos vi duas vezes!
    Quanto a tua apresentação, por meio de tua esposa Yara, foi excelente, pra não dizer que foi possivelmente a melhor, talvez, por ter sido escrito para não incorrer no erro do improviso, que fica apenas para os "experts" em oratória de improviso. Lembro até de um detalhe de que alguns amigos o haviam dito que sua missão era escrever! E é. O seu livro me parece que quebra um tabu - foi o primeiro que teve a coragem de abordar um assunto-tabu no Serviço Social no Brasil, que é a presença masculina na profissão. É interessante porque aqui foi abordado pela primeira vez, ao que parece, não sei em outras partes... Afinal, aceite o que vou dizer: você é um ótimo escritor e um bom cronista, articula bem os temas que escolhe para escrever com verve e numa linguagem acessível a todos, do mais ao menos exigente leitor. Conheço-o de longa data e, por isso, parabenizo-o pelo livro, em sua 2ª edição (EDUA/UFAM), porque você merece! Quero dizer que somos todos sobreviventes de alguma coisa na vida. O importante é que estamos ainda vivos, e vamos continuar até que Deus nos chame para a sua dimensão cósmica. Continue e muito sucesso de público e de venda. Um fraterno abraço do seu irmão José Maciel.

    ResponderExcluir
  4. Lindíssimo o seu discurso.Amei!Resta-me desejar-lhe um sucesso ainda maior que o lançamento da 1ª edição.Boa Sorte.Abraços de além-Mar

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo amigo, puxa vida estou aqui agora , depois de lê seu discurso, chorando muito , mas de emoção. Estou tão emocionada que está sendo até difícil escrever...O que eu posso dizer com toda a verdade do meu coração e da minha alma, que eu nunca tinha lido um texto tão lindo , tão emocionante , tão radiante....Com certeza , toda honra , glória , merecimento e vitória é sua....Você é um guerreiro e DEUS lhe capacitou , mesmo quando você estava incapaz, para que se cumprisse a missão que foi dada por ELE de escrever esse livro...Realmente só tem que agradecer , nada a pedir porque pessoas como você tem a luz de JESUS pairando sobre sua mente e sobre sua vida ..Parabéns, PSICÓLOGO, ASSISTENTE SOCIAL, JORNALISTA, CRONISTA E AUTOR : CARLOS COSTA....Tu és uma AVE RARA, que eu na minha humildade tive o privilégio de conhecer cada dia melhor, com suas crônicas , seus textos , sua belíssima e sofrida história de vida, que apesar das doenças e dos obstáculos , dos "amigos" perdidos, você está aqui agora conosco e com um , tenho certeza belíssimo livro na praça...VOCÊ É UM VENCEDOR....VOCÊ É O NOSSO HERÓI , AMIGO....Estou muitíssimo orgulhosa de você e de tê-lo como amigo. Todos que tem a honra de conhecê-lo, tem que se espelhar em você, para continuar, nunca desistir....Amanhã ou um dia , você vai olhar para trás e dizer : NA GRAÇA DE DEUS , EU VENCI....E saiba que jamais você morrerá , porque não morre aquele que deixa tantas obras belas, e ações lindas e humilde enquanto está vivo entre nós!!! VOCÊ MEU GRANDE E CARO AMIGO É ETERNO !!!!!......QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCÊ E TODA SUA LINDA FAMÍLIA, COM MUITA SAÚDE, AMOR E VIDA , MUITA VIDA...PAZ E BEM PARA VOCÊ, ETERNO AMIGO CARLOS COSTA : É O QUE DESEJA SUA FÃ DE CARTEIRINHA : Magal Rocha e família com todo nosso respeito, admiração e amor !!

    ResponderExcluir
  6. Acabo de ler teu discurso e apresso-me em cumprimentar-te pelo que ocorrerá depois de amanhã. Uma vitória, meu amigo. Mais que isso, prova de quanto somos capazes de fazer quando, seguindo as veredas do bem-fazer, e conscientes do papel que nos cabe desempenhar ao longo da vida, alcançamos nosso objetivo. És, sem a menor dúvida, inegável exemplo de denodo e persistência no querer fazer. Dás vivo testemunho de que é planamente possível a realização dos sonhos que nutrimos, mesmo diante de tantos obstáculos enfrentados. E quantos foram eles á tua frente! Todos, é sabido, difíceis de serem vencidos sem a firme determinação e a força da fé que te asseguram o consciente caminhar. Bravos, amigo! Vai em frente. E recebe meu sempre fraterno abraço.
    F. Vasconcelos/escritor de Coari, reside no DF

    ResponderExcluir


  7. Sandra Regina Pereira escreveu: "Amem! Deus tem sempre um proposito para cada um de nos e tua vida vem confirmar isso mostrando garra, coragem e força.. Que Deus contiue te abençoando assim como a tua esposa e dando a voces muitas vitorias a cada dia deste novo ano. Um forte abraço.. "

    ResponderExcluir
  8. Neodo Ambrosio de Castro Muito bonito a sua história, meu Ir. Embora sofrida tem revelado um Carlos decidido com muita garra e disposto a escrever uma história positiva de sucesso. Sei que chegará onde deseja e que deixará para o mundo um belo exemplo de, abnegação e amor, onde a cada momento renasce a esperança. Parabéns meu Irmão e um FELIZ ANO NOVO.

    ResponderExcluir
  9. Amelia Dutra Rocha, de Portugal: Feliz Ano Novo ,que Jesus ilumine sempre vocês e que Maria proteja suas vidas !!!

    ResponderExcluir


  10. Adelaide Reys escreveu: "Que prossiga no ano que está chegando na sua linda história de amor e fraternidade, sempre muito abençoado por Deus! Um abraço da Adelaide"

    ResponderExcluir
  11. Ola,amigo Carlos,

    Quero aqui agradecer a pacieencia que tiveste comigo, nesse 2013 e o que passou nesse ano,nao vou esquecer tao cedo,vou sempre levar na lembrança ater minha outra vida e enraizar,com muita afinidade.Mesmo nao sabendo da vida.
    Te desejo,muita esperança e que o Ano Novo seja todos os dias de vida e melhorias.

    Muito Obrigada,

    Maria Botelho Hirschi
    CH-Oberriet SG

    ResponderExcluir
  12. Carlos, a voz que ecoa de você é de um homem-coragem. Sua presença na vida, sua inteligência a serviço de um mundo melhor. A beleza em tudo que você escreve. A desafio que a vida lhe proporcionou você transformou em vitória. Você tem a luz do vencedor. E brilhe mais e sempre. Abraços e parabéns. Maria do Carmo/BH

    ResponderExcluir
  13. Marleide Castro Dos Santos Obrigada colega, seus trabalhos são ótimos!

    ResponderExcluir