segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

"OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS" TAMBÉM NO BRASIL?




Enquanto não existir uma perfeita e unida sincronia entre a polícia que prende, a justiça que manda soltar, o ministério público que dá parecer favorável à soltura, um Estado que invista no social e a sociedade civil que fiscalize, olhe, cobre, aponte, denuncia e exija melhorias, muitas vezes até com excessos, o Brasil vai continuar mostrando vereadores em fila seguindo para a prisão, corrupções descaradas e sempre cometidas por pessoas que dizem através de advogados que são inocentes, escolas se transformando em autênticos BBB,s, longos processos que não acabam nunca “Amarildo’s da vida” desaparecendo dentro de UPP, tiroteios em favelas pacificadas etc.

Será que o Brasil vai precisar se unir e criar uma “Operação Mãos Limpas” para colocar na cadeia, pelo menos parte dos autores ativos e passivos de corrupção, de bandidos mais organizados e armados que os policiais montando escritórios do crime, via celular, de dentro das cadeias? Estamos vivendo igual aos italianos na década de 80, com o Comando Vermelho e máfias dominando tudo! Já temos máfias, milícias e grupos extremistas nas ruas destruindo tudo, mas nada acontecendo contra ninguém. Só falta  sequestraram alguém! Temos tudo aqui!

A Itália, país que viveu um período negro em sua história, com máfias organizadas enfrentando o poder do Estado Social e se achando acima da Lei, decidindo que deveria morrer, matando juízes, promotores e cometendo atentados. Mas a sociedade se organizou, uniu todos os atores sociais e implantando a “Operação Mãos Limpas”, com a finalmente colocar na cadeia os principais chefes das máfias que agiam na clandestinidade. Não estou afirmando o Brasil de hoje é a Itália de ontem e também que  será fácil resolver o problema principal do Brasil, que é corrupção pública, mas o Estado brasileiro precisará fazer um pacto entre os Estados que compõem o país para resolvê-los ou minorá-los pelo menos. No Brasil, não temos “Brigadas Vermelhas”, mas temos o Comando Vermelho e o PPC que mandam nas prisões usam telefones e transformam as cadeias em seus domínios territoriais.

Temos os torcedores revoltosos, as badernas democráticas promovidas pelos “rebeldes sem causa” nas ruas que quebram, destroem e tocam foco em tudo, mas não dizem o que querem nada apresentando de reivindicação. Temos impostos pagos que estão sumindo pelo ralo da corrupção, quadrilhas de funcionários públicos “inocentes” sendo presos e soltos por “erros processuais” e excessos de recursos permitidos.

Será que o Brasil terá que criar sua própria “Operação Mãos Limpas” para por fim a tudo que está errado? Espero que não! Basta a união da sociedade e o desejo político de mudanças profundas. Para quem é jovem e não sabe sobre o que estou escrevendo, a Operação Mãos Limpas ou Mani pulité em Italiano, (enciclopédia livre Wikipédia) foi uma profunda e grande investigação realizada na Itália para esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990, na sequência do escândalo do Banco Ambrosiano  em 1982, que implicava a Máfia, o Banco do Vaticano e a Loja Maçônica P2.

Depois que o dissidente Vladimir Vukovski trouxe dos arquivos de Moscou e apresentou provas de que  praticamente toda a imprensa social-democrata da Europa tinha sido financiada pela KGB, a polícia secreta russa, durante toda a década de 1980, praticamente foi extinta a chamada Primeira República Italiana, fazendo desaparecer muitos partidos políticos porque alguns parlamentares e industriais cometeram suicídio quando os seus crimes foram descobertos. Antes da solução final, muitos morreram inclusive um Primeiro Ministro, Aldo Moro, líder do Partido Democrático Cristão sequestrado e assassinado pelo “Comando Vermelho”.

4 comentários:

  1. Nêodo Ambrosio de Castro Parabéns meu querido Irmão e amigo Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Alzira Forte "Pra vc tbm !! Muita saúde pra toda família em 2014!

    ResponderExcluir

  3. Marilia Guedes Pereira "Felizes Fiestas Carlos Costa

    ResponderExcluir
  4. Sabático texto: o nome é lava-jato!

    ResponderExcluir