segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

POR QUE ODEIO O PAPAI NOEL?


 
 

Porque transformaram uma noite linda, mágica em meramente mais uma data comercial e deixaram de informar às crianças que se comportaram bem e esperam a sua chegada trazendo presentes, mantendo meias penduradas em árvores de natal e acordadas sempre até depois da meia noite só para esperá-lo,  Noel. Também trocaram o verdadeiro sentido do Natal Alias, Papai Noel, por que você só chega depois da meia noite? Será que é para que as crianças que ansiosamente o aguardam não o verem entrando pelas portas de minúsculos apartamentos e que as construtoras estão tendo o cuidado de diminuí-los mais ainda? Será que é por isso? Será que você sente vergonha por não entrar pelas chaminés? Talvez seja por isso!

 

Também eu o odeio porque esqueceram que o Espírito de Natal é simbólico, mas serve para que todos se amem mais, se abracem mais, se gostem mais, se cumprimentem mais. Ufa! Temos pelo menos um dia durante o ano todo para fazer isso, quando todos os dias do ano poderiam ser iguais? Por que só um dia para isso, Papai Noel? Eu não o odeio Papai Noel porque o senhor nunca frequentou minha casa ou porque nunca me deixou presente, embora, eu me comportasse bem, tirasse boas notas na Escola...! Só quem me deu um primeiro presente foi dona Zizi, minha avó por adoção – um cavalinho que trouxe da Bahia - porque todo dia olhava meus cadernos, conferia as tarefas e via que o incentivo que me dava para que eu estudasse e tirasse boas notas, estava dando certo! Não o odeio também em razão do dia em que nosso pai Paulo Costa ter se vestido com sua roupa e chegado em cima de uma pickup nos visitar... e entregar presentes. Nesse dia, eu recebi o meu também, mas descobri e acabou o encanto, a magia e passei a entender que o Papai Noel é só o pai disfarçado de você! Ou seria ao contrário?

 

Eu o odeio Papai Noel porque você nunca visita casas pobres   cobertas com lonas, nas periferias...Eu o odeio porque você é seletivo demais nas suas escolhas, não entra mais pelas chaminés como fazia no passado e talvez não saiba que o verdadeiro espírito de natal está morrendo, porque a tecnologia está matando essa sua data! Odeio também porque mesmo crianças pobres, inteligentes, com boas notas na escola e que passaram o ano todo se comportando bem, tomando a benção de pai e mãe, rezando para Deus, esperando receber sua visita nas noites de natal, também se decepcionam com sua ausência! Muitas vezes, Papai Noel, essas crianças inteligentes que não recebem seu afeto, carinho, respeito e atenção, muito menos presentes, muitas vezes são multiplicadoras da magia encantadora do Natal, mas essas crianças pobres, Papai Noel, também precisam de comida na mesa para ser mais felizes! Ah, eu o entendo Papai Noel: você tem que viajar muito, tem muitas crianças ricas para entregar presentes e que você precisa atender; muitos compromissos para cumprir...mas Papai Noel, se você me der um único presente nesse Natal, prometo deixar de odiá-lo e passarei a amá-lo.

 

Não sabe o que vou pedir? Só quero não ver mais crianças se matando nas ruas, cheirando cola, fumando crack, sendo exploradas e violentadas sexualmente dentro de seus lares, não respeitando pai e mãe. Quero ver todas frequentando creches e escolas regulares com uma educação de qualidade, morando em casas dignas, com esgotos, água encanada, isso já seria um bom começo para nos entendermos. Mas ainda não é esse o presente que lhe quero pedir e me fará não mais o odiar, meu Papai Noel, mas que também é de todos. O único presente que peço, Papai Noel, é que os administradores públicos parem de desviar verbas públicas, que aumente o valor da aposentaria do INSS...mas sei que esse presente será impossível eu receber! Por isso, continuarei odiando você, Papai Noel!

24 comentários:

  1. Nasare Queiroz Texto muito bom perfeito,assino embaixo!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nilda Souza (Assistente Social) Perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Que texto bem elaborado, e redigido com sabedoria e veracidade. Você amigo, é como o vinho, quanto mais o tempo passa, mais a sua literatura, fica mais aperfeiçoada e crítica também.

    Quem sabe assim, um dia possamos, ter um Natal, digno de seres humanos que somos.

    E, nesse dia, prevalecerá a igualdade de direito para todos.

    Repassei esse seu texto para vários amigos, e inclusive para o email da minha sala na fametro.

    E, para o seu caro amigo, o Corregedor Iêdo Simões.

    Me despeço agora, lhe desejando o mais abençoado Natal e com muitas realizações em 2014, e que em 2014 seja um ano mais frutífero em ações do que em 2013.

    Minhas recomendações a sua família,

    Att e um grande abraço!!!
    Arline Silva




    ResponderExcluir
  4. Esta história aqui narrada é terrívelmente verídica,mas foi o mundo que os homens criaram e a que grande parte da humanidade aderiu,por tradição e comercialização.Este é o mundo do dinheiro.Deus ,desde o início da humanidade tem enviado seus mensageiros ensinando que nos devemos amar uns aos outros,incondicionalmente.E deu-nos o livre arbítrio.Cabe a todos nós,sem distinção,mudar o que não está bem na nossa esfera de alcance ,tenhamos muito ou pouco poder.Que a Paz e o Amor reinem em nossos corações e tudo será mudado.Grande abraço de além-Mar

    ResponderExcluir
  5. Rafael De Queiroz Neto Penso que os pedidos estariam mais perto de serem ouvidos e atendidos se enviados ao único capaz de realiza-los: o Papai do CÉU.

    ResponderExcluir
  6. Jeovam Barbosa O POVO AINDA É CARENTE DE VERDADEIROS SENTIMENTOS.

    ResponderExcluir
  7. 23/12/2013 20:39 - NOSLEN OLEBAR
    Parabéns Carlos Costa, Você não esta sozinho, sua dor, seu ódio por papai noel é compartilhado por muitos Brasileiros do bem. / / Eu pedi para Papai Noel que traga um Ministro da justiça que seja honesto e que faça justiça junto com o novo

    ResponderExcluir
  8. 23/12/2013 20:10 - LordHermilioWerther
    Entendo o seu pensamento, Carlos. Coloquei uma nota junto ao meu soneto Concerto na Ceia. Feliz e Santo Natal. Saúde, paz e prosperidade.

    ResponderExcluir

  9. 23/12/2013 20:01 - CONCEIÇÃO GOMES
    Eu tambem desejo asmesmas coisas que voce. Que Deus ouça as nossas preces, neste natal.

    ResponderExcluir
  10. 23/12/2013 20:00 - Atiz
    Uma crônica cheia de verdades do que acontece no nosso país. Tudo que você escreveu é o desejo de todos os brasileiros.Abraços.

    ResponderExcluir
  11. 23/12/2013 20:00 - Atiz
    Uma crônica cheia de verdades do que acontece no nosso país. Tudo que você escreveu é o desejo de todos os brasileiros.Abraços.

    ResponderExcluir

  12. 23/12/2013 19:57 - Norma Aparecida Silveira Moraes
    Bravos! é tudo o que peço deste papai Noel...Que parem de desviar a verba as saúde, da educação, da moradia...Que aumente o salario dos aposentados que deram o sangue e o suor para somar o progresso...Em todo lugar que vamos vemos gente roubando, nos hospitais, escolas, PAC. Ainda bem que algumas pessoas do bem estão tentando amenizar a dor das crianças pobres do Natal...Mas o que adianta ser por um dia?

    ResponderExcluir
  13. Parisia Paris Gostei do seu texto Carlos, Parabéns ! Se vc. analisar bem , fica com raiva do papai noel mesmo, pois o coitado do trabalhador se mta para dar um presente para o filho, na maioria das vezes divide em "sei lá" quantas suadas prestações e quem leva a boa fama de bonzinho é o papai noel que nem conhece a criança. Pensando bem , até eu já estou com raiva do papai noel . E mesmo que você odeie o Papai Noel , eu lhe desejo um Ótimo Natal para vc. e sua Família

    ResponderExcluir
  14. Carlos,
    Adorei essa reprimenda no Papai Noel. Tenho certeza que ele vai pensar melhor no próximo Natal e parabéns por enfrentar o "bom velhinho". Um Feliz Natal a você e família.

    Maria do Carmo/Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  15. Espero que o Papai Noel,brasileiro encontre o Papai Noel Suiço e sejam amigos,com menos corrupçao.Espero ve nosso Papai Noel,nao ser aquele Papai Americano e sim um Papai bem mais sencivel e democratico e que aceite o povo humilde com muito respeito e amor.
    Maria Botelho Hirschi
    Ch

    ResponderExcluir
  16. Marcos Afonso escreveu; Carlos, linda a sua crônica e concordo em número, gênero e grau, mas é uma imposição da própria sociedade capitalista, quantos não comemoram por não ter siquer um pão para comer. Mas, vamos segindo a vida como ela é.

    ResponderExcluir

  17. Marilia Guedes Pereira comentou, compartilhou e escreveu: "excelente texto, muito verdadeiro...as pessoas tem de deixar esse lado consumistas e serem mais fraternos...somente assim o muno se tornará melhor Carlos Costa"

    ResponderExcluir
  18. Miguel Martins de Menezes
    há 3 horas próximo a Coimbra ·

    Carlos Costa, é brilhante nas suas crónicas, dá prazer ler... Brilhante!

    ResponderExcluir

  19. Samuel Peixoto escreveu: "concordo. Apenas adicionaria o quanto cada qual se conhece a fundo para saber o que realmente necessita e fazer a si uma grande demonstração de amor.

    ResponderExcluir
  20. Na verdade, Carlos Costa, já não existe aquela magia nos corações das pessoas, deu muitas pessoas, Esqueceram do verdadeiro significado do natal como o nascimento de Jesus, como o aniversário Daquele que veio ao mundo para nos ensinar o verdadeiro amor onde o amor e o respeito pelo próximo é a essência do bem viver. Tudo isso que estamos vivendo é resultado de uma sociedade capitalista, ondo as pessoas , começando pelo poder, passam por cima de tudo e todos pelo ter e não pelo ser. Sei tbm que existem pessoas puras que vivem e pregam o amor através de seus exemplos diários, mas que muitas vezes passam pela gente e não vimos.Mesmo assim eu ainda creio na magia do natal... creio nas pessoas e sonho com um mundo igual pra todos...

    ResponderExcluir
  21. Augusto Neto
    15:42

    Para: Carlos Costa


    Meu bom e amado amigo e irmão. Bom dia!

    Entendo-o perfeitamente. A empatia nos proporciona essa condição. Contudo, com o "Lulu Santos" aprendemos que "nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia". E assim meu irmão, plagiando o Apóstolo Paulo, agora pois permanecem a fé a esperança e o amor, estes três porém, o maior deles é o amor. Ainda empaticamente sei que em teu coração não há espaço para o desamor. É que "só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas - (Antoine de Sanint-Exupéry).

    ResponderExcluir
  22. Max Carphentie​r (Escritor)
    18:11
    [
    Para: Carlos Costa
    Imagem de Max Carphentier (Escritor)
    Muita inspiração, paz e bem para ti, Carlos Costa, intelectual atuante e combativo!

    ResponderExcluir
  23. 26/12/2013 13:29 - paulo rego
    Meu amigo e valoroso jornalista, Carlôs. Duvidinho, de ó dó que vc odeia o velho Noel! Desta vez sua borduna bateu no coco errado, amigo. Mas sei que foi só uma mirada que saiu errada; vc queria, mesmo, era baixar o porrete em quem está desvirtuando esse dia tão maravilhoso como sentiram as mentes de gente não muito jovem. A tradição era, antes de tudo, juntar a família, num congraçamento tão difícil hoje em dia. Os presentes serviam para lembrar as oferendas do Reis Magos ao Senhor. Mesmo considerando as grandes diferenças entre as camadas sociais, temos que convir que já foram muito mais severas. O preço alto que pagamos, deve-se à grande dificuldade de criar ou manter nas crianças o mistério Natalino, pois, desde cedo elas já adentram a Internet, e tem acesso a tudo de bom e ruim apensos. Que o bom velhinho continue presenteando a vc com a força e a constância que tem para lutar contra tudo que mereça uma boa porretada! Um gde abç

    ResponderExcluir

  24. Prezado amigo, que belo CONTEÚDO, diz tudo e muito além, falar de natal é renovar esperanças perdidas, é acreditar que sempre podemos modificar-nos e modificarmos alguma coisa no mundo em que vivemos, mesmo pequenas coisas, como a gentileza que se perde dia-a-dia num simple bom dia!, como vai!, tudo bem!, é assim se importando com o próximo, e o amigo coloca isso com muita propriedade. Para o meu amigo POETA, que como o proprio adjetivo já revela a sua intensidade, grandeza, e acima de tudo um sonhador de primeira mão, o meu abraço fraterno e desejos de que o mundo ainda tenha conserto. FELIZ ANO NOVO. Do amigo Antonio Peixoto.

    ResponderExcluir