quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SER JOVEM...(LIBERTÁRIO, SIM: MANIPULÁVEL, NÃO!!)




É ser libertário, inflamado, contestador, engajado, transformador da história, mas é, também, ter responsabilidade, respeito e cidadania...

Respeitar o direito dos outros para que também possa merecer e receber o respeito e admiração de todos os que vivem em sociedade!

O jovem tem que refletir bem sobre tudo o que faz, para não se arrepender na velhice, dos atos que pratica em sua mocidade, embora reconheça que o jovem é incendiário, bagunceiro e manipulável, manipulador, inconsequente, destemido para um lado ou para outro.

No decorrer da história, o jovem foi importante em vários momentos. Mas, em muitos, por ser facilmente manipulado, serviu como massa de manobra para que outros interesses surgissem depois, não muito esperados por eles, que colocaram suas caras para bater nas ruas, pedindo liberdade e exigindo direitos.

Ser jovem é antes de tudo, ser consciente, responsável, porém transformador como só o jovem sabe sê-lo, consciente ou inconscientemente!

Num passado não muito recente, vimos um terrorismo urbano praticado pelos jovens que iam ‘as ruas usando pedras, paus, bombas, morteiros tudo em nome de uma democracia que seus pais ajudaram a construir, pegando em armas muitas vezes, sequestrando, assaltando bancos, mas tudo em nome de uma causa: o fim da ditadura militar.

Agora, estamos vivendo uma ditadura da guerra urbana, imposta pelos jovens que roubam, saqueiam, tocam fogo em ônibus e depois exigem transportes coletivos, queimando mais ônibus. O jovem libertário, também é incoerente em seus atos!

O advogado dos jovens panfletários Fábio Raposo e Caio Silva de Souza Marcos Tristão, presos pela participação direta na morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirante, que, em entrevista publicada no Jornal “O Globo”, afirma que os eles teriam recebido 150 reais para participar das manifestações que terminaram na morte do profissional da TV Bandeirantes. (http://brasilemversosam.blogspot.com.br/2014/02/jjoven-pobres-recebem-r-150-para.html).


Disse também que seus clientes foram aliciados e manipulados por grupos políticos que financiam a participação deles em manifestações, mas não citou nome de qualquer partido político. Ah, está explicado!


Foi  por isso o jovem preso em uma pousada na Bahia teve dinheiro para comprar passagens de ônibus e se hospedar! Sem ser financiado por alguém, ele não teria recursos financeiros para ou para pagar advogado!


Tudo terá que ser esclarecido com a continuidade das investigações, inclusive quem está financiando esses jovens pobres facilmente manipuláveis, em troca de dinheiro para fazer badernas nas ruas em nome de uma causa nem sempre bem esclarecidas. Temos que ir á fundo para esclarecer quem financia esse movimento!

7 comentários:

  1. Excelente cronica,Carlos,sem duvida.Esses jovens nao tem a minha cabeça e nem atua.No nossa era,tinhamos pessoas responsaveis ao nosso redor,hoje em dia esses jovens tem tudo,e ao mesmo tempo nao tem nada.é muita materia,amigo,eles tem uma tecnologia avançada e nao sabem aproveitar para ,melhorar o mundo ao redor deles.Sempre o ser humano,corre o risco de influencia,duvidosas,e nossos jovens e adultos,estao cada vez mais revoltados.Acho isso uma revolta,e agora esta dificil de controlar,temos muitos partidos e eles nao fazem nada para ajudar e resolver os nosso problemas publicos,nos trabalhadores normais,nao temos,saude,educaçao,agua,trasporte e eletricidade.E nossos jovens estao,pedindo nas manifestaçoes isso e ate agora nao vi,nem um pronuciamento do nosso presidente,e dos nossos minitros,nessas areas basicas.que ha tempo,esses jovens precisam,ser atendido em uma democracia,mais nehum dos nossos representantes levou a serio e nao respeitam a democracia,dair virou um caos,democratico.E cada um faz a lei com as propias mao,onde nao ha respeito la de cima,que deveria vim o exemplo e os jovens,virtualmente,ve muita coisa que nao vi mas eu sabia que existia,hoje eles nao escrevem o portugues perfeito,mais eles sabem do que a sociedade precisa,eles estao 24hs interligados mundialmente e sabem o que estao fazendo,esse é meu ponto de vista.Acho que nao temos,terroristas,mas ja esta preste de acontecer se nosso,governo nao assumir seus erros e tentar melhorar os planos de vida do cidadao brasileiro.

    Maria Botelho Hirschi
    CH

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com essa reflexão Carlos. Fico me perguntando como será o comportamento das próximas gerações. Décadas passadas o Professor era exemplo para seus alunos e respeitados. Hoje os alunos ditam as regras. O conceito de família mudou. Mãe e filhos. E na maioria mães que não sabem educar seus filhos porque engravidam muito cedo. O que vão ensinar aos filhos?

    ResponderExcluir
  3. ..
    Arnaldo100m CO - M Sc&rto." Bom dia caro jornalista Carlos Costa! Tentei postar um comentário, não consegui! muito bom concordo com sua matéria! Obrigado e tenha uma boa tarde!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos, Em primeiro lugar , mais uma vez FELIZ ANIVERSARIO...... em segundo lugar, parabéns por mais esta sua bela cronica e as suas reflexões sobre o tema, que são totalmente pertinentes... ...

    ResponderExcluir
  5. Aqui Eu Acho Você: Parabéns Sr. Carlos Costa. Textos extremamente importantes para o devido esclarecimento dos fatos. Não precisa ter um diploma para ser uma pessoa inteligente e, inteirada dos assuntos essenciais que regem nosso País e nossas vidas. Obrigada por estar AQUI. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Arnaldo100m CO - M Sc&rto." Caro Carlos Costa! Sim! Apoio tudo o que diz, acho que há alguém por trás dessas guerrilhas que se instalaram aí, pois isso com certeza é de quem quer ver o "circo pegar fogo"! São esses "cidadãos" que estão financiando tudo isso, são eles que querem melhorar o Brasil?

    ResponderExcluir