quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

OMAR AZIZ FOI DIPLOMÁTICO NO CASO DE ADAIL PINHEIRO!



 
No caso das acusações de crimes de pedofilia contra o prefeito de Coari Adail Pinheiro, o governador do Estado, Omar Aziz, foi diplomático ao dizer que ele deveria enfrentar o julgamento pelo Tribunal de Justiça, porque o que existiriam contra ele seriam apenas “denúncias”. Mas, governador, mas onde há fumaça, pode haver um incêndio também! Por que as acusações estão perdurando e se acumulando por 7 anos, desde 1988? Se o prefeito é realmente inocente como afirma, por que não aceita um julgamento pelos crimes e se defende, provando sua inocência? Muito estranho!


Sobre os resultados da Operação Vorax da Polícia Federal, no Portal G 1 Amazonas, da Globo, existem 3 páginas com desdobramentos informando que o advogado de defesa Simonetti Neto não se manifestaria em relação às escutas telefônicas; que o deputado federal Mágno Malta  e presidente da Comissão de Exploração Sexual Infantil, deputado federal Mágno Malta (PR), teria mandado um relatório ao TJ-Am,  as acusações que existiam contra o prefeito, em 2008, mas fora perdido. Também existem notícias informando datas, horas e momentos que as testemunhas seriam ouvidas, também sobre apreensão de dinheiro durante a operação; a demissão do agenciador e secretário do prefeito do prefeito.


Rompendo o sepulcral silêncio sobre o assunto, o presidente do TJ/Am, Ary Moutinho, divulgou relatório informando  que existem 4 processos contra o prefeito por crime de pedofilia, correndo em segredo de Justiça e outros mais de 50 por improbidade administrativa. Contudo, culpou o Ministério Público pela demora nos julgamentos pela demora na apresentação de denúncias, quando de fato se inicia um processo. Estranho, inaceitável e inconcebível o jogo de empurra-empurra  e faz de conta entre dois poderes da Justiça porque as acusações já se arrastem a tanto tempo, sem um julgamento definitivo da Justiça! Por que será, hem? Porém, existem fatos antecedentes envolvendo políticos!



Durante a campanha para o Governo do Amazonas, quando fora acusado de ter cometido crime de pedofilia contra duas menores pelo candidato ao Governo e senador pelo Amazonas, Alfredo Nascimento, o hoje governador eleito pelo PMN, Omar Aziz, requereu à justiça eleitoral e o juiz Dimis da Costa Braga, do TRE do Amazonas,  determinou a retirada do ar de duas inserções contra o adversário porque a acusação foi considerada caluniosa por não ter apresentado provas. No pedido, o advogado de defesa de Omar, Daniel Nogueira, sustentava que o acusador teria se baseado em um relatório de cinco anos antes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia da Câmara Federal.  Também o assunto foi investigado pela ALE do Amazonas e o resultado não foi conclusivo. Por que o prefeito Adail Pinheiro se recusa a se defender, como Vossa Excelência fez de imediato contra seu adversário político? Tempo e oportunidade para isso o prefeito já teve, mas por que só  se defendendo pelos meios de comunicação e não enfrenta um julgamento de uma vez?


Isso é história política que a própria história vai ter que provar ou desmentir no futuro. Mas uma coisa não pode ser negada, Omar foi acusado pela Comissão que apurava crimes de pedofilia no Amazonas e quem o livrou da lista de indiciados sugerida ao plenário para ser votada, aprovada ou rejeitada foi o então senador pelo Amazonas, Arthur Virgílio Neto, que usou toda sua influência para retirar o nome do então vice-governador do Estado. Mais tarde, Omar se empenhou em derrotar o senador pelo Amazonas para eleger sua companheira de lutas, caminhadas e ideais quase iguais (Omar começou sua vida política como candidato a vereador do PC do B), Vanessa Grazziottim.


Confesso que não senti qualquer espanto na declaração do hoje governador do Amazonas com relação ao seu aliado político, o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, que também está sendo acusado a sete anos pelo mesmo crime, com mais de 60 processos e inúmeras acusações continuadas e negativas apresentadas para não enfrentar o julgamento do Poder Judiciário. Se ele é inocente das acusações, pelas quais foi  preso pela Polícia Federal durante a Operação Vorax, que se submeta a um julgamento e acabe logo com essa história!


Naquela ocasião, o advogado Daniel Nogueira, apresentando certidões negativas da Justiça, provando a inocência de seu cliente e avocando a  favor de seu cliente o artigo 58 da Lei 9.504/1997 que assegura o direito de resposta ao candidato, partido ou coligação atingidas por denúncias, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa e sabidamente inverídica, difundidas por qualquer veiculo de comunicação social, mas porque o prefeito Adail Pinheiro, que se diz inocente, mesmo com depoimentos e gravações de conversas autorizadas pela Justiça, não aceita enfrentar o julgamento pela Justiça?


Ao abordar a questão, o governador do Amazonas foi diplomático e garantiu que “há indícios; não provas” e sugeriu que Adail Pinheiro seja logo julgado, condenado ou absolvido pela Justiça,  para acabar de uma vez com essa situação que também é política.
Só que o prefeito do município de Coari, Adail Pinheiro, parece estar isolado, perdido e refletindo sobre as acusações que pesam contra ele, inclusive de improbidade administrativa  que o Tribunal Regional Eleitoral julgou e determinou seu afastamento do cargo, mas o prefeito é duro na queda e vai recorrer mais uma vez.


O advogado de Alfredo, Fernandes Júnior, durante a campanha para o Governo do Amazonas, nem recorreu da sentença proferida pelo magistrado Dimas, dando a entender que aceitava o resultado do julgamento, como aceitou. O hoje governador Omar Aziz, vem realizando um excelente trabalho social e é considerado um dos melhores governadores do Brasil. O resto, a história. Quando pesquisada, revelará se o atual governador teve ou não envolvimento com duas adolescentes.


Só que contra o prefeito de Coari existe depoimento de inúmeras adolescentes, além de escutas telefônicas entre ele e um de seus assessores na captação de garotas menores de idade, que lhe eram ofertadas por peso, tamanho e idade. Credo!

2 comentários:

  1. é isso ai amigo,entender toda essa diplomacia no nosso estado é de assustar e nao é de assustar.
    Tenho,confiança no povo do Amazonas e agora,mas que nunca,podemos,exigir uma democracia,direta.O povo é analfabeto mais nao é burro.
    Maria Hirschi
    Ch

    ResponderExcluir
  2. Ubiraci Jucá Diplomacia, ou............!!!!!

    ResponderExcluir