sexta-feira, 25 de julho de 2014

ESCREVER É UMA ARTE; SOMOS ARTISTAS!



Homenagem do DIA DO ESCRITOR


Escrever é uma arte e o escritor é um artista que precisa ser mais bem entendido, lido, aceito e compreendido em seu universo criador!


O escritor, é um transportar sentimentos para o papel e fazer pensar ou  emocionar pessoas. Depois, ele próprio se emocionar com a emoção dos leitores ou se divertir com os comentários escritos que recebe, ou orais que terá ao longo do tempo, muitos  suaves ou ácidos e agressivos demais! O escritor só escreve e não o faz para agradar ninguém!


Mas, ser um escritor, exige muita leitura e pesquisa porque na cabeça do escritor pulsam ideias aos turbilhões e ele só se satisfaz quando as vê publicada de alguma forma, em algum lugar.


Os pensamentos e ideias de um escritor pulsam freneticamente e vão se transformando em palavras que surgem na tela do computador, brotam em forma de letras de uma caneta como fosse uma mágica ou soltam tristes ou alegres de dentro do táblet ou de uma simples e ultrapassada máquina de datilografia, que pulsa tanto quanto o coração do ansioso escritor, para ver seu texto finalizado.


Escritores são escritores simplesmente e não há como entendê-los completamente, porque sempre deixarão mistérios a serem contados, pesquisados, narrados e escritos porque nas entrelinhas de seus pensamentos, deixa sempre caminhos a serem percorridos por outros escritores.


De uma forma ou de outra, escrever é uma arte e o escritor é um artista. Todos somos artistas, só que uns mais e outros menos. Há escritores que se manifestam por metáforas, outros por filosofia, mas todos são seres humanos que se escondem por trás das personagens que criam.


O escritor é aquele que pinta com tinta colorida da imaginação as cores em preto e branco que as vê, porque o mundo lhe oferece de graça, mas como se fosse um papel para desenhar. O escritor é um observador atento da vida, mudanças, costumes e das mazelas que o mundo lhe oferece, mas poucos percebem que tudo está posto, só precisando de cores fortes ou fracas pela habilidade do escritor/pintor. Também as cores podem ser bem-humoradas ou cheias de tristeza, dependendo estado de espírito de quem as pintará. O quadro pode sair cheio de vida ou de melancolia Esse é o escritor!


O escritor é que consegue transformar desgraças em poesias. Bombas que destroem casas e, no meio dos escombros, ainda conseguir ver rosas brotando onde ninguém imaginaria que pudesse existir vida, quando mais uma rosa! O escritor é assim. Quanto mais for a desgraça, mais o escritor tentará transformá-la em vida com sua imaginação que voa livre, leve e solta! Não há limites para o escritor! Do nada ele faz o tudo e do tudo, constrói um universo para a pessoa viajar pelas páginas de suas obras, sem ter que pagar ingresso


Escritor é quem consegue ver, sentir e viver a dor dos outros como se fossem suas próprias dores. Uma dor que explode como uma bomba em forma de protesto em um texto, uma crônica, um romance. Ser escritor é construir esperanças em meio a todas as desgraças.


Escritor produz frenética e compulsivamente todos dias, mais pelo prazer de exercitar a mente debilitada e muito manipulada desde 2006, como eu! Escrevo para externar meu pensamento e dividi-lo com os leitores. Gosto de receber comentários, que são as ações e reações dos leitores. Não serei unânime nunca. Tenho ideias polêmicas, mas as exponho com tranquila responsabilidade.


No Dia do Escritor, quero referenciar à memória de Danilo Du Silvan,  que me fez poeta e foi premiado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, com sua obra fantástica O MAR DE SARGAÇOS. Danilo não viveu para ver minha transformação em cronista. Também estendo meu agradecimento sincero a todos os escritores que Deus os chamou para criar e escreveu para Ele no céu, entre eles Ariano Suassuna, que não esperou seu dia acontecer, partindo antes.


Mas será que no céu existe computador, máquina de datilografia, internet, tablet, essas coisas que os escritores usam hoje para expor seus pensamentos e colocá-los  no papel, como pensam?


Dentro de todos os escritores, reside uma pessoa humana e por trás do ser humano, vive uma personagem anônima de sua própria história a ser contada depois, pelos pesquisadores.


20 comentários:

  1. Parabéns, meu amgio!
    Linda a sua definição de "Escritor".
    Que passe um dia bem alegre!
    O meu abraço com afeto,
    Adelaide

    ResponderExcluir
  2. Margarida Barral/Portugal25 de julho de 2014 12:40

    "O escritor é aquele que pinta com tinta da imaginação as cores do mundo". Essa frase é linda mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Só me resta dizer "PARABÉNS", por seu dia de cronista e ser Humano especial, pois é escritor da vida.

    ResponderExcluir

  4. Belíssima e bem elaborada crônica! Parabéns...

    ResponderExcluir

  5. Mais que maravilhoso texto Carlos. Parabéns escritor. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Norma Aparecida Silveira Moraes26 de julho de 2014 08:28


    MARAVILHOSO ARTIGO...APLAUSOS MIL...FELIZ DIA DO ESCRITOR

    ResponderExcluir
  7. Parabéns querido escritor.

    ResponderExcluir
  8. Osires Duarte Curitiba27 de julho de 2014 15:15

    Bela crónica ... do escritor para os escritores ...

    ResponderExcluir
  9. Olá Carlos, Belíssima e justíssima crônica, mais uma vez voce nos brindando com seus belos textos. Já compartilhei em minha rede de amaigos, muitos deles escritores idealistas como voce. Vivam os escritoresddeste nosso país, ...

    ResponderExcluir
  10. David Almeida Almeida29 de julho de 2014 14:47

    Pô, texto lindo, meu querido Carlos, você realmente é fantástico, tenho orgulho por cada palavra que desse seu peito explode para pulverizar o nosso mundo...

    ResponderExcluir
  11. CRESS EM MOVIMENTO: AGREGAR PARA ENFRENTAR E VENCER DESAFIOS"30 de julho de 2014 08:02

    Chapa 1 Bravo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Adelma Correia Medrado David30 de julho de 2014 12:06


    Que beleza de texto! Você retratou fielmente
    quem é, o que sente, sonha, transmite....um escritor.
    É isso aí!
    Vc brilha em tudo que escreve!
    Escrever é a sua arte!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Estanisislau Filho3 de agosto de 2014 08:40

    Que a literatura seja a argamassa das relações humanas.

    ResponderExcluir
  14. Lindoooo. ..parabens

    ResponderExcluir
  15. Nossa que lindoo ...maravilhoso
    ....parabénss...

    ResponderExcluir
  16. Nossa que lindoo ...maravilhoso
    ....parabénss...

    ResponderExcluir
  17. Deus abençoe aos que fazem cultura literatura e arte

    ResponderExcluir
  18. Lindo texto...Parabéns pelo dia do escritor...abraços!!!

    ResponderExcluir
  19. Raimunda Gil Schaeken5 de agosto de 2015 11:56

    Querido amigo Carlos Costa.. Gostei de seu texto sobre o que é ser ESCRITOR. Parabéns e que Deus o ilumine sempre para continuar com esse bonito e rico trabalho de escrever. Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Você é um Grande Mestre amigo Carlos Costa que Deus abençoe sempre você é sua maravilhosa família um forte abraço.

    ResponderExcluir