quinta-feira, 10 de agosto de 2017

NA TERRA DE NETE CORTEZ!

Na companhia agradável dos amigos Francisca da Silva, dentista Orlando, de Jundiaí, SP, terra gostosa onde reside a minha irmã Mara Braga, na casa de quem fiquei hospedado por duas vezes diferentes quando fui submetido a 7ª e 8ª cirurgias no cérebro para tratar de um empiema cerebral na Beneficência Portuguesa. Revi outras pessoas como Cleomar, nossa corretora em Natal. O empiema tive quando lecionava para alunos do curso superior na Faculdade.

Procurei encontrar os amigos escritores Gosson, presidente da UBE/RN, a escritora Selma Calazans, mas não os encontrei. Decidi rever amigos por onde andara a escritora Nete Cortez, na infância e adolescência. Mas tudo já estava diferente! Reencontrei os dois filhos de Francisca da Silva, a France, Lucas Rafael. Nossos filhos, Lucas e Carlos Filho, estudaram na mesma escola de alfabetização "Floresta Encantada".

Um dia chegou em casa dizendo "mãe, meu amigo Lucas mora aqui no Florença também". Yara e France se tornaram amigas por causa de nossos filhos que começou no Condomínio Florença Park, onde fui sindico pela primeira vez e notifiquei várias vezes a France, por atitudes bobas de seu filho adolescente Rafael. Todas, porém, contrárias ao RI. A amizade com a Auditora da Receita Federal permanece firme há de 17 anos, apesar de ter voltado a residir em Natal. A de nossos filhos também.


Transportados por France, conhecemos, aprovamos e recomendamos em Natal, comer a feijoada a rodizio no Bar 249, com um excelente atendimento do garçom Berg, na verdade Wandembergm. Levados por Luiz, esposo de France ao "Bar do Amaral", em Pirangi 3. O lugar é simples, mas recomendável: comenos feijão verde, dobradinha e carneiro guisado, preparados pelo do dono, que dizem que vive na roça

Na agradável companhia do dentista Orlando, almoçamos e apresentamos a ele a gostosa comida do "Restaurante Camarões", onde fui homenageado por escritores com um jantar de adesão da UBE/RN, no dia 14 de fevereiro de 2014, data inesquecível e onde recebi de presente vários livros, inclusive o de Nete Corte, que li e adorei. Tudo foi preparado pela sua secretária Calazans, do presidente da UBE/RN Gosson, presidente da UBE/RN.

Retornei às lembranças que viveu a escritora potiguar Nete Cortez!  Mas tudo estava diferente! Não era mais uma vila de pescadores como descrevera em seu fantástico livro de suas lembranças infantis. Procurei encontrar os amigos, o escritor Gosson e sua secretaria, a escritora Selma Calazans, mas não os encontrei. Decidi rever amigos por onde andara a escritora Nete Cortez. Mas tudo já estava diferente!

Entrei em diversos centros de Artesanato, inclusive no Vilart, perguntando se já tinham tido a ideia de transformar em sunga de banho o “Morro do Careca”, o maior ponto, mas não encontrei. Ah, não sabia que doeria tanto não ter comprado uma sunga de banho tendo como estampa o “Morro do Careca” maior e mais famoso cartão postal de Natal. Em 1982 quando estive pela primeira vez ainda como jornalista na terra dos escritores de Nete Cortez, Gosson, Calazans e o falecido Câmara Cascudo pela pratiquei "sky" bunda" como era chamado na época descer em a prancha deslizava na areia e caia no mar! Hoje essa prática está proibida pelos órgãos ambientais, porque levava a areia também!


“Ah, não sabia que doía tanto”, como escreveu Gosson, em seu belo livro de memórias, deixar a terra potiguar de Nete Cortez, do falecido Câmara Cascudo de Celma Calazans e de Gosson e outros excelentes escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário