sexta-feira, 25 de março de 2011

AS SAIDINHAS DE BANCOS E OS ASSASSINATOS POR NADA!


Medidas foram tomadas para inibir os assassinados nas chamadas “saidinhas de bancos” e de “caixas eletrônicos”, mas nenhuma delas, até agora, se mostraram eficazes, porque os bandidos  são mais espertos que a polícia; enquanto a polícia sobe de escada os bandos pegam o elevador!
Foram proibidos celulares dentro dos bancos; depois, por algumas Leis Estaduais mandaram que a FEBRABAM – Federação Brasileira dos Bancos - colocasse alguma coisa que obstaculizasse e não permitisse que os clientes fossem visualizados pelos “olheiros” e “informantes” das quadrilhas e informados pelo celular: colocaram um vidro leitoso.  Também por algumas Leis estaduais, a FEBRABAM colocou câmeras nos caixas eletrônicos. Nada disso adiantou.
A Polícia, então, passou a recomendar que as pessoas não realizassem saques de grandes quantias porque poderiam correr o risco de morrer em assaltos! Santo Deus! Onde nós estamos? Acho que nós estamos no Brasil!
Sei que não pode haver um policial em cada esquina, mas não ter polícia em lugar nenhum é um absurdo. Isso foi mostrado em uma reportagem exibida pela TV.
É por isso que a indústria da segurança individual e condominial cresceu tanto nos últimos anos!
Se a polícia não tem competência para inibir os crimes, por que então tem competência para transferir a responsabilidade do Estado para cada cidadão, orientando-o a não sacar grandes quantias!  Se for necessário, teremos que sacar, até porque nunca inventaram um método de se pagar tudo com cartão, embora ele o cartão já tenha se desenvolvido muito – tanto em volume de negócios; como de problemas junto aos órgãos de defesa do consumidor!
Temos que encontrar outra solução porque as que foram apresentadas e implantadas até agora não deram certo! Proibir celular, colocar vidros leitosos entre quem espera e os caixas, câmeras em caixas eletrônicos, essas coisas ajudam somente nas investigações após o crime, mas não diminuíram os assaltos de quem tem que ir a um banco.
Também orientar para que as pessoas façam pequenas retiradas não deu certo. Hoje, se mata uma pessoa e não se leva nada! É uma situação crítica, a da nossa segurança. Já estão até explodindo caixas de bancos em portas de delegacias. Mata-se hoje até por pura diversão; na frente das câmeras de monitoramento, que não inibem mais os bandidos! É o verdadeiro BBB da vida privada sendo mostrado da forma mais perversa ao público: sempre com um corpo estendido no chão!
O que falta mesmo é mais educação, mais investimentos, mais orientação de moral e civismo. Cada policial na rua representa hoje mais risco para uma pessoa de bem do que para um bandido conhecido.
Temos é que investir mais em regras de cidadania; falar menos e trabalhar mais; prometer menos e cumprir mais, enfim, acabar com o político bonzinho que promete tudo em período eleitoral, mas não cumpre nada depois!
Quanto aos menores infratores, precisamos ensiná-los – como eu fiz como Assistente Social, que a recuperação se dá pelo civismo, a cidadania, o respeito ao próximo e a educação de qualidade!
Não se precisa mais do que isso, muito menos de programas mirabolantes que não resolvem nada; apenas consomem muita verba publicitária e pública!
Uma boa Escola a mais, com matérias voltadas ao dia-a-dia dos jovens mesmo, será sempre um bandido a menos nas ruas!
O que falta para os jovens nada mais é do que uma boa educação, com regras, disciplinas e boa aprendizagem, como a que era ensinada no passado!
Não sabem as crianças de hoje que todo direito vem de um dever e hoje elas só falam em direitos e nada em deveres! É por isso que tem tantos marginais nas  ruas assaltando,  matando por nada, estuprando!         Vamos dar um basta à violência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário