terça-feira, 30 de agosto de 2011

EDSON DE AGUIAR ROSAS, O ASISTENTE SOCIAL


   
Robert Atkins,  dizia que “se o açúcar fosse denunciado dos púlpitos” e se você tivesse tomado conhecimento desse escrito companheiro assistente social Edson de Aguiar Rosas, talvez não tivesses sido vítima da diabetes, doença silenciosa e maldita que tantos estragos causa nas pessoas.

Lembra-se Edson, da época em que ingressavas na redação de A NOTÍCIA com uma folha de papel datilografada na mão pedindo para ser publicada ao menos “uma notinha” sobre a tua luta para trazeres o CRESS para Manaus e criar uma nova Região?  Eu era apenas um jornalista tentando sobreviver!
Era o início dos anos 80 e muitas vezes nos cruzamos à porta da redação do jornal em que eu trabalhava. Mas pouco nos falávamos. Também não entendia a tua luta e nem os teus objetivos concretos.
Criticavas muito o fato de o Conselho do CRESS pertencer à 1ª Região em Belém; dizias que o Conselho Regional de Serviço Social já deveria funcionar em Manaus em razão do número de profissionais existentes na cidade; alguns atuando. Outros, não!
Na época, além de um jornalista tentando sobreviver, nada entendia de CRESS, de 1ª Região e de teu trabalho quando dizias que devia ser constutuído um Conselho próprio em Manaus.
Recordo de tua alegria quando um dia entrastes na redação do jornal dizendo que finalmente uma “delegacia” do Conselho passaria a funcionar em Manaus. A tua felicidade era tamanha e eu também não entendia o por quê. Aliás, não entendia de nada! Só do que eu fazia por dever e pelo dinheiro, que era pouco.
Hoje, Edson  de Aguiar Rosas, tenhas certeza companheiro assistente social, digo-te  que tua luta não foi em vão: o CRESS/15ª Região se tornou uma realidade!  
Ficou órfão, porém, a tua turma de 1957, com 14 homens e 11 mulheres, uma das raras com mais homens do que mulheres, considerando que à época a profissão era considerada feminina; Nesse ano, companheiro assistente social, onde tivestes como colegas de sala Álvaro César de Carvalho, Eureliano Carminé, Roberto Carvalho Leal, Ivanir Herculano Barroso, Ithuy Oliveira Lima, José Roberto Ribeiro de Araújo, João Bosco Evangelista, Edson César Mello, José Geraldo Garcia Guedes, Raimundo da Costa Santos, Rui Melo Ernando Dantas, Randolpho de Souza Bittencourt e José Luiz de Araújo  Ribeiro,  alguns ainda vivos; muitos, falecidos, Os ainda vivos ficarão com saudades de tua partida, companheiro.
Mas não quero falar necessariamente dessas lembranças do passado, companheiro assistente social.  Se soubesses que Robert Boisler, tinha escrito há muitos anos  que “a (...)  fabricação do açúcar nos trouxe doenças inteiramente novas”  porque . “o açúcar nada mais é do que um ácido cristalizado que está provocando a degeneração dos seres humanos”, talvez o amigo tivesse se cuidado um pouco melhor e não  ficasse quase cego por causa dessa maldita doença que te levou, companheiro.

Não quero falar dessa maldita e silenciosa doença chamada diabetes que te levou de nós, companheiro, de nosso convivo, mas das tuas qualidades de honradez, persistência, tenacidade e determinação quando lutavas por uma “delegacia” do nosso CRESS no Amazonas. Tu que exercias o Direito, ficou quase esquecido no seio de teus pares, mas eu te reconheço como um grande guerreiro companheiro!

Um comentário:

  1. http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/doencas-e-tratamentos/diabetes kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E a insdustria açucareira esta la sun e salva.

    Os trapalhoes, agonizam Chico Anizio ja morreu
    mas o Humor jamais morre. As vezez bem sutil mas vive para sempre. Sugar Blues de William Dufty

    ResponderExcluir