quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MINHA HOMENAGEM AO CANTOR WANDO

MINHA HOMENAGEM AO CANTOR WANDO!!!!!

Alguém conhece Wanderley Alves dos Reis? Pois ele faleceu hoje, aos 66 anos. Conhecido popularmente por Wando, ele nasceu na cidade mineira de Cajuri, no ano de 1945 e faleceu  na cidade mineira de Nova Lima, aos 66 anos de idade em seu Estado natal.

O apelido dado por sua avó, à formação erudita em violão, a história do caminhoneiro Wando, ou o trabalho do feirante Wando, são fatos que menos importam agora.

O que também não importa é agora é a primeira gravação feita em 1969, as mais de 400 composições de MBP para vários cantores de Música Popular Brasileira, até que Jair Rodrigues que o descobrisse e depois até a gravação de seu primeiro LP “O Importante é Ser Fevereiro”, o mais importante é a homenagem que lhe prestarei com a sua mais bela composição “Moca”, que embalou o sonho de adolescentes, quando a música estourou nas paradas de sucesso, como se dizia no passado, em 1975 em Manaus.

Uso a letra da música  “Moça”,  composta e gravada por Wando em 1974,  mas que só chegou em Manaus e foi tocada pela primeira vez em rádio em 1975, quando alegremente saboreava meus quinze anos de vida e sonhava à toa. Dentre as mais de 400 composições ele produziu, que sempre conseguia atingir ao coração de uma grande parte das mulheres, “Moça” foi a nunca mais esqueci e ainda hoje, vez ou outra, me pego cantando-a em meu apartamento.

Moça me espere no céu, pois (...) levo o meu coração pronto pra te entregar a Deus
Moça, moça eu te prometo eu me viro do avesso, só pra te  te abraçar e a Deus também!
Moça eu sei que já não é pura, teu passado é tão forte pode até machucar, mas Deus a perdoará
Moça, dobre as mangas do tempo jogue o teu sentimento todo em minhas mãos  e nas de Deus, também!
Eu quero me enrolar nos teus cabelos. E nos cabelos de Deus se as pinturas que as representam nas Igrejas, forem verdadeiras!
abraçar teu corpo inteiro, morrer de amor, de amor me perder nos braços de Deus!


Wando,  também compôs para outros medalhões da MPB, conforme informa sua biografia no site Wikipédia,  como Jair Rodrigues,  mas só no ano de 1974 gravou seu primeiro LP, “O Importante é Ser Fevereiro”.

“A Menina e o Poeta” foi gravada por Roberto Carlos em seu álbum de 1976.

"Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e, principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988, foram seu maiores sucessos.

Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi internado na CTI de um hospital em Belo Horizonte com problemas cardíacos graves. Ele passou por uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos.  Sua morte, por parada cardiorrespiratória, foi anunciada às 8 horas da manhã de 8 de fevereiro de 2012 no Biocor Instituto em Nova Lima, Minas Gerais, que não escolheu para nascer, mas escolheu para morrer.