sábado, 19 de maio de 2012

ACHO QUE ESTOU SONHANDO...TAMBÉM!

O Brasil está mudando para melhor, felizmente! A Comissão da Verdade foi implantada com choro, lágrima e engasgo da presidente Dilma Rousseff, ladeada pelos ex-presidentes Lula, FHC, José Sarney e Collor de Melo. Mas a Lei de Acesso à Informação, anunciada como capaz de fazer com que médicos cumpram suas jornadas de trabalho nos hospitais, passageiros sejam informado o horário dos coletivos, salários dos servidores sejam acessados apenas com um clique de acesso à internet não funcionará em sua totalidade porque muitos municípios do Brasil, sobretudo os situados no Norte e no Nordeste, sequer possuem acesso regular de qualidade, em velocidade aceitável e a um custo barato à rede mundial de computadores. Infelizmente!

Por isso, pensei no deputado amazonense e histórico do Movimento Democrático Brasileiro– MDB, oposição no Brasil ideológico,  advogado Francisco Guedes de Queiroz, falecido pobre em 23 de julho de 1987 que, em um de seus brilhantes e combativos discursos contra a Ditadura Militar, proclamou da Tribuna: “entre raios, pedradas e metralhas, ficou gemendo, mas ficou sonhando...”.

Não sei quem pronunciou essa frase tão emblemática, mas ela se encontra registrada na lápide de sua sepultura, no Cemitério São João Batista. Com certeza o combativo deputado oposicionista, gostaria de ter presenciado e registrado a emoção de uma presidente que também combateu a Ditadura Militar que implantou uma feroz, raivosa e repressora ditadura no Brasil em 1964, nas trincheiras armadas da oposição estudantil. Isso, talvez, possa explicar a emoção incontida da presidenta, durante a solenidade de instalação da Comissão da Verdade ou a angustia do parlamentar que faleceu sonhando com dias melhores para o Brasil!

Que o Brasil está mudando para melhor, sou forçado a reconhecer que sim, mas ainda não foi capaz de fazer instalar em todo o país a promessa do ex-Ministro das Comunicações, Hélio Costa, de colocar internet com fibra ótica com banda larga a um custo de R$ 29,90 reais em todo o Brasil, até o final do ano passado, antes de deixar o Ministério. Tivesse cumprido pelo menos essa promessa, com certeza a Lei de Acesso à Informação poderia ser exigida pela sociedade brasileira. Mas como isso não ocorreu, demonstro minha frustração novamente, também.

Sem acesso à internet, como fazer cumprir a Lei de Acesso à Informação? Impossível! O mais sensato foi o fato de o próprio ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, ter admitido após a solenidade, como se estivesse anunciando alguma novidade extremada que o Brasil ainda não estar preparado para fazer cumprir a Lei, por falta de estrutura de pessoal preparado e  suficientemente qualificado às atribuições porque o funcionário público terá que passar a entender que seu verdadeiro e único patrão é o povo que paga impostos elevadíssimos para mantê-lo no cargo que ocupa mas poderá tirá-lo do posto também. Mas lei veio para ficar, como disse o Ministro, quando admitiu que o país não se estruturou para fazer cumpri-la antes de implantá-la e anunciá-la como solução de todos nossos males sociais.

“ Entre raios, pedradas e metralhas, ficou gemendo, mas ficou sonhando...”, repito de novo o trecho do deputado na tribuna da ALE  do falecido e pobre de recursos financeiros, mas honrado entretanto com a riqueza intelectual, moral e ética que deixou como legado a seus filhos, como exemplo de vida, há muitos anos.

Eu também ficarei sonhando com o dia em que o povo passará a ter uma internet confiável, com maior e melhor velocidade e a um preço mais acessível para permitir o acesso à rede social. Mas parece que continuarei sonhando...por muito tempo, ainda!