sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

ENCONTROS E DESPEDIDAS

Os encontros são maravilhosos; as despedas, não! São tristes. Deixam uma certeza: toda despedida feliz vem antecedida de uma despedida dolorosa e triste. Se não existisse essa dualidade, ns vida, defendida no livro filosófico O HOMEM DA ROSA, lançado em 1998 na Bienal Internacional do Livro. Conheci e revi o advogado Márcio Moraes. O Dr. Márcio foi um cicerone perfeito, me levando ao Centro de Convenções para o lançamento e depois me apanhando para almoçarmos juntos. Na visita, almoçamos juntos de novo, com minha esposa Yara Queiroz. Mas o que seriam os desencontros da vida se não existissem para nos fazer lembrar de momentos agradáveis devem ser guardados em fotos e, principalmente, no coração. Depois, vem o momento triste pela despedida, porque ninguém veio para ficar eternamente. A saudade que nos fica não nos deixa fácil! Fiquei assim, feliz com a chegada e triste com a partida, quando recebi no hall do Hotel Elegance, no RJ, a visita do amigo virtual que se tornou real. 

O advogado Roberto Fraga Júnior, foi o primeiro a visitar-me no hotel e o único que se manifestou quando pedi ajuda pelo facebook para um tratamento psicológico para promover o encontro dos dois “eu´s” que habitam em mim. Dos 16 aos 46 anos de idade, só comandei órgãos em diversas funções, Como aposentado por invalidez 46 anos. Tenho que aprender a receber ordens. O encontro desses dois “eu´s” estava difícil e pedi de ajuda de um profissional de psicologia. Roberto Fraga Júnior, compartilhou e pediu que me ajudassem, mas foi o único. Consegui ajuda e estou em tratamento para promover esse difícil encontro.

Só lia as crônicas que escrevia e publicava no facebook, blog carloscostajornalismo e Recanto das Letras, além de outros locais em que sou republicado por pura manifestação de carinho das pessoas. Foi ao hotel e proporcionou-me um jantar no Restaurante Caramelo, de massas. Caminhamos a pé pela calçada, conversando. O restaurante ficava no mesmo quarteirão. Roberto Fraga Júnior contou-me que durante um exame de rotina, soube que possui um tumor benigno no cérebro e fez tratamento. Me chama de “mestre” e lhe respondo que já tinha sido mestre em curso de Serviço Social em Manaus, mas era apenas um aprendiz dos ensinamentos da vida como ele também o é!  Seu pai, que  o indicou para mim por ter se identificado com a forma que escrevo, embora desejasse conhecê-lo, continua sendo só virtual. Uma pena!

Ah, ainda teve a advogada Luana Cândido, seu esposo Ruan Madeira e o filho do casal Dimitri Madeira, os quais levamos para ver a queima de fogos na praia, no Habbib´s, em Copacabana. Luane, era amiga de minha esposa, não conhecia.   Dirigiu o automóvel e nos levou à Região dos Lagos. Visitamos as praias de Búzios e Cabo Frio. Na ida e na volta, muito trânsito na BR. Muitos turistas nas pequenas cidades litorâneas da Região dos Lagos e parece que todos os automóveis decidiram retornar ao mesmo tempo e na mesma hora. No retorno, foi uma demora, maior do que na ida.

O Dimitri Madeira ficou sentado em sua cadeira de viagem. Eu, minha esposa demos mamadeira, brincamos, demos brinquedos para ele. Muito queto e rindo o tempo todo, parecia se divertir também. Um dia antes de retornarmos a Manaus, recebi a visita no hotel de minha tia Maria Auxiliadora Costa, da minha prima Rosilne da Costa Martins, “a Rose” seu esposo Alexandre Cavalcante Maranhão, suas filhas Isabelle Martins Araújo e Maria Clara Martins Maranhão.

Isabelle, a vi engatinhando pela casa da tia, há 22 anos, na primeira viagem que fiz ao RJ para cursar especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing Empresarial. A emoção foi tanta, nos abraçamos tanto, a saudade era tanta que desse encontro tão significativo para mim e para minha tia, que me presenteou com o primeiro dicionário que tive na vida pelo dia do meu aniversário, em fevereiro, nada  registrei em foto. Fiz o registro  apenas no coração, lembrança e guardarei para sempre na retina de meus olhos: minha tia chegando aos 70 anos, os recebendo na porta do hotel e levando-os ao apartamento 521 do Elegance.  Depois fiquei me lamentando e comentei com a Rose por whatsapp que “com vários celulares no local, ninguém havia se lembrado de registrar o reencontro”. “Teremos outras oportunidades, ainda”. “Não sei se teremos”!

A viagem ao RJ para assistir ao Reveillon, começou a ser programada em março com a compra das passagens e o pagamento do hotel. Na praia, pelo gesto emblemático das mãos das pessoas de branco, mandando o ano de 2015, cheio de problemas, embora e chamando com gestos também nas mãos como se fosse de “vem” para o 2016, os 16 minutos de fogos de artifício disparados de balsas no meio do mar, em um lindo e emocionante espetáculo, fiquei triste porque os problemas estruturais, políticos, econômicos e de falta de ética que se abateu sobre uma parte da classe política brasileira, envolvida em corrupção na Petrobras, recomeçarão iguais ou piores depois do carnaval. 

Naquele momento, tive a certeza: a ano de 2015 já foi tarde! Os problemas foram transferidos e começarão depois do Carnaval de2016 porque tudo no Brasil só começa e termina depois das folias do Rei Momo. Mesmo assim, alguns reajustes de tarifas públicas começaram a ser cobradas no primeiro dia útil do ano novo, com velhos e conhecidos problemas morais e imorais de 2015!

7 comentários:

  1. Rosilene da Costa Martins8 de janeiro de 2016 às 13:53

    Nossa que lindo muito mesmo li cada detalhe mais uma vez obrigada e vou mostrar para minha mãe um bj para todos

    ResponderExcluir
  2. Adorei, mestre! Um beijo carinhoso para ti!

    Roberto Fraga Jr

    ResponderExcluir
  3. Meu caro jornalista, só momentos felizes q levamos dessa vida! O mais são as condições q nos levam a esse momentos. Já vivi MT e quero viver bem mais, apesar de problemas familiares, saúde, violência e essa politicagem suja, então vamos curtir os fogos, por que não?

    ResponderExcluir
  4. GoSei!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Gostei!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Maria da Glória Tavares10 de janeiro de 2016 às 02:32

    Bom dia amigo,não é bom perder o sono no meio de madrugada mas é compensador quando acharmos coisas que nos faz crescer como achei agora!Obrigada por existir meu mestre! Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir