segunda-feira, 8 de abril de 2019

A IRONIA DE BOLSONARO!


As gargalhadas irônicas  do Jair Messias Bolsonaro pela rede social so twitter deveria preocupá-lo. Em campanha, ele atirava e prometia mudar o Brasil e poucas mudanças do que prometera puderam ser realizadas até agora de forma democrática. Talvez, o presidente, pensasse que fosse fácil, mas ele passou de metralhadora de capitão à  vidro e qualquer tiro disparado pode acertá-lo no coração de seu Governo que ainda não está ruim, mas pode ficar se Bolsonaro não cumprir pelo menos a metade das promessas feitas durante a  caminhada até chegar ao topo do Poder e governar com os poderes legislativo e judiciário.
O presidente prometeu demais, talvez pensando que uma vez eleito presidente governaria o Brasil sozinho, como usando uma varinha mágica e fizesse as mudanças garantidas em campanha política. Agora, ri de si próprio, enquanto o país continua dividido entre os que têm ódio do PT e os que defendem a legenda!
Como professor de pesquisa social, acredito em pesquisa política isenta, asséptica, encomendada pelo DataFolha e divulgada pelas emissoras de TVs e repercutida pelas redes sociais, jornais e outras fontes. Analisei profundamente os dados e não percebi nada de discrepância ou que a contaminasse. Ela foi feita tecnicamente correta, dentro da margem de erro e só reflete as promessas feitas e ainda não cumpridas.
Da pesquisa social à pesquisa política mudam poucas coisas, como a fórmula, a metodologia, mas quando Jair Bolsonaro se recuperava de um atentado que sofrera em MG, analisei os dados de todas as pesquisas políticas para escrever e publicar no blogjornalismocarloscosta que mesmo sem fazer campanha ou participar de debates Jair Bolsonaro era o único candidato, estatisticamente poderia ser garantido no segundo turno, mesmo com o crescimento de Fernando Haddad, do PT e arrisquei até arriscar a possível diferença em que os dois chegariam no pleito, contra todos anunciavam que não haveria segundo turno no Brasil. Estatísticas e pesquisas sérias e assépticas não mentem e nem podem atribuídas culpas a quaisquer emissoras de TV, como a Rede Globo, que só detalhou os dados levantados. Então, o porquê da ironia?  
É que Bolsonaro gerou muitas expectativas perante os eleitores, prometendo demais e até agora fez poucas coisas em relação ao que prometera em campanha que mudaria e ainda não o fez. Conseguiu mudar a Lei do Desarmamento, mas sem o Congresso, porque não precisava dele, mas está patinando com a PEC que muda o Regime Previdenciário, sem mexer nos proventos e salários dos Congressistas que estão em média 28 mil reais contra os benefícios da Previdência Social que estão em média 1,700 reais como revelou na CCJ, o ministro da economia Paulo Guedes.
O Governo Bolsonaro virou vidro e deixou de ser a malhadora que, em campanha, atirava para todos os lados. Agora, qualquer tiro disparado pelo capitão Bolsonaro, pode acertar no coração do próprio Governo.

9 comentários:

  1. Governo ainda engatinhando (no início), não é ditadura (portanto, não decide sozinho) e ainda com uma baita resistência da oposição... Juntando tudo, acho que está indo bem! Mas, é cedo, muito cedo para avaliar.

    ResponderExcluir
  2. Palmas pela sua isenção e extrema lucidez analítica e conjuntural

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto amigo!
    Bem elaborado e crítico!

    ResponderExcluir
  4. Um louco e incompetente no governo. É o caos. É preciso interditar estes oligofrênicos antes que destruam tudo. É um doente, que mistura olavistas e militares reacionários.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Elaborado, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Lethycia Corrêia Amorim9 de abril de 2019 às 15:15

    Muito boa sua análise...crítica e também ironica

    ResponderExcluir
  7. Tomazia Tavares (Assistente Social)9 de abril de 2019 às 16:34

    Muito boa a alise!

    ResponderExcluir
  8. É sabido que um dos maiores propagadores de fake news é o Estadão.
    Agora o Facebook contratou o Estadão como censor do site e deu-lhe poder de filtrar e determinar quem é ou não e propagador de fake news, diminuir alcance de nossas postagens, etc.

    ResponderExcluir