quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

GERUNDISMO EM TELEMARKETING E OS GOLPES COM CARTÕES


- Estarei consultando seus dados, senhor...! A prática do “gerundismo” já se disseminou até entre golpistas que usam dados dos cartões de crédito dos bons clientes, para iludí-los com ofertas, como ocorreu comigo! Tenho mais de 20 anos usando uma só bandeira de cartão e, dia 30/11 fui vítima de uma tentativa de golpe através  do conhecimento de todos meus dados pessoais que os golpistas já conheciam a todos, até o tempo que eu utilizava o cartão! Quase caio como um pato que nada alegremente dentro de uma lagoa. Minha sorte é que ligaram-me da operadora, avisando-me da fraude e a compra não cancelada!

Será que os operadores de telemarketing sérias não poderiam falar as palavras corretas ou  simplesmente: “vou verificar seus dados, senhor;  ou consultarei seus dados, senhor”? Não soaria melhor aos ouvidos de quem está ao telefone?  E haja saco! O gerundismo extrapolou as froteiras e chegou até aos golpistas que o copiaram perfeitamente!

Segundo o “pai dos burros e analfabetos” como eu, o site wikipedia de consultas, gerundismo está definido como “uma locução verbal que consiste no uso sistemático de verbos no gerúndio, cujo emprego é relativamente recorrente no português, particulamente o brasileiro”. Continua, ainda o “pai dos burros e analfabetos”, entre os quais me incluo: “A concordância da construção com sintaxe do português não é ponto pacífico, sendo por vezes,  considerada  um vício de linguagem.”

Portanto, o gerundismo foi estigmatizado graças ao seu emprego constamentemente impreciso semanticamente e ao preconceito linguístico. O que vem a ser o preconceito linguístico? Segundo, mais uma vez, a consulta que fiz ao “pai dos burros”,”trata-se de  uma imposição do ensino tradicional da gramática normativa, originando um preconceito contra as variedades não-padrão!”

Diante de todas as explicações retiradas do “pai dos burros”, acredito que o pessoal de telemarketing das empresas poderia aprender corretamente  a língua da “flor do lácio”. Ela  é linda, poética e perfeita e que esse gerondismo desnecessário, não passa de uma desqualificação completa para exercer a função de operadora ou operador da função. Não há uma única operadora de telemarketing que funciona de outro modo, procurando empregar corretamente as palavras. Já virou moda!
Ontem, recebi um telefonema suspeito, em nome de meu Cartão de Crédito e a conversa começou assim, logo após ter fingido que caía em um golpe bem bolado:

- Como o senhor já tem...anos de cartão e sempre pagou em dias suas faturas, o senhor foi considerado um cliente Vip”. Depois completou o gerondismo: “vou estar passando para a minha supervisora confirmar alguns dados para a entrega de seus produtos”. Como os golpistas andam tão bem informados sobre quem paga em dias suas faturas, o tempo do cartão e outros detalhes que só a operadora saberia? Ou os dados dos clientes estão sendo comercializados no mercado negro ou não sei o que acontece!

A supervisora continuou: “o senhor estará confirmando alguns  dados de seu cartão de crédito e seu endereço para entrega”. Matei o golpe, mais tarde confirmado pela própria operadora de meu Cartão, através de meu celular. Mas o gerundio até entre os golpistas está se espalhando, acredito que é para não despertar maiores suspeitas sobre os golpes que estão aplicando em nome de operadoras!

6 comentários:

  1. Antes de criticar os operadores de Telemarketing, aprenda a revisar os textos ou pelo menos não escrever coisas clichês. Escrever aquilo que já foi escrito não é algo que se espera de alguémque critica, é esperado opiniões próprias.

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA
    Inicialmente, aceito sua crítica, mas por você tê-la colocado(a) como anônimo, imagino que seja um(a)desses(as)funcionários de operadoras de Telemarketing que confundem "gerundismo" com "idiotismo". Só relatei aos meus leitores uma tentativa de golpe da qual fui vítima, com excesso de “gerundismo “e nada mais. Não desejo polemizar, mas se escrevi algo que o(a)leitor(a) não gostou, respeito, mas exijo o mesmo respeito também porque se algum erro há em minha crônica, aponte-me, se for capaz, onde errei. Emiti uma crítica sim, com opinião própria. Não sou teleguiado e não escrevo por encomenda! Meu e-mail é carlos_bezerra47@hotmail.com. Eu darei minha mão a palmatória e, humildemente, corrigirei os erros que forem apontados! Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Realmente o "gerundismo" dói aos meus ouvidos, porém no meu dia a dia escolar, isso se torna mais popular entre "professores" o que me faz sentintir ainda mais incomodada.E assim como já li em comentários anteriores , eles consideram isso natural, como um dos diversos"falares" brasileiros,onde não existe erro gramatical e até se parece uma forma mais sofisticada de expressão. O que me preocupa é a que isso acontece dentro de escolas, e provavelmente em todo o país. Se os professores não tem noção da nossa própria língua, o que eles esperam de seus alunos?
    Se isso acontece em empresas que fazem lobotomia em seus funcionários privadas,não é problema nosso. Mas quando a escola acha normal e até correta esse tipo de comunicação (vício de linguagem, Todos "vão estar fazendo" coisas do tipo: entrar pra dentro, subir pra cima, sair pra fora....Será esse o tipo de cidadão e profissional que o Brasil espera de nós , enquanto professores?

    ResponderExcluir
  4. Jocilene, você tem toda razão.Todos tem o direito de ser burros, idiotas, mas eu não! Continuarei reproduzindo o que vejo e as idiotices que tenho conhecimento, entremeadas coisas amenas, Leia essa outra crônica minha, também de meu blog:

    "NOIS FALA ASSIM PORQUE NOIS QUER; MAIS QUE NOIS SABE, NOIS SABE"

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sensacional o texto, passei mal de rir lendo ele!. Obrigada pela diversão proporcionada!. hahahahahahaha!.

    ResponderExcluir