sexta-feira, 7 de junho de 2013

NOSSO CRISTAL ESTÁ SE QUEBRANDO...!

(para Carlos Costa Filho, com amor!)

Nosso cristal está se quebrando...! Vítima do vício em redes sociais  que mudam comportamentos, transformando-os em adolescentes estranhos e difíceis de entender....Nosso cristal, como todos os adolescentes,  também vítima de problemas hormonais próprios da idade, está quebrando!

Tão esperado, desejado e querido na sua nascença, nosso cristal está se tornando um rapaz inteligente e revoltado na pequena idade de seus quinze anos. Com pelos no rosto – que sempre tira - nosso cristal, para quem dei mamadeira no colo, comprei água de coco quando não tomava água comum ou suco, se tornou mais “um rebelde sem causa” como tantos outros, como diz a letra da música composta por Renato Russo. Garante que “nós não o entendemos”, mas ele é que não entende os pais, como também diz a letra da música. O certo é que nosso cristal está se quebrando...!

Como sentimos saudade daquela criança alegre, com cabelos de anjo, encaracolado, que nos acordava com música suave em seu berço; que via e repetia tudo que passava no programa infantil “Teletubbies”, e repetia “de novo, de novo”, sempre que estava na hora de dar “tchau”, no final do programa, imitando o que dizia um dos bonecos que ouvia e apontava para o seu vídeo-cassete. Ah, como sentimos saudades!

O tempo foi cruel, as liberdades excessivas sem responsabilidades foram devastadoras, as crianças crescem, se transformam e se modificam, mudando também suas atitudes, comportamentos,  ações e valores. Com nosso filho não foi diferente, principalmente com os hormônios em ebulição, como ocorre com todos os adolescentes. Entendemos isso. Só não entendemos sua revolta contra tudo e contra todos!

Entendemos e procuramos compreender essas mudanças e revoltas, mas lembrando quando ele, aos quatro anos e usando uma fardinha verde e branca, foi para a Escola de Alfabetização “Floresta Encantada”, pela primeira vez, e a minha esposa retornou aos prantos para casa  informando que ele chorara muito e que não iria se acostumar. Que ela não suportava vê-lo chorando e chamando “mamãe”! “Calma!”- eu dizia - tentando acalmá-la, acrescentando “a primeira vez é sempre assim”, Ela retrucando: “Mas, com minha filha Isabella, não foi assim. Ela entrou na Escola e até me deu adeus dizendo-me, vai, mãe, pode ir. Estou bem”! E correu serelepe para entrar na sala de aula.  Isso lhe cortava o coração - dizia sempre.

Também vivi a idade de não entender meus pais, mas os obedecia porque naquela época não havia tantas mudanças sociais bruscas, internet e inversão de valores, excesso de direitos sem qualquer dever. Era um período de “Brasil, ame ou deixe-o” e de “esse é um país que vai pra frente...”, mas andava sempre para trás no período de ditadura militar, mas com 15 anos nosso cristal já se acha independente e fala em sair de casa. Está desmoronando e se transformando em pedaços de vontades, em decisões precipitadas, em comportamentos impensados. Nosso cristal que parecia um anjo, que começou a contar os degraus das escadas do SESC até nove, está se quebrando, também pela modernidade da tecnologia!

A rebeldia da idade de nosso cristal nos destrói por dentro e  machuca nossos corações, deixando marcas invisíveis de impotência...!  Tenho pena de ver nosso cristal se despedaçando no chão, achando que já pode gerir a própria vida diante de sua revolta necessária pela idade; porém excessiva! Nosso cristal está desmoronando, mas estamos tentando colá-lo, juntando o que ainda resta de seus pedaços e os unindo de novo com carinho e muito amor, o que nunca lhe faltou.


Com certeza essa fase passará e vamos conseguir recuperar nosso cristal e ele voltará a ficar inteiro e feliz novamente!

3 comentários:

  1. Caro Carlos,

    Vai melhorar.

    O meu garoto está com 19 anos e a rebeldia melhorou bastante, mas a cabeça continua dura! : )

    Um forte e fraternal abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Carlos,como entendo bem sua angústia e preocupação.Seu cristal é ainda um diamante em bruto.Aquilo que ele não aprender com os pais,a vida vai ensinar.Como lhe ensinou a si,a mim,a todos...Somos sobreviventes e ele também o será.Ninguém se perde.Muita Paz.Aqui lhe deixo meu abraço português.

    ResponderExcluir