quinta-feira, 13 de junho de 2013

"PASSE LIVRE": O QUE MAIS ESTARIA POR TRÁS DAS "BATALHAS"?.



Seria o aumento do valor das passagens de ônibus, o único e exclusivo motivo que levou o movimento “Passe Livre”, de “estudantes” às ruas de capitais do Brasil para protestar, depredando e tocando fogo em coletivos e destruindo patrimônio público? Não estariam por trás dessas “revoltas”, partidos políticos que fornecem “gasolina” ideológica ao povo? Por que em um protesto só de “estudantes” ocorreu a prisão de ferroviários e rodoviários também em uma dessas cidades? Não seria por acaso, o início de uma revolta barulhenta de tudo o que estará engasgado nas cordas vocais dos brasileiros? Também os manifestantes enfurecidos não estariam protestando também contra aumento da inflação, corrupção, escolas que não existem, salários de professores que transmitem seus conhecimentos todos os dias, reduzidos por vereadores que trabalham dois dias por semana  e recebem muito bem em termos de remuneração?

Será mesmo que o único motivo das badernas contra os coletivos e o patrimônio púbico, só o aumento da passagem de ônibus. É difícil de acreditar que esse seja mesmo o único motivo para tamanha fúria! Em São Paulo, 15 prisões foram realizadas depois do fechamento de importantes ruas, depois de um início tranquilo de protesto contra as tarifas do transporte público, mas depois se transformou em uma autêntica batalha campal quando os manifestantes tentaram ocupar uma pista expressa e a Força Tática da Polícia Militar teve que intervir, sendo recebida com foguetes e pedras e respondendo com bombas de borracha, de gás lacrimogêneo e spray de pimenta no rosto dos furiosos para liberar o direito constitucional de ir e vir das pessoas.

Será que não estaria por trás dos protestos a grande indecisão da Justiça do Brasil que ora concede e em seguida cassa a liminar que determinou a redução das tarifas, que sofreram desoneração tributária em todo o país para não elevar mais ainda a inflação galopante que parece que chegou para ficar mesmo, tal os “malabarismos” tributários do Governo Federal sem que surja qualquer efeito prático?

Calma, gente. O direito de protesto é democrático e legítimo, mas passa por algumas etapas como a elaboração de uma pauta de reivindicação, a entrega a quem de direito, mobilização,  negociação e, nada disso surgindo efeito prático, o protesto ordeiro se faz necessário, mas de forma pacífica e ordeira, sem causar prejuízos a quem não tem nada a ver com a luta!

No caso específico da “Batalha de São Paulo” e as “batalhas” que ocorreram em várias cidades do Brasil, acredito que esteja por trás toda a revolta do povo contra as “barbaridades” administrativas de um Governo que não faz uma profunda reforma tributária, um judiciário que entra em conflito com suas próprias decisões, transformando-as em batalhas infindável, além do excesso de força, em alguns casos, exercida pelo aparelho repressor do Estado. Só em SP, os prejuízos em metrô, ônibus depredados, lojas com vidros quebrados etc., impostos não recolhidos ultrapassam facilmente ao valor de 100 mil reais! Sem contar os efeitos financeiros e psicológicos indiretos que essas “batalhas” causam ao contribuinte!

Durma-se com um barulho desses! E, no final, sempre algum contribuinte termina pagando a conta de todos os atos de vandalismos cometidos em nome de uma reivindicação que é legítima, mas que se transforma sempre em baderna sem controle e sem comando.

O que estará havendo mesmo?


2 comentários:

  1. MEU AMIGO CARLOS COSTA, TODO PROTESTO TEM UMA MINORIA DE VÂNDALOS, PORQUE SÃO MALOQUEIROS MESMO OU É PAGO POR ALGUM PARTIDO POLÍTICO QUE COM CERTEZA FAZ PARTE DESTE GOVERNO PARA CULPAR AINDA MAIS O POVO....NA VERDADE ESSE MOVIMENTO DO PASSE LIVRE É UMA REVOLTA GERAL SOBRE TUDO , PRINCIPALMENTE SOBRE A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE..ESTAREI PARTICIPANDO JUNTO COM MEU MARIDO E FILHOS , VOU COLOCAR TODA A MINHA REVOLTA PRA FORA COM CORAGEM MAS SEM MALANDRAGEM E ESPERO QUE TODOS ESTEJAM LÁ COM ESSE INTUITO DE PROTESTAR E NÃO VANDALIZAR...FIQUEMOS NA PAZ E TENHA UM DIA FELIZ E CHEIO DE VIDA, AMIGO, CARLOS COSTA.!!!

    MAGAL ROCHA....:)

    ResponderExcluir
  2. É.HÁ SEMPRE ALGO OU ALGUÉM POR DETRÁS DESSAS MANIFESTAÇÕES.E COMO NESTE PLANETA NÃO SOMOS TODOS CIVILIZADOS NEM BONS...ABRAÇOS DE ALÉM-MAR.

    ResponderExcluir