sábado, 5 de outubro de 2013

DE VOLTA PARA O COMEÇO. SERÁ?

Leitores, depois de uma semana sem escrever, por sentir forte dor nas costas que me deixaram travado na segunda e na quinta-feira, eis a primeira crônica que consigo escrever sem sentir dores lombares, travamentos e dormência nas pernas e nos braços. Um abraço a todos que torceram e rezaram pela minha recuperação. Ainda sinto dores e inspiro cuidados, mas estou melhor:

DE VOLTA PARA O COMEÇO. SERÁ?

Usamos a frase de volta para o começo, sempre que iniciamos uma nova jornada, voltamos para os antigos caminhos, sonhos, amigos, lembranças que tínhamos de um passado ou voltamos a residir em um mesmo bairro, mesma cidade, mesma rua, enfim. Mas até que ponto isso pode ser verdade?

Como afirmara um filósofo pré-socrático, que ninguém poderia se banhar na mesma água de um rio duas vezes, por não ser mais a mesma e estar sempre em movimento e nem o homem seria o mesmo, pois também não seria mais o mesmo, porque alguma coisa já seria diferente, não existe a fantasia de a volta para o começo que sempre desejamos, esperamos e gostamos de dizer!

Diante disso, não podemos voltar ao começo, porque haverá sempre alguma coisa diferente, embora pareça ser igual aos nossos olhos, mas nunca será. Haverá algo diferente, embora não aparente, porque as aparências sempre enganam aos olhos. Assim como a água corre, a vida também corre, embora pareça igual, nunca será. Também como a água que corre, enfrenta obstáculos e vence, a vida é igual e sempre vence desafios, supera obstáculos que lhe são impostos, mas sempre os vence. Embora muitos afirmem que estão dando voltas sempre no mesmo lugar, como se fosse uma rotina já conhecida e costumeira, isso não é uma verdade porque a vida é uma constante evolução, mas nunca se pode recomeçá-la como gostaríamos de fazer, porque estamos sempre em movimento.

Os dias não são sempre iguais. As noites também não! As dores lombares que senti nas costas por uma semana, muito menos! Nada é igual ou se repete! Há sempre algo diferente nos dias e nas noites; embora pareçam ser. Nem a rotina é igual todos os dias, nem os aborrecimentos, frustrações ou desejos e tudo o mais que desejaríamos que fossem nada será igual! É como o tempo que, embora não exista como pensamos, ele simplesmente o é e não se discute, por ser aceito como uma convenção!

Assim é o homem, assim é a vida, assim será a morte: nunca serão iguais para todos. Talvez por isso sempre escreva sobre meu Varre-Vento que imagino que ainda seja calmo e tranquilo, cheio de árvores, de campo, de plantações de pés de cacau, mas sei que ele não é mais igual ao que guardo no coração como lembrança preciosa de uma época feliz e despreocupada, quando usava apenas calções costurados com restos de sacos de açúcar, tomava banho na chuva e brincava correndo como se o amanhã nada fosse me cobrar.

Confesso que nunca mais tive coragem de voltar à paisagem que tenho como fonte de inspiração, com suas águas do Rio Solimões correndo fortes, derrubando terras e fazendo-as desaparecer e aparecer em outros lugares. Confesso meu medo de ter uma decepção por ter outra visão do lugar que guardei no coração como se fosse uma joia rara. Mas precisamos nos preparar para essas mudanças porque os dias também não se repetem igualmente, embora pareçam se repetir, como um dèjá vu. Mas nem mesmo o sol nasce todos os dias de forma igual, como a chuva, o vento, o frio e a vida não são sempre iguais, embora pareçam ser.


Como a água que se movimenta em um rio, o homem também não poderá ser sempre igual. Que loucura seria a vida, se tudo fosse sempre igual? Que ridículo seria viver assim!

6 comentários:

  1. Que beleza a sua retomada ao nosso dia a dia com os seus escritos que encantam a todos nós.
    É muito lindo ver tantos amigos vibrando com o seu restabelecimento!!!
    Não perca a fé que sempre lhe acompanha...
    Com carinho, Adelaide Reys

    ResponderExcluir
  2. Carlos, adoro as estórias do poético Varre-Vento. Tudo muda sim, mas mais felizes são os que têm as lembranças, imagens dos melhores tempos, quando os sacos de açúcar também ditavam a moda dos meus irmãos lá em casa. Tempo inesquecível, mais verde, lavouras, plantações... Abraços cheios das melhores energias,saúde, torcida para que volte à rotina em franco restabelecimento. Maria do Carmo, Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  3. Que bom tê-lo de volta e poder ler esta crónica tão inspirada. Uns por uns motivos e outros,por outros,não querem muitas vezes voltar ao passado,rever o que de bom viveu e onde,porque o medo da desilusão é grande.Ficou tudo guardado no coração e aí é que está a nossa verdade.Boas melhoras e nada de recaídas.Abraços amigos de além-Mar

    ResponderExcluir
  4. COM CERTEZA NÃO SEREMOS MAIS OS MESMOS AO RETORNARMOS A NOSSA TERRA NATAL, OU A LUGARES ONDE FORAM IMPORTANTES DEMAIS EM NOSSA VIDA! MAS HAVERÁ SEMPRE UM ENCONTRO DE AMIGOS DE INFÂNCIA, E HAVERÁ MUITA ALEGRIA AO RECORDARMOS NOSSAS BRINCADEIRAS, AMIZADES, ESCOLA, ENFIM LEMBRAMOS DA IMPORTÂNCIA DESSE TEMPO QUE FOI NOSSO ALICERCE, NOSSO CHÃO, ASSIM COMO UMA CERTA NOSTALGIA TAMBÉM. ALI FOI O COMEÇO DE UMA VIDA DE ALEGRIA, UMA ESCOLA, UM LAR PRIMEIROS DEGRAUS DO NOSSO CONHECIMENTO, AMO SEMPRE RECORDAR E VOLTAR AS MINHAS ORIGENS, MAS COM CERTEZA, EU DIFERENTE, A CIDADE MAIS DESENVOLVIDA, MAS SEMPRE AMADA. AMEI SEU TEXTO.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carlos. É verdade... quando retornei à casa de minha mãe após muitos anos, achei-a tão pequena, quando ela me parecia antes tão grande... nada é o mesmo, tudo muda. E acho melhor que seja assim, pois as águas paradas ficam estagnadas, criam mosquitos, apodrecem. Deixemo-nos fluir e mudar junto com elas. Espero que hoje você esteja bem, sem dores, e tranquilo. Te desejo saúde e paz. Bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Amigo Carlos Costa, é muito bom saber, que você esta de volta. E, recuperado da enfermidade, que lhe afligia. E, isso você demonstra, através da crônica que você escreveu. Minhas saudações para você!!! E, esteja certo que o Senhor Deus, nunca te abandonará, Ele esta contigo. Eu ofereço para você, as citações bíblicas, que se encontram, em Tiago 05: 14 até 16. Que se refere, que a oração do justo, pode muito em seus efeitos. Assim, como eu, que vos escreve, eu sei, que você tem uma porção de amigos, que esta orando por você. Na minha ótica, a sua missão, é escrever, escrever e escrever, para o deleite de seus admiradores (as). Que Deus te guarde, te proteja e te abençoe!!!

    ResponderExcluir