sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PEDRINHA, A FALÊNCIA DO SISTEMA CARCERÁRIO NO BRASIL!




Dia sim e outro também a Penitenciária de Pedrinha, no Maranhão,  se torna notícia nacional, transformando-se no maior problema do Estado e símbolo da falência do sistema carcerária no Brasil. Cárcere não é sinônimo de depósito de presos. Mas de norte a sul do Brasil, só temos notícias de depósitos de presos e não de prisões, sejam penitenciárias de segurança máxima, mínima ou nenhuma; todas têm problemas e todos muito graves.

Ou os Governos Federal e do Estado do Maranhão e dos demais  Estados encontram uma forma para por ordem nas Penitenciárias de ou as pedradas de morte vão acabar comprometendo o futuro do Brasil e a tranquilidade do sistema carcerário brasileiro, que está falido e precisa ser urgentemente repensado para permitir que o preso em medida de ressocialização saia ao final do cumprimento de sua pena capaz de enfrentar o mundo pós-cadeia e não volte a delinquir novamente. Hoje não temos prisões no Brasil, mas apenas quatro paredes com grades em minúsculos cubículos, nos quais são colocados seres humanos sem as mínimas condições de recuperação.

Em todas as penitenciárias do Brasil os presos montam escritórios do crime,  trafico, fazem e recebem ligações como se fossem de empresas de telefonias, andam armados, custam caro para os cofres já corrompidos por propinas públicos e se tornam bacharéis, doutores e pós-doutores no crime.Verdadeiros especialistas em todas as áreas.  Como se só isso não bastasse, ainda decidem quem deve morrer ou viver dentro e fora do sistema carcerário, dando ordens, criando estatutos, determinando fidelidade às facções criadas nas cadeias. Todos recebem e obedecem a ordens emanadas dos comandantes do tráfico e dos xerifes das prisões.

Há muitos anos mirabolantes propostas para por fim a tudo a todos os desmandos nas prisões foram apresentadas: tornozeleiras eletrônicas, bloqueadores de celulares, detectores de metais etc., mas nada foi colocado em prática e a sociedade continua sendo vítima de ordens dadas de execução, assaltos relâmpagos e queima de ônibus, com pessoas dentro. Por trás de toda essa onda de terror, existem sempre jovens adolescentes protegidos pelo Estatuto da Criança e o Adolescente – ECA, que deve ser urgentemente modificado para aumentar as penas de medidas sócio-educativas, incluindo a qualificação profissional e a prestação de serviços à comunidade.

Talvez nem essas medidas, se implantadas agora, sejam capazes de amenizar o problema dentro da Penitenciária de Pedrinha, no Maranhão, cuja governadora Roseane Sarney, filha do Senador pelo Amapá, José Sarney, irmã do deputado federal Sarney Filho, está sob ameaça de intervenção, que nunca acontecerá porque seu pai e sua família de políticos não permitirão que isso aconteça, mas garante que todo o problema é resultado do crescimento da economia do Estado.

Ou seria devido ao poder econômico e político excessivo concentrado nas mãos da família Sarney no Maranhão ou é fruto da incompetência gerencial e administrativo da governadora Roseana Sarney, filha do senador e ex-presidente da República, José Sarney, ou do deputado federal Sarney Filho. Ou seria resultado da concentração de renda nas mãos de poucos e a miséria nas mãos de muitos?

9 comentários:


  1. João Batista (MG)

    Sistema carcerário Brasileiro, mais uma de nossas grandes vergonhas expostas...

    ResponderExcluir

  2. Imagem de Maria do C. Fraga (Recanto das Letras) (MG)

    Carlos, já nem me lembro se te enviei um email falando que eu, Maridok, depois Maria do Carmo Fraga, agora estou assinando Mariana Mendes, nome de minha avó paterna..
    Mas adorei, a crônica de hoje sobre o sistema prisional e o problema do Maranhão. Adoro suas opiniões e batem muito com as minhas: pra começar, gente enjaulada é algo que não me desce - parece coisa da Idade média, que nossa incompetência humana não conseguiu encontrar solução. Amei. Abraços, Carlos. Saudade das histórias do Varre-vento. Bom fim de semana. Maria do Carmo Fraga

    ResponderExcluir
  3. Helena de Carvalho CONCORDO ...E TANTOS OUTROS SISTEMAS ESSENCIAS NO BRASIL......

    ResponderExcluir
  4. Helena de Carvalho BOM DIA CARLOS COSTA E ACONTECE EM TODO BRASIL E EM MARANHÃO QUE SÃO RICOS ( A FAMILIA SARNEY !!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ubiraci Jucá Coisas de estado rico, mon ami

    ResponderExcluir

  6. Academia Curvelana de Letras escreveu: "Carlos Costa, plenamente de acordo com a sua mensagem," Falência do Sistema Carcerário no Brasil", pondo-se na berlinda o presídio de Pedrinhas, no Maranhão, palco das mais recentes barbáries, como você, chegamos à conclusão de que o poder paralelo do crime no Brasil está se tornando tão forte, que ameaça o Poder legitimamente constituído para os nossos direitos de cidadãos defender. Como disse, os presos chegaram ao cúmulo de escolher quem vai morrer, chamando a atenção para as penitenciárias deficientes e superlotadas que se tornam não ambiente de ressocialização, mas verdadeiras escolas do crime, de onde os marginais, antes, quase primários, saem pior do que entraram. O Maranhão tem chamado a atenção de todos, não somente por Pedrinha, mas por vários outros assuntos que não nos cabem aqui discutir .Ou ressocializamos o prisioneiro, que, por sinal, nos custa muito caro, ou seremos, permanentemente reféns do crime e da violência, presos em casa para que o bandido, preso, anteriormente, ou não, torne-se o ditador a nos escravizar, quando ele, sim, é o marginal."

    ResponderExcluir
  7. Quanto primitivismo existe ainda por esse mundo fora,é aterrador!...Abraços de além-Mar

    ResponderExcluir
  8. O problema do Brasil é enorme.Absurdamente desigual

    ResponderExcluir
  9. Maate Joseph Save peoples life worldwide

    ResponderExcluir