terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CASA DE RESGATE DE COARI PRECISA SER RESGATADA!




Resgatando com Deus e cuidando com amor” é o slogan que usa o pastor Tony Milanês Lobão Malta (92) (8268-8830), que tem na sua comunidade terapêutica “Casa de Resgate” (casaderesgate@hotmail.com) sua maior vocação e envolvimento. Em meio às muitas dificuldades financeiras que enfrenta no município de Coari, quase sem apoio e sem verbas públicas, a “Casa de Resgate” cumpre a sua função de acolher jovens viciados e buscar dar-lhe conhecimentos da realidade dos dependentes químicos e alcoólatras, sensibilizando-os com ensinamentos religiosos e mobilizando recursos humanos e materiais na busca de soluções para resolver ou amenizar os problemas dos seus dependentes do álcool e das drogas. Também oferece alimentação física e espiritual   aos seus internos. Entretanto, tudo com recursos de doações da comunidade do município e recursos próprios de seu fundador.

Quase sem apoio de ninguém para começar seu trabalho, o pastor Tony Milanês passou 120 dias desenvolvendo o slogan “resgatando vidas e cuidando com amor”, recolhendo alimentos e distribuindo sopas pelas ruas do município e café da manhã na praça principal de Coari, porque era onde se concentrava um grande número de dependentes químicos e moradores de rua, tudo para identificar e recolher pessoas de 17 a 55 anos, de ambos os sexos, em um trabalho assistencialista, mas que o pastor Tony pretende transformar tudo em Assistência Social.

Com o trabalho desenvolvido, teve que criar uma casa de acolhimento, no bairro Ciganópolis, com 20 internos, para os quais o pastor Tony continuava recolhendo alimentos e servindo café, almoço e jantar, com muitas dificuldades, mas tentando passar para todos os internos um ambiente familiar com fortalecimento de vínculos de família.


A “Casa de Resgate” cresceu, hoje abriga 120 pessoas internadas e aumentaram as dificuldades, porque o atendimento passou a ser 24 horas por dia. Contando com poucos parceiros a continuidade das ações, a instituição precisa de recursos financeiros para montar equipes  multiprofissionais composta por psiquiatria, assistente social, psicólogo, professores e médicos para encaminhamento e realização de exames de rotina em hospitais e visitas domiciliares, preenchimento de ficha socioeconômico quando necessário, mas em um município onde o prefeito está preso acusado de crimes de pedofilia, as ações profissionais sem assistencialismo ficarão impossíveis por falta de documentos necessários à realização de todos esses trabalhos sem recursos públicos, que exigem certidões negativas, inscrição no Conselho Municipal da Criança e o Adolescente e outros. O documento de Utilidade Pública do Município que foi assinado pelo prefeito Adail Pinheiro, mas não chegou a ser publicado no Diário Oficial do Estado por falta de recursos e prescreveu os 30 dias para essa publicação, o que tornaria possível fazer convênios com órgãos públicos.

7 comentários:


  1. Chagas Alencar (MG)

    Lamentamos, aqui em nossa Região é a mesma coisa, pouca presença do poder publico(Emquanto isso, algunas empresarios monta casas de recuperação a custo alto, e perguntamos como fica o proximo passo da sociedade), sinceramente não encontro resposta assim tão fácil. Nos palanques a conversa é uma , na pratica é diferente. Um dia muda ???

    ResponderExcluir

  2. Aqui Eu Acho Você escreveu: "Parabéns pela matéria. Há tanto que se fazer... No entanto há tando desperdício de verbas e má gestão, que chega revoltar. Abraço Carlos Costa."

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria, pois o governo deveria investir mais em centro de recuperação, pois poderíamos evitar muitos crimes, que acontecem na sociedade, pois a palavra de Deus é a melhor forma de uma pessoa, mudar o seu caráter, através da terapia da palavra de Deus e esse pastor esta corretíssimo em fazer isso, o governo sabe aonde agir, falta alguém levantar a bandeira e apoiar essa causa, muito boa essa matéria.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em nossa Região Nordeste, não é diferente. A falta da presença
    do poder público ainda é um grande problema. Apenas comentando(Entendo
    que precisamos resolver o problema na nascente, o consumidor é apenas
    uma vitima).:

    Abraços a todo, Parabéns

    Chagas Alencar

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amado amigo CARLOS quero agradecer primeiramente a DEUS e depois voce ,a nossa realidade e essa falta recurso verdadeiramente e muitos perguntam como conseguimos estar de portas abertas fazendo a diferenca na cidade de Coari e eu respondo JESUS , iremos lutar novamente esse ano no fundo de promocao social e no SEAS , temos tecnicos voluntarios hoje e com muitos parceiros que mantem a comida aos residentes desde o cafe da manha a jantar a noite , contamos com apoio da UEA-Coari ,CETAM - Coari e demais com ajudas das pessoas de bom coracao da cidade .

    ResponderExcluir
  6. espero em deus que vc consigar tudo ..

    ResponderExcluir
  7. Em nome de JESUS você vai conseguir Pasto, o Senhor te levantou para fazer essa obra.

    ResponderExcluir