quarta-feira, 12 de março de 2014

AS NOVAS QUESTÕES SOCIAIS DO BRASIL


Historicamente estruturado em cima de uma matriz transformadora da sociedade, talvez por falta de outra opção na época de sua origem, o Serviço Social não é transformador; no máximo, poderia ser e se apresentar como um agente de transformação social dos agentes sociais, dos seres humanos como um todo, ou apenas como uma porta por onde pode entrar a ideia coletiva de transformação, desde que as pessoas ou a sociedade aceitem essa mudança, como o resultado de uma implosão interior, de dentro para fora. Mas o Estado também precisa fazer sua parte!

Diante do dinâmico mundo tecnológico de hoje, novas demandas sociais, ainda imperceptíveis, começam a surgir, que não só a luta capital x trabalho, questões sociais. Mas, sobretudo, questões capital x trabalho x tecnologia x desenvolvimento x sociedade moderna e dinâmica x tecnologia + internet.

Na faculdade, comecei a analisar todo o processo social também por uma linha darwiniana, mas os professores nem sempre aceitavam porque o curso tinha que se voltar à transformação social, e K. Marx sempre tinha que se fazer presente, em qualquer trabalho escrito ou defesa oral., Discordava porque Marx não consegue explicar tudo, principalmente na atualidade dos fenômenos sociais.

Pela teoria evolucionista de Charles Darwin, conseguia explicar fenômenos sociais do contraste entre miséria x riqueza, pelo aspecto natural porque para que exista uma coisa sempre há necessidade de uma origem anterior e o seu contrário tem que existir, a outra também tem que existir. Mas fui tolido nas minhas posições por alguns professores marxistas que me contestavam e hoje não me acho mais em condições de desenvolver a ideia, por questões de saúde frágil, mas até minha questão de saúde também encontro resposta no darwinismo: para que exista uma doença é preciso que exista a saúde ou vice-versa.

Uma coisa não pode existir sem o seu contrário equivalente!

Não desejo dizer que o Serviço Social não deva continuar cumprindo sua missão transformadora: deve sim, mas só conseguirá transformar alguém que realmente deseje mudar de vida, de opinião, de caráter. Sempre disse que toda transformação deve vir como um parto: de dentro para fora e não de fora para dentro como sempre desejou que fosse a profissão de assistente social.

Hoje, assisti a divulgação do resultado de um ano da decisão da internação compulsória dos drogaditos em São Paulo. O que vi, pelos resultados, reforçou mais ainda a opinião que formei, de que o Estado Social também precisa fazer sua parte para ajudar no processo de transformação de todos os seres humanos, oferecendo políticas públicas em todas as áreas sociais e a possibilidade de tratamento dos doentes que mendigam nas ruas para poder comprar e consumir uma pedra de crack, por exemplo, fazendo e cumprindo tudo o que determina o artigo 5o dos Direitos Sociais garantidos constitucionalmente pela luta dos movimentos sociais organizados.

Mas nem isso é cumprido!

Para piorar um pouco mais, agora os movimentos sociais – com algumas exceções – se transformaram em movimentos de destruição e baderna, destruindo tudo o que encontram pela frente.  Toda a estrutura moral, social e política da sociedade informatizada precisa ser repensada, uma nova teoria social precisa ser criada para explicar os atuais fenômenos sociais – rolezinhos, manifestações violentas quebra quebra.

Também precisa ser explicada a razão de a sociedade ficar tão violenta!

Seria a falência do modelo do Estado Social? Talvez! Mas que precisa de um profundo estudo social, ah, isso precisa sim! Mas não desejo realizar essa pesquisa porque minha saúde frágil não me permite mais.

Um comentário:

  1. 12/03/2014 22:28 - Nair - Eu também concordo com Darwin, o socialismo soa falso como o e promove a baderna e a guerra entre as classes."ótima crônica.

    ResponderExcluir