segunda-feira, 14 de julho de 2014

A VERDADEIRA COPA DA POLÍTICA SERÁ CONVOCADA AGORA!


Excetuando pelas vaias dadas à presidente Dilma Rousseff, ecoadas no Maracanã, palco do encerramento dos jogos da Copa do Mundo, em plena cerimônia de entrega da taça de campeã à Seleção da Alemanha, que venceu a equipe da Argentina por 1 X O, diria que a realização da Copa do Mundo no Brasil foi um exemplo de civilidade e cidadania e espontaneidade, que só poderia vir de um povo ordeiro, pacífico e orgulhoso de se dizer brasileiro e que se superou nos momentos de dificuldades, ajudando como pode a prestando informações aos estrangeiros por mímicas, gestos ou palavras de pessoas voluntárias que falavam outros idiomas. Na esfera política, como já foi falado que toda unanimidade é burra, há quem seja contra, mas também há quem seja a favor do Governo Dilma Rouseff. S não podemos negar que a Copa do Mundo foi considerada uma realização perfeita, em quase tudo.


Mas, agora, no campo da política ou da ideologia (que não existe mais), a verdadeira Copa do Mundo dos Políticos do Brasil, começará agora, com a realização de eleições em todos os níveis de Poder. Essa eleição geral deve ocorrer de forma responsável, escolhendo dos vários partidos, suas promessas milagrosas e ideias mirabolantes para melhorar o Brasil, todos os menos piores candidatos que possam existir porque eles são raros, mas ainda existem bons candidatos! Melhor seria se de todas as ideias boas ou mirabolantes de cada partido, o eleitor pudesse fundir tudo em um candidato só e apontá-lo como o seu preferido. Infelizmente, o eleitor terá que garimpar cuidadosamente para, entre todos e tentar escolher e eleger só os melhores!

Com relação à Copa do Mundo, um ou outro problema pontual se registrou e isso pode ser considerado normal pela grandiosidade do evento que o Brasil realizou, mas, repito, a nossa a verdadeira Copa do Mundo da democracia, da ética, da moral de cidadania, de impessoalidade, de transparência começará agora e as vaias contra a Chefe da Nação pode ser um reflexo dessa nova copa: vai começar o HORÁRIO DE HUMOR GRATUITO, desculpe-me, errei de propósito, o Horário Eleitoral Gratuito, do TSE, para tentar conscientizar aos brasileiros sobre a importância e a qualidade do voto depositado nas urnas.

Mas, em Brasília, já surgiu o primeiro exemplo de desonestidade explícita: o ex-governador José Roberto Arruda, confiando inteiramente e somente na Justiça Eleitoral, anunciou que manterá sua candidatura, embora tenha se tornado “ficha suja” dois dias depois de sua candidatura ser oficializada. Será que se elegerá? Os eleitores serão os responsáveis e decidirão pelo seu retorno ao Palácio Jaburu ou sua aposentadoria precoce com ínfimos votos, até que cumpra todo o período de ficha suja, quando poderá tentar voltar de novo à politica, depois de ter sido pego com a boca no painel do senado, adulterando-o em votação que deveria ser secreta!

Respeito quem vaiou ou quem aplaudiu a presidente Dilma Rousseff, por ela ser do PT e contar com o total apoio do ex-presidente Lula, seu principal cabo eleitoral. Mas quero lhes lembrar que a criação do Programa Bolsa Família, nasceu da ideia do senador Cristóvão Buarque de Holanda, abraçada pela professora na Universidade de São Paulo, a antropóloga, Ruth Cardoso, já falecida e implantada durante o Governo de seu esposo, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, aprimorada depois pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de cuja filosofia e ideologia pertence a atual presidente Dilma Rousseff, que não tem em seu curriculum qualquer problema político ou conduta ditatorial, embora tenha pego em armas e combatido o regime  militar que se apossou do Brasil em 64, ajudando a restabelecer à democracia, da qual ela está sendo uma vítima agora, infelizmente. Dilma não criou nada novo, só deu continuidade ao Governo Lula! Talvez a raiva dos brasileiros que a vaiaram seja resultado disso porque a presidenta Dilma tem feito uma administração se não perfeita, pelo menos sabendo do que acontece em sua volta.

Não defendo a continuidade do PT porque outro Governo pode melhorar o que o anterior fez ou acabar com tudo. Mas não vejo melhor algo melhor para continuar dando continuidade aos destinos do país, mudando os rumos e melhorando as políticas públicas. Mas tudo tem que ser feito pelo processo democrático e não pelas vaias, badernas, depredações, destruição, saques ou bombas contra representantes dos aparelhos de Estado. Também não sei a razão a Anistia Internacional e advogados da OAB interferiram e se apresentaram, após a prisão da  “baderneira” social Elisa Quadros, A SONINHO DO BARULHO, como a chamei em uma crônica, antes de ela conseguir arregimentar novamente pobres rapazes, pagando-os para se infiltrarem em uma nova manifestação que estava sendo programada para ocorrer no encerramento da Copa do Mundo.

Mas reafirmo, tudo deve ser feito de forma democrática, elegendo, reelegendo ou retirando-a do Palácio do Planalto. Se Dilma Rouseff foi eleita pela barriga, pela fome, pela miséria, pela pobreza como muitos afirmam, o foi democraticamente eleita. Agora, uma coisa me intriga: se aumentou o número de beneficiários do Bolsa Família, como é que se pode dizer que o Brasil está conseguindo melhorar no seu processo de distribuição de renda? Se aumentou o número de usuários, pela lógica mais simples, ou foi um sinal que o Brasil está descendo uma ladeira, ou estariam  os órgãos sociais ampliando sem muito planejamento, critério e controle o número de beneficiários, só para votarem na reeleição de Dilma? Pode ser também!

Só sei dizer que a Copa do Mundo da Escolha dos Políticos está começando agora porque essa interessa diretamente aos destinos do Brasil porque, dependendo dos eleitos, poderemos ter ou não e viver um legado moral, ético, social, de transparência que queremos construir em forma de hospitais, escolas, viabilidade urbana, saneamento básico, dignos de uma sociedade que se apresenta e diz que está vencendo a miséria.

Se é verdade ou não, não sei! Só sei que alguma coisa deve melhorar. Se com ou sem o PT no poder, alguma coisa deve melhorar, ser aprimorado, ampliado em termos de ganhos sociais, que refletirão em toda a sociedade coletiva!

21 comentários:

  1. Ótimo texto Carlos!

    ResponderExcluir
  2. Uma síntese quase que completa da situação, de forma clara e inteligente e também quase imparcial...rsrsr...fiquei satisfeito com a leitura, parabéns!

    ResponderExcluir

  3. Infelizmente o povo brasileiro não sabe o que é respeito. Pois não honra nem a própria presidenta.

    ResponderExcluir
  4. É PORQUE O GOVERNO PETISTA ESTÁ ACABANDO COM A DESIGUALDADE SOCIAL, E OS METIDOS A RICO NÃO GOSTAM DE SE MISTURAR COM OS POBRES.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Carlos Costa. Obrigada por suas respostas, as quais sempre valorizo. Não sou nenhuma expert em assuntos políticos, mas considero-me uma mulher inteligente e culta. Sendo conciliadora nomeada pelo Tribunal de Justiça e vendo toda uma gama de situações que jamais imaginaria que pudessem existir no meu mundo colorido, pus-me a pensar no sofrimento que vejo nos rostos jovens e amargurados de mulheres com filhos nos colos quase infantis, aceitando pensões alimentícias que não chegam nem a duzentos Reais por mês, de pais desconsolados e jovens demais para entenderem a situação em que se meteram por falta de educação sexual, educação social, educação formal e respeito próprio. Vivemos um mundo cheio de desigualdades, não obstante o que alguns falam sobre a diminuição da desigualdade apregoada pelo PT. Por falar nisso, não sou petista, mas também não sou contra o PT. Na sua essência e no seu programa original, era um partido fantástico que prometia mudanças lógicas e convincentes. Mas também não sou tucanista ou de qualquer outro partido político. Já passei há muito tempo deste tipo de discussão. Passei minha vida inteira pregando o respeito às ideias alheias, ajudando comunidades carentes a terem um mínimo de dignidade, ensinando a eles conceitos básicos de cidadania e até de asseio. Como disse em algum momento lá em cima, acho uma falta de respeito vaiar uma senhora, principalmente por ela ser a presidente de uma nação, mas acho que a democracia valida as ações de repúdio ao que não está certo, ao que não se concorda. E não tenho o hábito de fazer especulações sobre quem não conheço, mas não acho justo ser julgada. De qualquer forma, esse é o exercício sagrado da democracia e aceito as críticas construtivas que fazem sobre mim, caso se justifiquem. Vou continuar sendo sua leitora assídua, porque gosto muito do que você escreve. Muito obrigada por sua atenção. Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  6. Humilhado está o povo,sendo governado por corruptos!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Jorge Carlos Santos Guedes14 de julho de 2014 às 18:11

    : "Eu gostaria de saber por que razão os PTralhas chamam de idiotas ou imbecis a todos que por zilhões de razões discordam de suas posições. Esses caras falam tanto em democracia e não conseguem exercê-la ou na verdade, é só mais um vocábulo decorado que vivem repetindo porque um dia alguém lhes disse que é bonito. Vou facilitar a vida de vcs PTralhas. Democracia, em uma concepção mais acessível ao seu ínfimo QI, significa a cinvivência harmônica entre os contrários. O fato de eu discordar de vc não me torna um imbecil ou idiota tampouco seu inimigo. No máximo, podemos ser adversários. Vale lembrar que adversários também se respeitam. Quando vc idiotiza ou imbeciliza um adversário é porque vc, no mínimo, já foi idiotizado ou imbecilizado por algum intelectualóide."

    ResponderExcluir
  8. As vaias não são para a presidente, são para a incompetência

    ResponderExcluir
  9. Concordo, amigo! Isso se chama falta de respeito!

    ResponderExcluir
  10. Walcenira Maria Da Costa Priantti14 de julho de 2014 às 18:42

    Ah! Amigo já te falei que nós vivemos num país de bárbaros.

    ResponderExcluir
  11. Também acho falta de respeito , boa ou ruim , ela é a autoridade maior do nosso país.

    ResponderExcluir
  12. Isso mostra que o senhor é uma pessoa decente.

    ResponderExcluir
  13. Viajou, Carlos Costa?
    Ela simplesmente, representa toda a ojeriza de uma enorme parcela ao PT, seus roubos e corrupção, ter acabado com a estabilidade econômica da República e gerado insegurança jurídica e política, ao sancionar leis comunistas e editar medidas provisórias, atentando contra a democracia.
    E outro grave equívoco dela, é pau-mandado do Lula.
    Me desculpe

    ResponderExcluir
  14. Hoje eu vivo muito melhor que no governo militar, que no governo Sarney, que no governo Collor, que no governo Itamar Franco, que no governo FHC. Às vezes, quando estou fazendo coisas que só pude fazer no governo do PT, (publicar livro, viajar para o exterior, ir à churrascaria, comprar carro zero, ajudar minha família), fico me perguntando: será que somente eu estou vendo errado? O governo está ruim e eu não consigo perceber? Meu vencimento básico, no governo FHC era 480,34 centavos. Hoje é 2.600, 00. Será que há diferença? Antes eu sonhava, mas não realizava. Hoje eu realizo até o que nunca sonhei. Assistir a um jogo da Copa para mim foi maravilhoso! Nunca tinha sonhado. Mas agora que gostei, vou para Russia!

    ResponderExcluir
  15. Terezinha de Jesus Soares15 de julho de 2014 às 06:31

    T Carlos Costa nossa memória é muito curta mesmo. Quem é que lembra que o Bolsa Família foi criado por D. Ruth Cardoso, Primeira Dama do Pte. FHC? Agora a culpa já é da Presidenta atual?

    ResponderExcluir
  16. Tomazia Tavares de Matos15 de julho de 2014 às 06:56

    Meu amigo Carlos, isso demonstra a educação que os pais não deram aos seus filhos. Hoje essa geração da vaia por qualquer coisa, não respeitam as autoridades. Deveriam dar graças a Deus por nascerem num pais livre como o nosso. E o mais incrível é que eles não queriam a Copa mas estavam lá.

    ResponderExcluir
  17. Eliana Pontes Fernandes15 de julho de 2014 às 09:32

    Gostei do que li, da sensatez e seriedade desta matéria. O povo confunde liberdade com libertinagem. .. democracia com baderna. Eu acho que respeito é fundamental.

    ResponderExcluir
  18. Jorge Carlos Santos Guedes15 de julho de 2014 às 16:39

    Infelizmente os PTralhas foram muito competentes no processo de apossar-se dos louros alheios e o povo, principalmente aqueles que integram o rebanho do admirável gado novo, tem memória fraca. Os grandes responsáveis por este momento de abundância são o saudoso Itamar Franco e o FHC. Leia-se Plano Real. Tudo o mais é proselitismo de PTralhas que tal qual certo segmento cotista intitulado minoria, atinge orgasmos com o órgão alheio!

    ResponderExcluir
  19. concordo com suas palavras por isso q estou aqui não para prometer ou iludir aos menos esclarecidos sim tentar ser verdadeiro amigo se deicharem

    ResponderExcluir

  20. Eu acho que a Copa foi um sucesso para os jogadores, a Fifa e os políticos corruptos. Porque o viaduto que caiu em Belo Horizonte fazia parte dos projetos de mobilidade para a copa,mas a obra não foi concluída a tempo. Em estudos da Pluri Consultoria os estádios usados na copa estão entre os mais caros do mundo Ex: Estadio Juventus o custo por assento R$ 8280 mil ,valor total R$ 339,75 milhões. Os assentos são mais caros que uma cama hospitalar da melhor qualidade que custa R$ 7300 e os assentos são fraquinhos. A Fifa só permitiu que a TV mostrasse as imagens que era do interesse da Fifa , mas a venda de bebidas dentro dos estádios provocou muitas brigas e o numero de ocorrências no amistoso entre o Brasil e Inglaterra era de 57 e no jogo entre o Brasil e o Chile que teve o mesmo publico pulou para 880 brigas.E a pesquisa da Revista Época diz que essa classe média emergente é de araque esta certa. Quem ganhar a eleição vai pegar um pais detonado pelo PT , mas é preciso mudar e eu vou votar no Aécio ou no Eduardo Campos.Boa crônica

    ResponderExcluir
  21. Nelson Teixeira ou Nelmite26 de julho de 2014 às 17:43


    Bela crônica, esclarecedora e verdadeira! Reflexiva também! Abraços musicais e de fé!

    ResponderExcluir