quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MARINA FOI DERROTADA PELO PRECONCEITO!


A candidata Marina Silva foi derrotada pelo preconceito político contra pessoas que tiveram origem pobre, estudam e vencem na vida, que ainda existe e persiste no Brasil! Também tive origem pobre, de pais analfabetos funcionais, mas estudei e venci na vida. As comparações entre mim e Marina Silva param ai, porque Marina foi militante, conviveu com o líder seringueiro Chico Mendes, ingressou em política, foi vereadora no Acre. Eu, ao contrário, continuo ausente de política como candidato, mas participando da vida política como eleitor. 

O mesmo preconceito que o Governo tenta banir do Brasil, foi o que derrotou a candidata, de quem era simpatizante e votei na primeira eleição presidencial contra Dilma Rousseff, levando-a ao patamar político que permitiu um segundo turno nas eleições presidenciais. Embora reconheça o grande esforço do governo federal em banir o preconceito radial existente no Brasil, a candidata à presidência da República Marina Silva foi uma grande vítima de preconceito político pelo seu porte frágil, sua origem e sua ascendência de filha de seringueiros, que a candidata sustentou com orgulho. Não foi o seu programa de governo de Marina que foi derrotado nas urnas, mas o grande preconceito que foi derramado contra a candidata e seu programa pelos dois candidatos que disputarão o segundo turno. Agora, ficam correndo atrás de Marina para receber seu apoio e vencer a disputa eleitoral no segundo turno.

Enquanto a caravana política segue seu curso normalmente, o doleiro Alberto Yousseff e seu sócio Carlos Alberto Pereira da Costa, donos da empresa GDF Investimentos, presos pela Polícia Federal, na “Operação Lava a Jato”, acusaram  por delação premiada, parlamentares de partidos do PT, PP e PMDB de terem recebido dinheiro de  “Caixa 2” para eleições de 2010 e apontaram o falecido deputado do PP  José Janene, como sendo seu mentor intelectual, imitando um Marcos Valério do mensalão. Paulo Roberto Costa admitiu ter recebido 1,5 milhões de dólares em desvios na obra da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco e que a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, teria servido para abastecer o caixa de campanha do PT, PP e PMDB em 2010, para custear despesas de campanha. Verdade ou não, as denúncias são graves e reforçam o preconceito político com quem vem da pobreza e quer chegar ao cargo máximo da presidência. Esse mesmo veneno político foi desferido contra Lula em quatro campanhas seguidas.

Marina Silva durante a campanha, foi perdendo a popularidade, mas não a dignidade. Guerreira por natureza por convicção e ideias e coerente em princípios éticos, morais e políticos, a candidata foi desqualificada pelos dois outros candidatos que chegaram ao segundo turno. Durante os debates, a candidata Dilma Rousseff tentou desqualificar a ideia de Marina Silva de conceder autonomia ao Banco Central, depois sofreu porque lhe apresentaram como despreparada para comandar o Brasil e, por fim, ainda sofreu o preconceito por ser magra e filha de seringueiro. Esses preconceitos se tornaram evidente quando os eleitores diziam “não votarei naquela seringueira”, como se isso fosse demérito para alguém.

Seringueira ou filha de seringueiro, são quase todas as pessoas que residem na Região  Norte por origem primária. Isso é motivo de orgulho e não de menosprezo. Como assistente social e formador de opiniões, não sou xiita ao ponto de defender a presidente Dilma Rousseff fervorosamente. Defensor da democracia, sou favorável ao debate de ideias e não ao linchamento público delas e muito menos ao menosprezo de origem de uma pessoa porque também eu fui vendedor de picolé, jornaleiro, vendedor de cascalho e vendedor ambulante nas pacatas ruas de Manaus do início da década de 70.

Hoje, graças ao estudo que sempre tive por meta, sou jornalista e assistente social, mas me orgulho do que fui no passado porque só se vence pelo estudo e o estudo é uma das coisas que está precarizada no Brasil de hoje, infelizmente.  Não sou e nem serei contra o PT, que fez muito pelo desenvolvimento social do Brasil. Defendo-o pelas coisas boas que produziu no Brasil como o combate a miséria, à fome, a construção de habitação popular, mas o país deve andar sempre para frente e sou favorável à alternância de Poder entre os melhores e mais coerentes partidos e sou totalmente contra a reeleição, mas a favor de um mandato eleitoral um pouco mais longo.

Defendo um maior tempo de mandado para o próximo presidente, com o fim da reeleição, suplentes de senadores sem voto, políticos mais votados assumindo seus cargos como representantes legítimos do povo, fim do cociente eleitoral, criação de mecanismos que punam políticos mais rapidamente sem tantos recursos, reforma no Estatuto da Criança e do Adolescente sem ser xiita ou hipócrita ao ponto de ser totalmente contra a adequação do ECA à realidade atual da sociedade brasileira. O que está dando certo, deve continuar. O que está errado, deve ser enfrentado com determinação, coragem política e muita ousadia para fazer o novo.

Mas que Marina Silva não foi derrotada pelo seu programa de governo e, sim pelo preconceito político que ainda está introjetado no seio da sociedade política atual, ah, isso foi! Ninguém aceita uma pessoa frágil, se agigantar em suas ideias, rachar o Brasil e receber tantos coices nos debates. Quando mal ela explicava uma de suas coerentes e sensatas ideias, já vinha outra paulada no lombo. Ela foi enfraquecendo e caindo nas pesquisas. Mas não mudou suas convicções e nem desistiu do Brasil. Apenas não foi para o segundo turno!

Se será o Brasil  que os eleitores desejam, só se saberá depois de um novo mandato ou a continuação do atual partido no poder! O resto será história e Deus salve o Brasil!

7 comentários:

  1. Qual a origem do lula?

    ResponderExcluir

  2. Eu discordo! Marina foi derrotada porque mais que os outros candidatos, já de tempo demonstra que só lhe interessa a cadeira de presidente, pulando de partido em partido para alcançar o que quer. O meu abraço,,

    ResponderExcluir

  3. Concordo com você amigo Carlos. Eu acho que tanto a Dilma quanto o Aécio, se mobilizaram unicamente para desbancar a Marina, agora vão ter que se engolir. Fica difícil agora saber em quem votar.

    ResponderExcluir

  4. Eu também discordo de você, porque muitos idiotas brasileiros depois do Lula preferem os pobres e se esquecem que os melhores presidentes que o Brasil teve não eram pobres. A Marina foi derrotada pelo terrorismo do PT. O terrorismo do PT estava nas propagandas em que os pratos de comida desapareciam das mesas e a voz de um terrorista dizia: Se a Marina ganhar é isso que vai acontecer, nas propagandas que os livros desapareciam num passe de mágica das mãos das crianças enquanto a voz do terrorista dizia: Isso vai acontecer se a Marina ganhar, o site da Marina saiu fora do ar muitas vezes. Pelo menos tudo o que o Aécio disse sobre a Marina foram verdades que aconteceram enquanto ela era do PT mas ele não fez terrorismo contra ela. O Aécio até defendeu a Marina quando o PT associou o perfil dela ao de um politico sujo como Collor ou outro . O PT sempre venceu eleições fazendo terrorismo e jogando sujo. Não entendo alguns escritores do recanto que durante os 4 anos de governo Dilma apontou os erros horríveis dela e que agora ,assim , de repente mudam tudo o que disseram antes.Votei na Marina , mas agora eu vou de Aécio.

    ResponderExcluir

  5. Discordo! Ela foi derrotada porque o povo brasileiro não sentiu firmeza em suas palavras trêmulas, em sua fragilidade! Não creio que tenha havido preconceito. ***Convido-o a me fazer uma visita e deixar sua preciosa opinião (se quiser e puder) em minha crônica DILMA OU AÉCIO? Desde já honrada e agradecida. Bj no coração.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlos,
    Discordo plenamente pois teria votado em Marina em todas eleições onde o Lulla, analfabeto de verdade e que se recusou a sentar numa carteira de Escola por 25 anos durante os quais ele ganhou dinheiro sem fazer nada: dos Sindicatos, depois dos cargos políticos, que nunca serviram ao país. Quem votou no Lulla teria votado em Marina se ela se dispusesse a ser candidata.
    O problema é o perfil de Marina, meio frágil, honesta e moralista o suficiente para ser derrubada por qualquer candidato sem escrúpulos
    como procedem os PETRALHAS.
    O João Batista nosso amigo comum, me disse como um bom mineiro, que o Aécio, não é nenhum santinho, e respondi a ele que lugar de santinho não é na política, é preciso; e hoje mais que nunca; ser duro com o PT, ter retaguarda confiável, e não se deixar intimidar, eles são sujos, jogam sujo, e a Marina não tem perfil para dar o troco na mesma moeda. tem sim que ser meio malandro e oportunista, para tirar esse povo de lá. A Dilma hoje está amargando as falsas denúncias que fez a Marina, porque o Aécio é um adversário mais forte, e ela já está sentindo o chão ruir abaixo dela. Que Bom!!!!! Deus continua brasileiro!!!!!. E com a nova lei contra a reeleição, morrem todas as tentativas dessa corja seguir os passos de Fidel, Chavez, e agora Morales..... Estamos fora pelas mãos; com certezas Divinas; que estão guiando o Brasil.
    Abração
    Celina

    ResponderExcluir
  7. Só lamento... O Brasil suportará mais 12 anos de PT? Quem viver verá! Espero confiantemente que haja neste período esta reforma política, porque acredito na importância da alternância do poder para que haja um equilíbrio sempre.

    ResponderExcluir