segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

NÃO SE DERROTE...! (TENTE SER FELIZ!)




...pelo seu próprio imobilismo em todas as direções da vida. Por pior que ela possa ser, não a piore mais ainda se deixando derrotar antes que a derrota o alcance! O sentimento e a certeza antecipada da descrença, indiferença e no imobilismo em que você se colocou, já é a própria derrota se apresentando em sua vida. 

Também não seja crítico demais ao ponto de não perceber outras verdades postas também existem e precisam ser decodificadas com cautela e não com pressa excessiva. Na mentira ou na derrota, nem tudo o que parece o é em sua totalidade Existem sempre variáveis a serem consideradas, para lhe permitir uma quase perfeita análise dos fatos. A perfeição, você nunca conseguirá, embora possa tentar. Não espere que as coisas aconteçam, faça-as acontecer antes Mude de rumo, de rota, de vida se for preciso, de partido político que promete e não cumpre, mas não se deixe alcançar pela derrota. Reprograme sua vida. Faça e refaça sempre aquilo que você acredita ser o certo para sua vida. Se errar, não culpe ninguém. Se acertar, comemore a vitória com os que acreditaram que seria capaz de alcançá-la.

Nunca corra atrás de sua própria derrota. Ela chegará se você não fizer nada a seu favor. Se a derrota ou a vitória lhe alcançarem, só você e mais ninguém será o único culpado por tê-las encontrados. As duas – derrota ou vitória – passarão a se deitar em sua cama, e acordando ao seu lado, todos os dias, se levantarão junto com você, como se fossem sua alma gêmea. Fomos criados para trilhar o caminho do bem. O Criador, contudo, nos deixou o livre arbítrio e a escolha será sempre livre! Exerça sua própria criticidade em relação a tudo o que lhe parece normal, porque tudo o que venha a ser normal demais, é porque tem algum problema. Nada é perfeito. Sempre o que parecet normal demais, é porque já foi introjetado em sua mente. Estranhe sempre, mas seja moderado, em todo e qualquer campo de análise que fizer! Nunca vá além do que pode ou deve ir. Também não se acovarde e nem fique em cima do muro. Se defina, se situe no mundo e não permite que a vida lhe diga o que deve ser feito. O imobilismo é a morte em vida!

A derrota se apresentará em sua vida, na forma de apatia, indiferença e falta de iniciativa em qualquer campo da atividade humana. A vitória será exatamente o oposto de tudo isso. Toda vitória ou derrota começam e terminam na mente da pessoa, Você não poderá culpar a ninguém pela sua derrota e nem se vangloriar demais por sua vitória. Você foi o único responsável por tudo. Não valerá o sacrifício você ir ao encontro da sua derrota; mas valerá, sim, ir ao encontro de sua vitória. Mova-se e não deixe que a derrota o alcance. Você nasceu para vencer, enfrente a vida, tome iniciativa, faça planos, crie metas e não viva sempre pensando que o mundo gira ao seu redor, porque é você quem gira em torno do mundo, da vida e da felicidade. Busque e a encontre. Ela está escondida mais perto do que você imagina. Ela pode estar em inofensivo e despretensioso aperto de mão, em um bom dia, em um até logo ou em um volte, em um agradecimento ou reconhecimento e em muitas outras coisas que a pressa do tempo já nos fizeram esquecer ou substituiu por coisas mais inúteis, como a arrogância, prepotência, intelectualismo exacerbado ou qualquer exagero que venha a ser cometido em nome de uma vaidade que não servirá nunca para nada!

Os bons procuram, se identificam e se acompanham dos bons; Os maus, ao contrário, se identificam e procuram a convivência e companhia dos maus. Todos nascemos iguais: o livre arbítrio, forma de criação e liberalidade excessiva para um lado ou para o outro, nos fazem criar as próprias opções para o bem ou para o mal. Ninguém pode ser culpado por nada! A identificação e distinção para o bem ou o mal é quase imediata. Observe a sua volta! Quando um anti social procura um bom, seja na  escola, religião ou em qualquer lugar, está pedindo socorro e quer que você o ajude. Se poder, ajude-o sem esperar qualquer recompensa, reconhecimento imediato e nem futuro e a recompensa depois. Virá em forma de resultados positivos de sua ação. Se um bom lhe procura, aceite-o sem lhe perguntar nada. Ajude-o se for possível. Ele só quer carinho, palavra amiga e atenção também.


Respeite o momento e tudo acontecerá no instante exato em que tiver que acontecer, seja para o bem ou para o mal. Assim é a vida, assim é o mundo e também é no campo político: os eleitores são cúmplices e não vítimas de qualquer governo que age para o bem ou para o mal, ou nos dois sentidos ao mesmo tempo. Nunca um governo, administrador ou crítico agradou a todos. Nélson Rodrigues já disse que toda a “unanimidade é burra”. E se a unanimidade é burra, encontre uma inteligente como disse o pensador Cléber Martins. Mas tente ser feliz, mesmo que seja ao seu modo, ao menos!

10 comentários:

  1. Muito interessante o texto

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo!!!
    Otima leitura, principalmente mos momentos em que estamos perdidos dentro de nós mesmos!!))

    ResponderExcluir
  3. Luiz Eduardo Oliveira - advogado15 de fevereiro de 2016 às 13:01

    Verdade amigo. Bela crônica.

    ResponderExcluir
  4. Da hora. Fantástica introspecção filosófica e realista.

    ResponderExcluir
  5. Um belo e reflexivo texto. Valeu poeta; um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto. E muito verdadeiro. Admiro pessoas que escrevem, não tenho esta capacidade, não é para qualquer um. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. A questão não é o milagre, mas o que precede e o que virá depois.

    ResponderExcluir
  8. Ninguém prcisa de política pra ser feliz. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Carlos, mais uma vez voce foi brilhante. esta sua crônica vou guardar com muito carinho para repassar aos meus amigos que muito estimo. parabéns mais uma vez, sensacional seu texto..

    ResponderExcluir
  10. Veja,Carlos!ai no Brasil nao estao dando uma cobertura aqui na Europa.Estamos crentes de saber e eu mesma nao tenho provas.Mas nehum reporte Brasileiro esta dando cobertura do que esta acontecendo aqui nas fronteirasda Europa.Aqui esta igual ai salve-se quem poder

    ResponderExcluir