domingo, 23 de setembro de 2018

CRIMES DE FEMINICÍDIOS (Jorge Cavallero)


Com um Centro de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica que oferecesse cursos profissionalizantes de curta duração, mas que permitisse renda imediata, funcionando com médicas, psicó1logas, assistentes sociais etc, tudo funcionando em um só local, poderia evitar a silenciosa e brutal violência doméstica continuará ocorrendo no Brasil!


Como as medidas legais do STF de transforma-lo em crime de ação pública de competência exclusiva do Ministério Publico independentemente da manifesta vontade da vítima em fazer representação contra o agressor, parece não ter surtido os efeitos esperados pelo Supremo. 


Em alguns casos específicos, o MP se omite e não denuncia o agressor como deveria fazê-lo, os crimes de continuam se registrando no Brasil. Temos muitas e inúteis leis e outras tantas desnecessárias, como o das cotas, por exemplo. Quem estuda com afinco e tem objetivo definido e não o perde o foco passa, mesmo   frequentado as antes chamadas “festinhas” em casa de amigos. Hoje são as chamadas "baladas". Na minha época o máximo que “rolava” era a bebida chamada “leite de cabra”.


Não é a cor da pele que torna diferentes os homens, mas a perda ou substituição dos objetivos que traçamos para nossas vidas. Era jornaleiro, picolezeiro, vendia velas com minha mãe Josefa Costa, nunca estudei em colégio particular e hoje sou formado em dois cursos superiores. E me orgulho do que fui no passado e sou hoje: um aprendiz eterno!


A mulher várias e diferentes tipos de violências:  a primeira quando é espancada ou é morta em crime de feminicidio. Depois é violentada ao comparecer a uma delegacia para fazer o registro. Ela geralmente é atendida por homem. Volta a ser violentada no IML quando faz o exame de conjunção carnal quando não morre sem socorro.


Um Centro de Acolhimento de Violentadas para fazer tudo em mesmo local, com Delegacia, medicas, psicólogas assistentes sociais, cursos profissionalizantes para evitar a dependência financeira do companheiro em um só local, poderia ser a solução de todos os problemas e fazer diminuir os crimes de feminicídios.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário