quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

APARELHO DE ESTADO INCOMPETENTE X BANDIDOS COMPETETENTES!



Onde o Estado não se faz presente com todos os seus aparelhos – Assistência Social, Habitação, Segurança, Educação, direitos elementares garantidos na Constituição de 88, tida  como “social” , os bandidos, os roubos de carros, motos, os assassinatos, os tiroteios, o tráfico e outros males “sociais” tendem a se apossar.
         Não haveria necessidade nenhuma das comunidades do Rio de Janeiro ter sofrido a intervenção as chamadas Unidades de Polícia Pacificadora se o Estado, desde o início, tivesse reprimido a bandidagem e cumprido o seu papel social. Hoje, todos vêem as dificuldades de se retomar um morro!
         Também o Estado da Bahia não precisaria ter um crescimento de 50% no índice de criminalidade se o Estado também tivesse a competência de investir nas questões sociais.
         Estive visitando a Rocinha. Lá, um bandido fazia as vezes do Estado, distribuindo dinheiro, ranchos, dinheiro tudo em troca de “proteção” e “segurança”, exatamente dois elos de uma frágil do Estado. Sem falar que o bandido também distribuía internet, gás e mandava na comunidade como se fosse um verdadeiro rei! É demais para se ver isso tudo sem se indignar.
         Onde estavam nossos governantes? Onde estavam os nossos administradores públicos? Se o Estado não cumpre sua obrigação, os bandidos fazem a pare deles, mesmo que de maneira desonesta.
         A presidente Dilma Russeff comandou um plano de Aceleração do Crescimento que de aceleração de crescimento, até hoje, só temos algumas notícias de construções bem sucedidas no Nordeste, onde o Governo Lula mais investiu?
         E o resto do país, não conta?
         É uma pena que a  Constituição, votada e considerada uma das melhores Constituições Sociais do mundo ainda não saiu do papel! Muitos artigos ainda estão por ser regulamentados, inclusive os Artigos que tratam sobre o teto máximo de juros em 12% e a que fica normas para a greve no serviço publico! Isso é imperdoável 23 anos depois de uma Constituição considerada moderna! Agil! Dinâmica!
         É preciso haver força e vontade política para tirá-la do marasmo em que se encontra, com muitos artigos ainda por regulamentar.
         Uma coisa é o que está no papel. Outra coisa é a organização de Comunidades, não como forma de bagunça, para que a Constituição Cidadã saia do papel e vire coisa prática.
         Mas voltando ao tema inicial de minha crônica, onde o Estado é incompetente para cumprir suas obrigações, os bandidos e as drogas são competentes para cumprir o seu papel!
         É uma pena que isso ocorra, ainda 23 anos depois. Acho que está na hora de o Congresso Nacional desengavetar vários projetos de regulamerntação dos artigos constitucionais em vez de senadores e deputados ficarem recebendo uma fortuna às custas do erário público para pouco ou nada fazerem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário